2.6.10

Big Shitty Movies #11: Fúria de Titãs

Zeus Avisa: Este texto possui Spoiler!!

 

E depois de muitos pedidos (na verdade foram 3 … contando com o da minha mãe), a coluna mais tosca deste blog está de volta. Não com todas as novidades que eu imaginava para ela, mas tudo bem xD.

Na primeira review/critica desse ano de 2010, irei destacar uma das grandes decepções que tive no cinema neste ano. Estou falando do remake do clássico Fúria de Titãs … e em 3D :P.

 

A História

 

 

Após cansar-se da rebeldia dos humanos, os Deuses do Olimpo (na verdade Zeus e Hades já que o resto é figuração) decidem castigar os seres humanos pelos atos praticados contra eles: se a jovem princesa Andrômeda (que não usa correntes) não fosse sacrificada em 7 dias, a cidade de Argol seria destruída pelo Kraken, o monstro mais poderoso dos Mares.

Cabe ao jovem pescador Perseu, um filho bastardo de Zeus, trilhar uma jornada para salvar a cidade.

 

Porque este filme é uma bosta ?

 

Qual é a idéia de um Remake ?

Pegando ao pé da letra, o significa é Refazer.

No contexto Hollywoodiano, significa produzir uma obra já realizada, aplicando uma nova roupagem. No caso de Fúria de Titãs, cujo o original é de 1981, essa nova roupagem consistiria justamente em uma melhora de seus efeitos visuais, já que os efeitos do filme de 81 acabaram ficando datados (o que não significa que eram ruins).

Mas ai que está o problema dessa nova versão: os responsáveis não somente repaginaram a produção com novos efeitos, mas também acabaram mexendo na história do filme … e muito mau diga-se de passagem!

Se na história original, Perseu trilha uma longa jornada para salvar Andrômeda (o seu grande amor) do sacrifício, na refilmagem a princesa ainda corre risco de sacrifício, entretanto o objetivo de Perseu não é salva-lá. Alem do mais, o par romântico do semi Deus acaba sendo feito pela feiticeira Io (Gemma Arteton), uma personagem inserida na trama.

 

 

Logo, Andrômeda (Alexa Davalos) perde praticamente toda a sua relevância na história. Afinal, se o herói não quer salva-lá, porque o espectador se importaria com ela ? Entretanto, Io também não demonstra grande relevância no enredo, tendo como função principal a de ficar em apuros para que Perseu precise salva-lá.

Falando em Perseu, diferente de Marcus Wright (Exterminador de Futuro 4) e de Jake Sully (avatar), o herói grego de Sam Worthinaton não possui o carisma que seus dois personagens anteriores. Seu personagem alem de mala, é MUITO burro. A todo momento, prega um moralismo de que “ele deseja lutar como um homem” e que não precisa dos equipamentos divinos mandados por seu pai Zeus. No entanto, ele só realmente vai utilizar os presentes do “papai” depois que todos os seus companheiros são MORTOS em combate.

Parabéns Campeão !!!

 

Bem, a principal motivação do herói é se vingar de Hades (Ralph “Voldermort” Fiennes) pela morte de sua família. Peraee… Hades ?! Sim, o Deus do Mundo dos Mortos é o vilão do filme, algo que não existia no longa anterior. Imagino que os roteiristas da bagaça não conseguiam imaginar como um filme de ação não pudesse ter um grande vilão. Dai, colocaram o senhor das profundezas para pagar como malvado da história, tanto que a primeira aparição de Hades foi quando ele resolve destruir o barco da família de Perseu sem motivo ALGUM… afinal, ele tinha que mostrar que era um CARA MAUUU !!! :P

Falando em Hades…que decepção esse Monte Olimpo.

Apenas dois Deuses são atuantes no filme: Hades e Zeus (Liam Neeson). Enquanto Hades manipula os Deuses (que são feitos por figurantes, claro!) para que eles sigam seus planos (afinal, ele é  um CARA MAUUU !!!), Zeus demonstra sofrer de um grave problema de distúrbio bipolar: ora demonstra não estar nem ai para os humanos e os seu filho Perseu, ora lá está ele oferecendo armas e ajuda para o filhão para que ele salve os humanos. PORRA MEU, DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ AFINAL ?

Pelo menos a armadura que Zeus usa ficou maneira:

Mas mesmo desperdiçando personagens riquíssimos, o maior problema pode ser resumido em apenas uma sigla: 3D. Desde que Avatar conseguiu revolucionar com o uso da tecnologia (e ganhou rios de dinheiro com ela :P), todo mundo quer se aproveitar disso para faturar alguns trocados. Fúria de Titãs acabou tendo que passar por um processo para adição da terceira dimensão já que não havia sido filmado com uma câmera especial.

Qual o resultado ?

O PIOR USO DE 3D DA

 

HISTÓRIA!!!!

 

Não sei qual o preço do ingresso na sua cidade, mas aqui onde moro, um filme em uma sala 3D sai por 24 reais. Agora imagina pagar o preço de quase 3 ingressos para assistir a um filme que o único efeito em 3D são AS LEGENDAS !!! Sim, a única coisa no filme inteiro que possui profundidade são as malditas legendas…e MAIS NADA, NADA, NAAADAAA !!!

Como diria o falecido mestre Dalborga:

Uma cinema que utiliza uma sala para exibir esse filme deveria devolver o dinheiro do ingresso :P.

 

Mas não tem nada de bom ?

 

Para não dizer que tudo é um lixo, os efeitos visuais do filme são muito bonitos. Os Escorpiões gigantes, a Medusa e o Kraken são um show a parte. Alias, o Kraken não deixou a desejar. O bicho alem de ser monstruoso, passa a sensação que seria capaz de varrer uma cidade do mapa sem o menor problema.

Entretanto, o momento em que ele está em cena é muito mal aproveitado. Poderíamos ter mais cenas áreas de Perseu confrontado a criatura com o Pégaso, juntamente de efeitos 3D que sejam REAIS. Mas nada disso aconteceu…dessa forma, o melhor confronto do monstro continua sendo contra o Daileon:

HAUHAUHAUHAUHAUAHUHAHAU :DD

Resumo desta Tragédia Grega

 

Em resumo, Fúria de Titãs tem bons efeitos especiais … mas mesmo assim é um grande barril de bosta fumegante. Atores pouco inspirados, roteiro fraco e uma propaganda extremamente enganosa faz desse longa um dos candidatos a Pior Filme do Ano. Na minha lista de Piores pelo menos ele estará

Se você leu esse texto sem assistir o filme e ainda assim quer conferir com seus próprios olhos, NÃO VEJA EM 3D. Alem de não jogar dinheiro fora, você com toda certeza passará menos raiva ao final do filme.

Mas caso você não queira arriscar, vá assistir o filme de 1981 ou então jogar God of War II. Pois no jogo, alem de meter porrada no próprio Perseu, Kratos mostra a todos como é que se mata um Kraken :DD

 

Ficha Técnica

Fúria de Titãs (Clash of the Titans)
EUA / Inglaterra , 2010
Ação / Aventura / Épico / Fantasia  

Diretor incompetente:
Louis Leterrier

Roteiristas sem cultura (sem cultura mesmo, afinal que herói grego diz “Não olhem para os olhos da vádia” ?):
Travis Beacham, Phil Hay, Matt Manfredi

Elenco ou Rapa Panela:
Sam Worthington, Liam Neeson, Ralph Fiennes, Jason Flemyng, Gemma Arterton, Alexa Davalos, Tine Stapelfeldt, Mads Mikkelsen, Luke Evans, Izabella Miko

---------------------------------------------------

Gostou desta postagem ?
Então deixe aqui um comentário =D
Seu comentário é muito importante para nós \o/
Sugestões, críticas , elogios ?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com
Nos siga no twitter : @NerdAlt

13 comentários:

Geovani disse...

ainda bem q o trailer do cinema nao conseguiu me cativar
eu tava com pé atras
marcel confirmou pra min euheuheueheuh
assistirei quando estiver disponivel no cinema da baia dos piratas soh pra matar curiosidade

carolina girelli disse...

eu sabia que vc tinha odiado o filme. mas nao a esse ponto uheauhaehu

Felix disse...

O que dizer?

Talvez por eu não conhecer a produção original e por ter assistido em 2D eu tenha visto o filme com uma mente um pouco mais aberta, porque curti ele sim.

Mesmo sabendo o quanto a mitologia havia sido deturpada no filme gostei da produção. Infelizmente não há um filme sequer baseado em mitologia ou qualquer outra coisa que seja fiel as origens. Achei os efeitos bons, e até acho interessante heróis que vivem fazendo besteira devido a orgulho, idiotisse e defeitos assim, afinal, Perseu como um semi deus a meu ver não possuia "o melhor dos dois lados" como dito no filme, mas sim "as falhas de ambos".

Mas enfim, esta é minha opinião e gostei da critica, assim já vou providenciar aqui para assistir a produção original e poder analisar melhor.

Ps.: Claro que fiquei contente também ao assistir o filme porque fui em dia de promoção, apenas 6 mangos o ingresso. ;)

~* DJ' *~ disse...

Depois de tudo isso, sabe o que eu absorvi?

Daileon Rulez!
" oooh galaxy... "

Edu Aurrai disse...

Porra Marcel, até que enfim um outro "Big Shitty Movies" hein!
E em grande estilo, agradeço por tudo o que eu precisava para decidir que não vou ver esse negócio no cinema. Muito menos em 3D.

Stop Motion still rules!

Gustavo Queiroz disse...

Não assisti em 3D, neste caso sorte em vez de azar hehe, e tbm não gostei do filme. A história e a mitologia toda deturbada, personagens sem motivações convincentes, um monte de efeito especiais e cenas de ação amontoadas que não supriram as falhas de roteiro, nem a interpretação dos personagens...tinha tudo para dar certo, tema bom, atores, dinheiro e, ainda assim, conseguiram phoder com o filme, uma pena....eu, fui mais um que foi enganado pelo trailer, e gastou dinheiro nessa merda...esta lah na minha lista de hulk, x-man 3, wolverine etc.
Ps: destaque para o djim apelão, puta terrorista suicida ahahahhahahah.

Julian Francisco disse...

detalhe q o vídeo "Vá a merda porra" deve ser o mais recorrente nos artigos do marcel ehauiehuiaheuiaheuiaheuiahuei eu desde o começo não simpatizei mto com o filme, ainda bem... não vi ainda e soh pretendo ver no torrent mais próximo do meu browser ehauiheuaheuiahei

Marcel disse...

Caramba, essa foi a edição da coluna que teve mais comentários =D
Valeu mesmo galera !! \o/

Com esse incentivo, não irei demorar para escrever novas edições da BSM o/

Marcel disse...

E respondendo alguns eee

CloudP4 disse...

Ótima analise, realmente, acabaram com a história original, me arrependo de ter pagado 24R$ na estreia pra assistir 3D. Mas pra mim qual lidera o pior filme do ano ainda é o do outro Perceu, Ladrão de Raios...

Stefany disse...

Ah cara...é fato que o filme deixa muuuuuito a desejar
mas nao chega a ser tao ruim assim se vc analisar o filme, nao como um remake, mas como um filme comum...
[ta, nao condiz com a mitologia, mas...como eu disse, há outros criterios pra dizer se é uma merda]
é claro que nao é um otimo filme...
eu diria que está classificado, a meu ver, como razoável
mas nao chega a ser um Big Shity Movie... ;p
enfim... \o

Stefany disse...

como eu sou redundante em meu comentários =D
kkkkkkkkkkkkkkk
mas é que me esqueci de reforçar a parte que o filme nao compensa mesmo em 3D, simplesmente pq nao fica em 3D
quer dizer...tem a legenda...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

willsparrow disse...

Descobri esse site hoje *infelizmente, porque adorei o site!*, mas eu ainda incluo aqui uma coisa:além de concordar com TUDO o que foi dito, tenho um adendo com relação ao Kraken, que acabaria fazendo dele a coisa mais FAIL do filme. O Kraken é da mitologia NÓRDICA. Ou seja: FAIL DUPLO.

Postar um comentário