19.2.11

Big Shitty Movies #15: O Escorpião Rei 2 - A Saga de um Guerreiro


O "The Rock" mandou avisar que ele não está no filme e que este texto tem spoilers!
"O que ?! Escorpião Rei tem uma continuação ?"
Pois bem meu caro leitor, se você acreditava que o primeiro filme era ruim, se prepara para conhecer a continuação.


A “Trama” do Filme

Sendo uma prequencia desnecessária do primeiro filme, o longa conta a jornada do jovem Mathayus (o personagem do The Rock, aqui vivido por Michael Copon) em busca de vingança contra Sargon (Randy “The Expendable” Couture), um ambicioso e cruel guerreiro , que tramou a morte de seu pai, o lendário escorpião negro Ashur.

Com ajuda de sua amiga e peguete Layla (vivida pela bela Karen Shenaz David) e do filósofo-poeta-grego-metido-a-Jô-Soares Ari (Simon "Alain" Quarterman), Mathayus viverá uma perigosa jornada em busca de um artefato capaz de derrotar o temível Sargon, agora favorecido pelo poder das trevas.



Mas porque “O Escorpião Rei 2” é uma merda ?




Porra, o filme é uma continuação do tosquíssimo (e até…bem…divertido) SCORPION KING !!!

Só isso o qualificaria como uma grande merda.

Mas meu amigo, está não é uma continuação qualquer!

É uma prequência de baixo orçamento, lançada diretamente para o mercado de Home Vídeo (DVD e Blu-Ray), onde toda equipe de produção e o elenco - constituídos quase que 99% por desconhecidos - não possuem relação alguma com o original.

Ou seja, isto daqui é uma grande e fétida pilha de estrume de vaca … após uma diarréia das bravas :P.



Para não dizer que o filme é formado totalmente por nomes obscuros de Hollywood, como nome principal do elenco, temos o ex-lutador de MMA Randy Couture, que recentemente esteve em "Os Mercenários" (filme que nossa colaboradora Jessica adora). Sendo ele o representante Brutucu do filme, Couture não tem as mesmas habilidades interpretativas do Dwayne Johnson (o The Rock), mas é um cara que saber enfiar a porrada como ninguém.

Para quem assistiu The Expendables, viu ele saindo na porrada com o Steven Austin, o cara que simplesmente limpou o chão com o Sly oO


Logo, porque não utiliza-lo como substituto do The Rock ?!
Faria muito mais sentido do que fazer uma prequel da história com o Michael Copon, até porque…



… se na juventude o Mathayus possuía características orientais, porque elas sumiram em sua fase adulta ?

ISSO NÃO FAZ SENTIDO!!!
Da mesma forma que não faz sentido algum o roteiro elaborado por Stephen Sommers (que aqui também participa como produtor do filme). Conhecido por roteirizar e dirigir os dois primeiros filmes da trilogia A Múmia" e outras pérolas como Van Helsing e G.I. Joe, Sommers aqui comprova que deve escrever seus roteiros na base da cachaça.

Prova disso acontece em um dialogo do trio principal durante uma viagem de barco para o Egito. Layla comenta para Mathayus que adoraria ir para o lugar para poder conhecer as Pirâmides. Entretanto, em "O Retorno da Múmia" é comentado que o Escorpião Rei governou em um período ANTERIOR a construção das Pirâmides.

COMO ASSIM ?!

Se fosse um roteirista diferente, tudo bem…MAS QUEM ESCREVEU ISSO FOI O MESMO FILHA DA PUTA QUE CRIOU O PERSONAGEM E DEFINIU SUA CRONOLOGIA. PORRA STEPHEN SOMMERS, OS FILMES DA MÚMIA SÃO SEUS MAIORES SUCESSOS E TU NÃO CONSEGUE SE LEMBRAR DO QUE ESCREVEU ?


E essa não é a única cagada do roteiro escrito pelo pilantra. Somando-se isso a direção Russell Mulcahy, resulta em seqüências totalmente incoerentes.

Um bom exemplo disso é quando o grupo se encontra no labirinto do Minotauro. Ao vencer a fera recriada por Computação Gráfica da novela Caminhos do Coração, Mathayus recebe o reforço de um grupo de mercenários liderados por um homem a qual possui uma dívida com o pai do protagonista…e de um china que estava encolhido em posição fetal momentos antes do combate contra o monstro.

Nesse ponto da história, tudo te leva acreditar que o Mercenário será um dos grandes aliados de Mathayus contra Sargon e que o China será morto na primeira armadilha idiota que aparecer.

Mas como estamos falando de um roteiro de Stephen Sommers, o grupo de mercenários foi totalmente dizimado e o China, que outra hora se demonstrava um covarde e totalmente irrelevante a trama, se transforma em um hábil lutador de Kung-Fu, tornando-se assim o personagem mais foda do filme.

Isso pode, Arnaldo ?



Mas a putaria não para por aí.

Para conseguir o artefato capaz de derrotar Randy Couture, o grupo necessita atravessar o sub-mundo em um pequeno espaço de tempo. Quando finalmente chegam ao lugar onde a arma está escondida, o jovem guerreiro se depara com a Deusa Astarte, a oriental gostosa governante daquele lugar.

Mas esperae, Astarte ? Que Deusa é essa ?

Ao procurar no google nos meus mangas de Cavaleiros do Zodíaco livros de mitologia grega, descobri que Astarte nada mais é do que outro nome pela qual a Deusa Afrodite é conhecida.

Mas Afrodite é a deusa do Amor, logo…QUE DIABOS ELA ESTÁ FAZENDO NO SUBMUNDO ?! HADES TIROU FÉRIAS E DEIXOU ELA EM SEU LUGAR ?!

E para fechar com chave de merda, ainda temos um duelo entre Layla e Astarte para decidir que ficará com Mathayus…e a deusa pena para confrontar a humana. O__O

Tá…chega de falar da trama.



Quanto aos aspectos técnicos, figurinos, armas e elementos para composição de cenários parecem ter sido retirados diretamente do seriado “Xena – A Princesa Guerreira”.

Por culpa do baixo orçamento – uma vez que este não teve nem metade dos 60 milhões de dólares do primeiro filme – o aspecto técnico do filme é extremamente pobre… para não dizer tosco.

Um grande exemplo é o tal artefato buscado pelos personagens. Ele é tão mal feito que parece uma espada de plástico comprada em uma loja da 25 de Março.

Se você não acredita no que digo, clique aqui e assista a um trecho do filme que comprova minhas palavras.


Quanto aos efeitos especiais, a produção até tenta esconder os defeitos. Transformar o Escorpião Gigante em um monstro invisível, colocar o Minotauro em um ambiente escuro foram algumas das saídas encontradas pela equipe.

Porem, mesmo esses cuidados não foram capazes de esconder a carência de qualidade das cenas em CG.


Mas não tem nada que salva o filme ? 



Sinceramente, se existe algo de bom nesse filme, certamente é a beleza das atrizes Karen Shenaz David e Natalie Becker.

Mas existe uma cena em especial que vale ser lembrada aqui (obviamente pelo seu aspecto cômico): após derrotar Sargon, Afrodite Astarte surge perante Mathayus exigindo que este entregue a espada que havia roubado de seus domínios. O futuro Escorpião Rei devolve a espada, mas a Deusa ainda está satisfeita.
Como punição a seus atos, Astarte decide que o guerreiro deverá passar 3 dias em seu domínio onde ele teria que satisfaze-lá durante esse período.


Ao concordar com os termos, somos levados a cena seguinte que mostra o rapaz desacordado na cama, acompanhado de sua mãe e de Layla. Ao acordar, a primeira expressão do jovem era de terror, como se tivesse acordado de um pesadelo.

É por essas e outras que eu pergunto: que tipo de brincadeiras a Deusa do Amor Submundo fez para o rapaz acordar tão aterrorizado ?

Mistériooooo!!!




Bem galera, eu gostaria de dedicar este artigo as pessoas que viajaram comigo para Bonito (e que consequentemente assistiram a este filme). Estou falando de meus amigos do Blog Meia Boca (Márcio, Neves, Karol e Patricia) e de meu amigo Dilson, leitor deste blog inútil.

Bem, praticamente ninguém gostou do filme…tendo boa parte da turma dormido durante a projeção. No entanto, a grande exceção foi a Patricia, que além de ter adorado o filme, quer ter o DVD em sua coleção, hehehe.


Ficha Técnica

O Escorpião Rei 2 - A Saga de Um Guerreiro (Scorpion King - Rise of a Warrior)
Aventura/Ação, 2008.

Direção:
Russell Mulcahy

Elenco:
Michael Copon, Randy Couture, Karen Shenaz David, Clodagh Quinlan, Pierre Marais, Amira Quinlan, Simon Quarterman, Chase Agulhas, Tom Wu, Natalie Becker.

---------------------------------------------------
Quer ter uma imagem associada a seu comentário ?
Clique aqui e veja como \o/

Sugestões, críticas, elogios ?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

3 comentários:

Geovani disse...

nas ferias eu acho q cheguei a ver na progamacao mas nunca vi ou to errado...

tem algum filme feito diretamente pro dvd q seja bom?

Patricia Mayumi disse...

Pqp Marcel!!! Sem comentários neh! ¬¬
vc esculachou mesmo o filme q eu gostei pra caramba... huahauhauhauhau
E Obrigada pela dedicação do artigo! xD ... tirando o fato d vc ter dito q eu quero tê-lo na minha coleção de DVD! ¬¬
Bjoo... xD

Marcel disse...

Existe sim.
Tem muito filme bom, que por conta de problemas financeiros, acaba indo para DVD já que é um processo bem mais em conta do que veicular nos cinemas.

Mas claro, a maioria desses filmes são independentes xD

Postar um comentário