NerdTop: os 8 melhores filmes de 2009


Salve Comunidade Nerdica de Todo Brasil!

Como passaram esse Ano Novo ? Eu espero que todos tenham se divertido muito...e caso algum de vocês não se divertiu...que se divirta com o passar do tempo xD

Na semana passada, eu trouxe a vocês a lista dos piores filmes de 2009. Dessa vez, para começar bem o ano de 2010, o NerdTop de hoje trará como tema os 8 melhores filmes de 2009. O ano passado pode não ter sido um ano de grandes Blockbusters, mas tivemos bons filmes para conferir.

Todos os filmes aqui listados vocês tem obrigação de ver ;D




8. Fanboys

Responda rápido: "Qual é a rivalidade mais famosa dentro do mundo nerd ?".

Se você respondeu Star Trek x Star Wars, está certa a resposta oeee *Silvio Santos Mode*

De fato, a mais de 20 anos os fãs dessas séries demonstram uma rivalidade equivalente a dos torcedores do Palmeiras e do Corinthians. Claro que essa rivalidade não chega aos mesmos níveis de violência que a dos torcedores dos dois clubes, mas ver um Trekker brigando com um "Jedi" é uma das coisas mais divertidas dentro do mundo nerd.

E ai está um dos grandes trunfos de Fanboys: mostrar a maior rivalidade do mundo nerd de uma forma extremamente divertida. É claro que o foco do filme é o grupo de fãs de Star Wars tentando invadir o rancho Skywalker para roubar uma cópia do Episódio I, mas toda a vez que a rivalidade aparece, ela sempre rouba a cena.



O longa ainda conta com diversas participações especiais: Kevin Smith, Jason Mewes, Danny Trejo, Seth Rogen, Ray Parker (o Darth Maul), Carrie Fisher (a princesa Léia), Willian Shatner(o capitão Kirk). Sem contar que ainda temos Kristen Bell com biquíni vestido pela princesa Leia. *_*

Sem sombra de dúvida, uma das surpresas do ano.


7. Se Beber Não Case

Filmes de comédia estreiam aos montes durante o ano, mas geralmente eles não costumam criar grandes expectativas como um filme BlockBuster por exemplo. Com "The Hangover" não foi diferente.

Em meio a lançamento dos filmes arrasa quarteirão, Se Beber não Case chegou quietinho,quietinho como um bom mineirinho e logo no seu primeiro fim de semana roubou o topo das bilheterias Norte Americanas. Como esse filme conseguiu isso?

Como diria Silvio Santos:"Hoje na Tela de Sucessos nós teremos uma comédia chamada Se Beber não Case. Eu não vi, mas meus amigos garantiram que É MUITO BOM"

E é a mais pura verdade. A história da ressaca de três amigos após uma despedida de solteiro em Las Vegas é hilária. O filme é tão bom que deveria ser usado numa reunião do AA como parte do tratamento :DD

E já não bastasse os três personagens principais que são muito bons, ainda temos uma participação mais que especial do (agora) obeso Mike Tyson xD.



Hááá...o Tyson tem VOZ FINA ... e um direto que ainda assusta ;x


6. Quem Quer Ser um Milionário ?

Esqueça toda aquela baboseira escrita pela Glória Perez. O verdadeiro retrato do povo Indiano você confere no filme "Quem Quer Ser um Milionário ?", do diretor Danny Boyle.

Se em "Caminho das Índias" os Indianos era tratados como uma mistura de personagens de Novela Mexicana com Dançarinos, o filme de Danny Boyle é diferente.

No filme temos um retrato mais humano do povo Indiano, um povo que convive em meio da pobreza, que sofre com diversos problemas como a miséria, a exploração, os conflitos entre etnias, anafalbetismo entre outros. Mas apesar desse cenário, Boyle nos mostra que os Indianos são pessoas esperançosas e que mesmo sofrendo várias adversidades, é um povo extremamente alegre.

Alias, não tem como não se identificar com o protogonista Jamal. O cara é o perfeito arquétipo do cara bonzinho: ele SÓ se ferra. Até chegar ao programa título do filme, a história de Jamal mostra que o cara desde pequeno comeu o pão que o diabo amassou, como é mostrada na cena a seguir:



O filme ainda conta com um elenco 100% Indiano sem contar que boa parte das falas do filme são em Hindu. E com tudo isso o filme faturou 4 Globos de Ouro e 8 Oscars. É mole ?

E a Glória Perez querendo nos fazer acreditar que o Tony Ramos era indiano xD.


5. O Curioso Caso de Benjamin Button

Se o Óscar de Melhor filme não fosse para "Quem Quer Ser um Milionário?", ele viria sem dúvida alguma para "O Curioso Caso de Benjamin Button". O filme alias, é um dos melhores trabalhos do diretor David Fincher(Clube da Luta) e dos atores Brad Pitt e Cate Blanchett.

Quando assisti Benjamin Button, o primeiro filme que me veio a cabeça foi Forrest Gump. Não que o personagem de Brad Pitt alem de nascer velho seja estúpido como Forrest, mas em ambos certas caracteristicas como: a história de suas vidas através dos anos (juntamente com as mudanças que os anos trazem a sociedade), ambos lutaram em guerra ( Button na Segunda Guerra e Forrest no Vietnã), ambos tiveram idas e vindas com suas amadas e finalmente, ambos possuem histórias emocionantes.

Alem do mais, o filme é mais uma (das várias) provas de que Brad Pitt não é apenas um rostinho bonito que traça a Angelina Jolie, mas também um grande ator. E Cate Blanchett que eu nunca achei linda, aqui está maravilhosa. E sem contar que os efeitos especiais usados para envelhecer o señorPitt:



Aqui no NA~ existe uma pessoa que odeia esse filme, mas não vou falar quem é ;x


4. Star Trek

Nunca soube muita coisa a respeito de Jornada nas Estrelas (Star Trek). Do pouco que conheci, eu sabia que o nome do orelhudo era Spock, eu sabia que a nave era chamava-se Enterprise, eu sabia que o Professor Careca(Patrick Stewart, aka Professor Xavier) já foi membro de uma nave e que os programas infantis da Cultura adoravam usar a trilha sonora da série.

Mas até que um dia, em meio a BlockBusters ruins surge a nova versão de Star Trek dirigida por ninguém menos que J.J. Abrams, o homem por trás dos seriados Lost e Fringe (dois no quais nunca dei muita bola =P). E não é que J.J conseguiu fazer de Star Trek o melhor blockbuster do ano ?

Quando assisti o filme eu fiquei maluco. Uma ficção cientifica cheia de ação, com vários personagens extremamente carismáticos, contando ainda com a participação mais que especial de Leonard Nimoy, o Spock original. Esse novo filme conseguiu não apenas ressuscitar uma franquia como também conseguiu algo mais difícil ainda: cair no gosto dos antigos Trekkers e das pessoas que não conheciam nada sobre a série ( como a pessoa que aqui escreve xD).



Todo o elenco saiu ganhando com o sucesso do filme, mas existem duas pessoas em especial que tem muito a comemorar. A primeira é Zachary Quinto, o Sylar de Heroes. Afinal de contas, o cara alem de convencer como Spock, com o fim do seriado ele pelo menos já terá emprego garantido durante um bom tempo xD.

A segunda pessoa é a maravilhosa Zoë Saldana, afinal ela esteve presente em dois dos melhores filmes do ano. Star Trek foi um deles. ;)


3. Gran Torino

Utilizando aquele velho jargão: "A história de Clint Eastwood se confunde com a do Cinema". Em mais de 50 anos de carreira, o cabra já fez diversos westerns, já foi um policial durão em 5 filmes da série Dirty Harry, já dirigiu diversos filmes (assim como atuou), já ganhou vários prêmios...incluindo 2 Oscars como diretor (em Os Imperdoáveis e Menina de Ouro).

Tendo realizado tudo e isso e agora beirando os 80 anos ele poderia se aposentar tendo a sensação de dever cumprido. Certo ?

Errado!

E com Gran Torino, o velho mestre nos mostrou que ainda tem muito a nos oferecer. Seu personagem no filme é um militar aposentado Walt Kowalski que perde sua amada. Já não bastasse isso, ele ainda tem que lidar com o pouco caso de sua família e com o preconceito em relação a seus novos vizinhos.

Walt apesar de se mostrar um velho rancinza e racista, no fundo é um homem honesto e de bom coração. Isso ele vai redescobrindo quando começa a se relacionar com seus vizinhos asiáticos. Alias, mesmo sendo idoso, o ex-militar ainda é um cara durão e prova disso é o modo como ele encara alguns delinquentes de seu bairro:



A cena acima sofreu uma edição do usúario do youtube que a colocou, e por isso parece um tanto exagerada. Mas a melhor cena de Walt dando uma de durão sem sombra de dúvidas é essa.

Como diria um amigo meu, esse filme é a "aposentadoria" do Dirty Harry. Mas apesar dos momentos em que Walt demonstra que é um badass "modafoka", Clint nesse filme consegue ainda emocionar o seu espectador. =)


2. Up - Altas Aventuras

Quando a Pixar veio com Wall-E, era difícil imaginar o estúdio produzir outra animação que superasse esta última. Mas como todos sabemos, a Pixar conseguiu ... de novo xD.

Se nos filmes anteriores o estúdio havia apostado em um rato Chief de cozinha e no amor entre dois robôs (um deles parecidissimo com o Johnny 5), dessa vez ela aposta justamente na Melhor Idade vivendo ( como o infame subtítulo Brazuca diz) "Altas Aventuras".

O trabalho feito em cima do filme é primoroso : a animação é de primeira e a história é muito bem conduzida. Assim como Walt Kowalski , Carl também perde sua companheira de anos e isso faz com que o idoso se transformasse em um homem amargurado. E somente depois de vivenciar uma grande aventura (veja o filme), este recuperaria o prazer de viver.

E não, ele não vai descer o cacete em todo mundo como Walt...as coinsidencias entre os personagens vão somente até a parte da amargura (se bem que pancadaria é sempre bem vinda ;x).



A dublagem Brazuca do filme é um show a parte. Chico Anysio está excelente como o ranzinsa Carl Fredricksen. Outro digno de nota é o dublador Nizo Neto (que vejam só, é filho do Chico =D) como o cachorro Dug. Alias, Nizo Neto participou de uma edição do Nerdcast onde ele contou um pouco de sua carreira e como seu pai foi parar na dublagem de UP.

Confiram pois vale a pena ;)


1. Bastardos Inglórios

Os Nazistas dentro da cultura pop são um dos inimigos mais utilizados dentro de filmes, seriados, livros, hqs e jogos. Mas em nenhum momento da história, havia um roteiro onde os seguidores de Hitler encontrariam o seu algoz justamente na figura dos Judeus.

Isso pelo menos até Quentin Tarantino aparecer com a idéia de Bastardos Inglórios. Os Judeus, outra hora a caça, agora seriam os Caçadores. Tarantino através do cinema, oferece a oportunidade da vingança judia em cima dos alemães e de seu perigoso e temido mentor : Adolf Hitler.

A história em si pode ser dividida em 3 núcleos:

1-) Os Bastardos, grupo anti-nazista liderado pelo Tenente Aldo Reine (Brad Pitt, que mais uma vez aparece neste NerdTop :D).

2-) Os Judeus, encabeçados e representados por Shoshana (Mélanie Laurent).

3-) Os Nazistas, que durante o filme possuem vários representantes, mas o maior destaque é com toda certeza Hans Landa (magistralmente interpretado por Christoph Waltz), o caçador de judeus.

A forma como as histórias desses três é desenvolvida para que depois se converjerem em um grande climax é sensacional =D.

Não direi mais nada, esse é um filme que vocês devem ver e rever:




O Taranta só não conseguiu ser Hour Concur pois, depois de 12 anos, o Rei do Mundo voltou.


E o Hour Concur vai para ...



... Avatar

E doze anos depois de papar 11 Oscars com Titanic, James Cameron reaparece no cenário cinematográfico com esse maravilhoso filme chamado Avatar.

Cameron prometia uma verdadeira revolução com este filme. Não sei dizer se ele conseguiu realmente revolucionar como queria (alias, esse ano foi cheio de cineastras revolucionários :P), mas uma coisa ele conseguiu e com louvor: devolver um prazer de se ver um filme nas telonas.

Sério ! Assistir esse filme no cinema é uma experiência única. Acompanhar Jake Sully(Sam Worthington) explorando Pandora em uma tela de cinema é um deleite visual, que acompanhado do 3D torna ainda tudo bem mais agradável. Se visualmente o filme é show, a sua trama é altamente empolgante, você fica na expectativa para que Jake use seu Avatar, você fica na expectativa para ver seu relacionamento com os Na'vi.

E para os amantes de uma boa pancadaria, Cameron ainda nos dá de presente 20 min de combate entre Humanos x Na'vi no final do filme. Tudo isso para fechar com chave de ouro um filme de 2 horas e 40 minutos muito bem utilizados que, apesar de longos, no final do filme você quer mais e mais e mais e mais =D





Esse é o segundo grande filme que Zoë Saldana esteve presente no ano passado. Eu sei que a acadêmia não ira reconhecer, mas a interpretação dessa mulher nesse filme foi impecável. Alem de linda é talentosa, palmas para ela =D

Enfim, Avatar é o MELHOR FILME de 2009 e um dos MELHORES filmes da década.

E puta que pariu, James Cameron conseguiu novamente!


E a posição Pé de Chinelo vai para ...



... Watchmen

Watchmen foi um filme que dividiu opiniões: uns adoraram e outros detestaram. Mas vamos reconhecer que o "visionário"(desde quando ele é visionário ?) diretor Zack Snyder teve uma tarefa um tanto quanto ingrata. Afinal de contas, ele teve que adaptar uma obra do mestre Alan Moore que é considerada como uma das MELHORES HQs de todos os tempos.

Ou seja, o cara não podia fazer qualquer bosta. Ele se empenhou ao máximo para fazer do filme uma releitura fiel da HQ, claro que com suas devidas adaptações. De certa forma, Snyder até conseguiu um bom resultado...mas seu filme deixa a sensação que faltou alguma coisa. =/

Essa sensação aliada a exagerada campanha de Marketing (dizendo que o filme seria revolucinário) de certa forma acabou fazendo mal ao trabalho, tanto que a película não conseguiu se pagar nos EUA.



Mas justiça seja feita, o filme tem seus bons momentos. Os créditos inicias do filme, ao som de Bob Dylan, são fantásticos. Sem contar as cenas em que o Comediante e Rocharch participam, os dois de longe foram os personagens mais legais do filme.

É realmente uma pena o filme não ter dado certo, afinal havia muito potencial no projeto.





Bem pessoal, espero que tenham gostado do texto.
Se vocês concordam ou não com a lista, se vocês acham que faltaram alguém, se vocês querem sugerir outros NerdTops, escrevam seu comentário nessa postagem.

O Seu comentário é muito importante para o Blog, participe ;)

---------------------------------------------------

Sugestões, críticas , elogios ?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Nos siga no twitter : @NerdAlt

Postar um comentário

8 Comentários

  1. quando eu vi o primeiro colocado eu jah mandei um WTF?!?! kd Avatar?!??! aheiuaheiuahiuehaiue
    mas depois vi o hour concur e ahhh concordo integralmente com a lista =D

    ResponderExcluir
  2. A Pixar já definiu bem sua linha: histórias surpreendentemente cativantes e atemporais e uma arte cada vez mais impressionante. Tem seguido à cartilha com louvor.

    ResponderExcluir
  3. Talvez seja um pouco disso da Pixar que falte a Dreamworks. Alguem por exemplo sabe qual foi a animação que eles lançaram no ano passado ?

    Eu mesmo não lembro =P

    ResponderExcluir
  4. De todos que eu vi e estão na lista eu concordo, mas não posso opnar quanto as outros se ainda não os vi >_<
    Quero muito ver o restante da lista... *choraminga*


    obs.: eu gostei de quem quer ser um milionário, mas o pvoo paga muito pau pra esse filme, e eu não concordo :x

    obs2.: O CLINT É FODA!

    ResponderExcluir
  5. Eu não gostei tanto do "O Curioso Caso de Benjamin Button" ... é bem inteligente, mas eu cheguei no fim do filme cansada. u.u ... Teria colocado ele em 8º lugar talvez.

    E o Hour Concur é óbvio! XD

    Obs: O Sylar é gato!

    Obs²: Zachary Quinto é foda!

    Obs³: O Spock no corpo do Zachary é meu! ò.ó

    ResponderExcluir
  6. Caramba, eu pensando que o povo iria reclamar da lista xD

    Afinal eu deixei alguns nomes de fora como Distrito 9, 500 dias com ela, O Lutador, This is It entre outros bons filmes que sairam esse ano.

    ResponderExcluir
  7. A lista ta show!
    Tem um filme que saiu agora que chama "According to Greta" é muito bom, vcs podiam ver e comentar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Pensei que ja tinha comentado aqui. Eu ja comentei com o Marcel, mas vou deixar minha opinião aqui.

    Sobre UP:
    Merecida posição. Pixar mais uma vez conseguiu de novo.
    COMO ELES CONSEGUEM? tenho orgulho...

    Sobre Avatar. Não preciso nem comentar né? Posição merecidissima.!

    Sinceramente? Acho que Benjamin Button poderia até subir umas posiçoes. Adorei a historia, e diferente da Anale, o filme me prendeu do inicio ao fim. Nao cansei nem um pouco, só tive aquela vontade de "quero mais "

    Concordo com a Lista...As posiçoes vão variar claro, cada um tem o filme que gostou mais.

    Clint Eastwood é foda. FATO.!

    ResponderExcluir