3.10.09

Big Shitty Movies #6: Batman & Robin


"Olhe Robin, o Bat-Sinal! Isso significa que devemos ter cuidado pois esse texto contem SPOILERS!"

Data de Publicação: 03/10/09
Atualizado em: 18/07/2011
 
Batman é um dos maiores heróis já criados na história e também um dos meus heróis favoritos. Nos quadrinhos já teve histórias memoráveis como A Longa Noite do Dia das Bruxas, A Piada Mortal, O Cavaleiro das Trevas entre outras.

Na TV teve um memorável (e galhofa) seriado nos anos 60 com Adam West, teve várias animações (com destaque para Batman: The Animated Series) e participou de outras em que não era essencialmente o principal, mas era um dos destaques (Liga da Justiça .... e o crossover com Scooby Doo =x). Logo um personagem como esse possuía um grande potencial cinematográfico, Hollywood sabia disso.

Com Christopher Nolan, o Homem Morcego teve seus melhores filmes, mas o personagem também teve seus bom momentos nas duas adaptações que Tim Burton (milagrosamente sem Johnny Depp :o ) dirigiu. Quando Tim Burton saiu da franquia para dirigir Superman (com Nicolas Cage) Joel Schumacher assumiu a franquia dirigindo assim dois filmes: Batman Eternamente e o filme tema desta coluna: Batman &Robin.

Vamos Robin, para o Bat-Plot


Batman e Robin dessa vez terão que enfrentar três terríveis inimigos: Mr. Freeze, Hera Venenosa e o Bane. Mas para proteger Gotham City do caos, eles ainda contaram com a ajuda de uma nova aliada: a Batgirl.


Entrei na Feira da Fruta...



A melhor definição que encontrei para descrever este filme foi justamente essa: “Batman & Robin é uma mistura do seriado dos anos 60 com carnaval do Rio Janeiro”. O diretor Joel Schumacher conseguiu reunir tudo que há de ruim no universo do Homem Morcego em um ÚNICO filme!!!

Entre esses detalhes sórdidos, temos o clima de baitolagem entre os protagonistas, as bat-engenhocas idiotas, o clima galhofa das antigas histórias, os vilões retardados, a presença de Robin...enfim, tudo isso dentro de um filme extremamente colorido.

Durante as gravações do longa, Schumacher possuía o seguinte conceito sobre o Homem Morcego:

Não havia sentido um milionário de 30 anos ficar chorando pelos pais que morreram quando ele era garoto. Ele faz o que faz porque é divertido.” 

Durante os anos 60, esse conceito funcionou muito bem no seriado estrelado por Adam West. Mas nos anos 90, depois de histórias em quadrinhos como Cavaleiro das Trevas, o desenho animado e os três filmes anteriores, a idéia é no mínimo tola.


Mas pelo que parece, o cineastra levou essa idéia de diversão a sério, tanto que o próprio resolveu se divertir. Talvez só isso para explicar os uniformes multi-coloridos com mamilos, closes na bunda dos protagonistas (com direito ao uniforme toxado no rego de ambos), um super vilão indo recolher roupa em uma lavanderia, lutas que fazem inveja aos filmes dos Trapalhões, a música Era Venenosa da Rita Lee e o famigerado BAT CARTÃO DE CRÉDITO.

Ainda acompanhado do infame slogan “não saia de casa sem ele”.


Ainda nos devaneios do Seu Joel, o tom sombrio e gótico dos filmes anteriores aqui não existe. Tudo, mas tudo é extremamente colorido, chegando ao ápice com a aparição da Hera Venosa em uma boate. O mais interessante disso é que no filme anterior, também dirigido por Schumacher, ainda temos o tom sóbrio apesar de uma cor ali e outra ali. É praticamente incompreensível como o diretor pode ter mudado tanto de um filme para o outro. A sensação que tenho é que em Batman Eternamente ele estava se contendo, ai quando veio Batman & Robin ele liberou geral ao som de Extravasa da Claudia Leite. xD


O elenco do filme tem vários nomes fortes de Hollywood, mas aqui são pouquíssimos aproveitados. George Clooney (Onze Homens e um Segredo, Conduta de Risco) é um grande exemplo desse péssimo aproveitamento. Quando seu Bruce Wayne/Batman aparece em tela, nós vemos simplesmente...o próprio George Clooney.

Tanto faz se ele esteja com máscara ou sem, ele continua sendo a mesma pessoa, não havendo diferença de comportamentro entre Bruce e seu alter-ego. Para quem vê, a impressão é de que Clooney é apenas mais um canastrão qualquer, e não um cara que já ganhou Oscar de coadjuvante por Syriana.



Quanto a Chris O’Donnell (Perfume de Mulher), o seu Robin consegue ser mais insuportável do que o normal. Chega a ser ridículo a briga entre os dois heróis pela Hera Venenosa. Robin acusando o Batman de sentir inveja dele ?! Puta que pariu, porque alguém sentiria inveja de um bucha como ele ?

Christian Bale tinha toda razão ao não querer o personagem na continuação do TDK.

Ainda do lado dos heróis, Alicia Silverstone (As Patricinhas de Bervely Hills) faz uma Batgirl totalmente sem sal. O que mais chama a atenção em sua personagem é o fato de aqui ela não ser a filha do comissário Gordon, mas sim a sobrinha do mordomo Alfred (ahn o.O ?!). Falando em Alfred, Michael Gough é o único destaque do elenco...mesmo aparecendo pouco.

Já os vilões tem sido um problema a Schumacher desde o filme anterior (o Duas Caras de Tommy Lee Jones estava mais para Coringa e o Charada de Jim Carrey estava mais para uma bicha louca =P). Uma Thurman empresta sua beleza a Hera Venosa, mas apenas isso. Já Arnold Schwarzenegger consegue transformar o Sr. Frio - um vilão com toques dramáticos - em um fanfarrão.

E antes que eu me esqueça, ainda temos Bane no filme. O vilão anabolizado que chegou a deixar Batman em uma cadeira de rodas,  restringe-se a apenas em roubar a armadura de Mr. Freeze da lavanderia e servir de saco de pancada para os heróis.


Os efeitos especiais ao contrario do filme, ficaram muito bons. Os raios congelantes, os objetos e pessoas congeladas conseguem convencer... pena que isso não segure o filme.

Para finalizar, uma última observação : não sei quanto a dublagem do DVD, mas a dublagem do filme que passa na TV ficou muito estranha, principalmente as vozes de Clooney e de Uma Thurman. Ambos ficaram com vozes dos dubladores das chamadas da TNT!! O__O



E essa história não teve um final feliz

Batman & Robin era um dos filmes mais esperados do longínquo 1997, mas com péssimas críticas (nada injustas), o filme fracassou nas bilheterias. O longa ainda conseguiria a proeza de ser indicado a 10 Framboesas de Ouro (em categorias como Desrespeito à Vida Humana e à Propriedade Privada e Pior Dupla em Cena).

A franquia ficou morta durante 8 anos, até que Nolan viesse com o maravilhoso Batman Begins.

O DVD desse filme conta com um bônus no mínimo inusitado, Joel Schumacher em um vídeo, pede desculpas pelo seu desastroso longa metragem. Sejamos sinceros, o cara tem no currículo filmes como Os Garotos Perdidos , Um Dia de Fúria , O Cliente. Ele tem crédito (apesar que ele em 2007 dirigiu Número 23...mas isso é outra história).

Quem dera se Owe Boll pedisse desculpas por toda sua filmografia =x

---------------------------------------------------

Quer ter uma imagem associada a seu comentário ?
Clique aqui e veja como \o/

Sugestões, críticas, elogios ?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

4 comentários:

Marcel disse...

Caso vocês possuam sugestões de filmes para as próximas edições , estejam a vontade de colocar nos comentários ;)

André disse...

Não sabia que esse filme tinha sido indicado a 10 framboesas, caraca.
Aah mano, esse foi o primeiro filme do Batman que eu assisti, na epoca eu ja tinha achado ruim, e olhaaa que faz tempo ein ?

Realmente, personagens descaracterizados, trama fraca, e sem o minimo de respeito com os nossos super herois.
Nunca gostei do robin, mas, o desse filme chega a ser um insulto!

Nem lembrava que o Bane aparecia, mas, sinceramente, não quero nem ver. Pra eu reve-lo, vou ter que assistir essa porcaria de novo, e convenhamos, não vale a pena jogar tanto tempo fora.

Digno de big shitty movies .!

P.S.: pooooooouco grande ein? ufa.

Marcel disse...

Não lembra do Bane ? Não seja por isso ;D

http://www.youtube.com/watch?v=e_ac-6xzxlk

Quanto a coluna, ela ficou grande pois eu tinha muito o que falar desse filme, e olha que algumas coisas eu nem coloquei =x

Anônimo disse...

Elenco trash p/ esse tipo de filme, moçada! o.o

Ass Ana {trocadilho? :3}

Postar um comentário