31.12.11

NA~ Indica: Missão Impossível 4 - Protocolo Fantasma


"Caro leitor, sua missão consiste em acompanhar a mais uma indicação de filme que nós, da agência NA~, estamos recomendando a você. Caso decida iniciar a leitura deste protocolo, você observará informações a respeito de Missão: Impossível 4 - Procotocolo Fantasma, o novo filme da franquia estrelada por Tom Cruise e dirigida por Brad Bird.

Caso decida em não acompanhar este texto, seu computador será destruído dentro de 5...4..."

Ethan Hunt está de volta!

Depois de um hiato de quase cinco anos (o último filme era de 2006), a franquia Missão: Impossível retorna aos cinemas com seu quarto episódio, sendo este produzido por J.J. Abrahms (o diretor do terceiro filme) e pelo próprio Tom Cruise.

Na trama,  o agente Ethan Hunt (Tom Cruise) e sua equipe - encabeçada por Jane Carter (Paula Patton) e Benji (Simon Pegg) - são injustamente acusados de um ataque terrorista ao Kremlin, na Rússia. Devido a gravídade do ato, uma nova tensão nuclear entre os Estados Unidos e a Rússia se inicia.

Sem ajuda da IMF (destituída após os EUA aplicarem o protocolo fantasma), Hunt e sua equipe - que durante a história tem o reforço do misterioso Brandt (Jeremy Renner)  - terão que agir na clandestinidade parem evitar que uma Guerra Nuclear se inicie.


Ok, sendo bem crítico, a trama deste filme é tão simplória - para não dizer fraca - que até parece ser um roteiro perdido da franquia 007 protagonizada pelo Roger Moore. E sejamos francos, o temor de uma guerra nuclear é um cliche que volta e meia é retratado em produções Hollywoodianas. 

Entretanto, nada disso atrapalha a experiência que é Missão: Impossível - Protocolo Fantasma.  Tendo duas grandes animações (Gigante de Ferro, Os Incríveis) no currículo e estreiando nos longa metragens em live action, o diretor Brad Bird compensa a simplicidade do roteiro com sequências de ação de tirar o folego.

Alias, como já é de praxe na franquia, em todos os momentos em que os planos de Hunt e sua equipe são executados, há sempre um sentimento de urgência para que cada ação seja realizada. Logo, essa necessidade de "tudo para ontem" acaba por criar uma tensão que, assim como no primeiro e no terceiro filme (o segundo filme não conta =P), é muito bem explorada por Bird e sua equipe.



Se escolha de Bird foi um grande achado, o mesmo pode-se do elenco escalado para a equipe deste episódio, formada por Simon Pegg (o alívio cômico), Paula Patton (a femmale fatal) e Jeremy Renner (o ponto dramático da história). Sendo tão importantes quanto o seu líder fodão, os personagens demonstraram uma química e um desenvolvimento tão bacana que é capaz de contarmos com a presença de todos em uma futura continuação.

Alias, a entrada de Jeremy Renner na história gerou muito bafafa nos bastidores, uma vez que este era cotado para assumir a franquia Missão Impossível após uma eventual saída de Cruise. Se isso é verdade ou não, ao menos nesse filme isso não ficou aparente.

Mas justiça seja feita: quem merece grande parte dos louros da produção é o Sr. marido da Katie Holmes. Alem de ser um dos grandes responsáveis pela parte burocrática da produção (já que ele é um dos produtores), o interprete de Ethan Hunt esbanja um vigor de garoto mesmo estando a beira de completar 50 anos.

Tom Cruise's Running Style está de volta

E caso você não saiba leitor, Tom Cruise faz parte do Clube Jackie Chan de Atuação, ou seja, ele realiza suas próprias cenas de ação sem nenhuma ajuda de dublês.

Não acredita?

Veja então como foi feita cena da escalada em Dubai. ;)

Sim, ele não teve ajuda de dublês nessa cena!


Enfim, se está a procura de diversão nos cinemas neste ínicio de ano (algo que você não encontrará vendo Alvin e os Esquilos 3 =P), não deixe de conferir Missão: Impossível 4 - Protocolo Fantasma. O blog Nerdologia Alternativa recomenda.



Ficha Técnica

Missão Impossível 4 – Protocolo Fantasma (Mission: Impossible - Ghost Protocol)
2011 / Ação, Aventura

Direção: Brad Bird
Elenco: Tom Cruise, Paula Patton, Simon Pegg, Jeremy Renner, Josh Holloway, Michael Nyqvist, Léa Seydoux, Anil Kapoor, Vladimir Mashkov, Samuli Edelmann, Miraj Grbic.

Notas do Filme:

Rotten Tomatos: 93%
Metacritic: 73/100
Cinema com Rapadura: 8/10
Omelete: 4/5

Trailer:



---------------------------------------------------
Quer ter uma imagem associada a seu comentário?
Clique aqui e veja como \o/

Sugestões, críticas, elogios?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

7 comentários:

Letricia disse...

Filme de tirar o fôlego, realmente muito bom! Marcel, só faltou encerrar com "essa mensagem se auto destuirá em ..." rsrss...

Marcel disse...

Acabei optando por adicionar a referência no inicio :)

Letricia disse...

É mesmo! ^^

~* DJ' *~ disse...

Eu gostei do filme.
Claro, é exagerado como todos os outros, mas, essa visão crítica tem que ser um pouco amenizado, afinal, o filme é IMPOSSIVEL.

Me diverti, e claro, me impressionei com o vigor do Tom Cruise. Em plenos cinquentão fazer o que ele faz é pra poucos. Valeu o ingresso!

Hugo Tanaka disse...

Assisti no Imax com o Gustavo, repare no tamanho do garoto em relação á telinha.
http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/409295_3063410385935_1283756615_33355794_209537958_n.jpg

Gustavoqueiroz01 disse...

Sim, sou eu com essa tela gingante kkkkkkkkkkkkkkkk. E sim, o filme é muito bom, recomendamos...

Katipsoi Zunontee disse...

Missão impossível é salvar o mundo de seu fim. hehehehe. Excelente artigo. ;)

Postar um comentário