[NerdFacts] A cultura pop e as homenagens a Doctor Who


Publicado em: 18/12/2012
Atualizando em: 28/02/2017

E contrariando todas as expectativas, eis um artigo inédito no Nerdologia Alternativa e que não é uma crítica a filme ou jogo.

Pegando emprestado a fórmula usada pelo meu amigo/podcaster/músico/desgraçado que não gostou de Batimá Rises Edu Aurrai, hoje em nossa coluna de curiosidades nerds nós iremos conhecer algumas das várias referências da Cultura Pop ao seriado britânico que estou viciado Doctor Who.

Peguem suas chaves de fenda sônica e Allons-y! =D


O que é Doctor Who?


Como acredito que alguns leitores irão acompanhar o artigo mesmo sem saber o que é Doctor Who, darei uma breve introdução a vocês que ainda acompanham meus textos. :D

Doctor Who é um seriado de ficção científica britânico, criado no ano de 1963. A série conta as aventuras espaço temporais de um ser conhecido como Doutor, um extraterrestre vindo do planeta Gallifrey. A civilização de Gallifrey é conhecida como os Senhores do Tempo, seres com a capacidade de percepção não-linear de tempo, que lhes permite ver tudo o que aconteceu ou poderia ser, ao mesmo tempo. Outro dom dos Senhores do Tempo é o da regeneração, que permite-os trocar de forma física sempre que o seu corpo atual está morrendo.

A bordo de uma máquina espaço-temporal conhecida como TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space), cuja a sua forma externa é de uma cabine telefônica da policia de Londres (ela possui esta forma graças a uma falha no circuito de disfarce :P), o Doutor viaja através do tempo e espaço enfrentando as mais diversas ameaças, usando a sua inteligência e claro, a sua chave de fenda sônica.

Mas o Doutor não está sozinho em suas viagens. Além de contar com vários aliados espalhados pelas eras e planetas, ele sempre conta com companheiros em suas viagens. E pelo o que vi, a grande maioria deles são mulheres (huumm..espertão! xD).

Enfim, se você quer saber mais sobre Doctor Who, recomendo fortemente que assista os episódios através do Netflix (aproveite que o primeiro mês é de graça :D) ou procure-os pela internet.

Qualquer dúvida, o Google está ai para isso. ;)


A cultura pop e as homenagens a Doctor Who

As referências em questão estarão separadas em tópicos e listadas dentro do contexto em questão. As listas estão cheias de links contendo imagens, vídeos e páginas com informação relevante (ou não) para o melhor entendimento do texto.

É importante ressaltar que este texto não está completo, uma vez que há referências que ainda não citei e outras a serem criadas. Logo, de tempos em tempos estarei atualizando este artigo com novas referências e novas informações. :)

Chega de papo, e vamos ao que interessa!


Doctor Who no Cinema
  • Na comédia de terror Carry on Screaming! (1966), o ator Kenneth Williams interpreta um cientista conhecido pela alcunha de Dr. Watt. Em certo ponto do longa, um dos personagens da trama faz a pergunta clássica à Watt ("Doctor Who?"), onde o cientista responde com um "No, Watt. Who's my uncle."
  • Na animação Carros 2 (Cars 2, 2011) da Pixar, enquanto estava presa no Big Ben, a espiã britânica tentava "voltar no tempo" (como em um relógio). Em certo momento, ela diz a squinte frase: "If I can just reverse the polarity...". Esta frase era o bordão principal do 3° Doutor (Jon Pertwee).
  • Em A Teoria de Tudo (The Theory of Everything, 2014), após conseguir seu doutorado, Stephen Hawking (Eddie Redmayre) comemora sua conquista em um jantar acompanhando de seus amigos e familiares. Ao iniciar o brinde com as seguintes palavras "Ao estimado e formidável doutor..", sua esposa Jane (Felicity Jones) é interrompida com o coro dos amigos de Hawking dizendo "WHO?".
  • Ainda em A Teoria de Tudo (The Theory of Everything, 2014), em uma das sequências que apresentam Stephen Hawking interagindo com sua "nova voz", ele está com um saco de pão na cabeça repetindo o termo "EXTERMINATE!!" como se fosse um Dalek.

Doctor Who na Internet
  • No canal Doctor Puppet, dois fãs criaram uma série de curtas em animação em stop motion, onde o 11° Doutor precisa resolver um problema envolvendo suas encarnações anteriores.
  • No vídeo "Sonic Screwdriver" do canal patrickhwillems, é mostrado como alguns momentos típicos de filmes de ação seriam resolvidos através do uso da chave de fenda sônica.


Doctor Who nos Seriados
  • No episódio de "Escape from Pearl Bailey" (T4E05) de American Dad!, Debbie se candidata para a presidência do corpo estudantil. Em seu discurso ao corpo estudantil, em certo momento ela se refere a um programa de TV com cerca de 30 anos de existência. Nesse momento, a cena corta para esses alunos na plateia:
Fãs virgens de Doctor Who, com direito a um K-9.
  • No episódio "The Only Light in the Darkness" (T1E19) de Agents Of S.H.I.E.L.D., o agente Koenig (Patton Oswalt) submete os membros da equipe de Coulson (Clark Gregg) um detector de mentiras. Quando Koenig realiza a última pergunta do teste ("Você acorda em uma ilha deserta sozinha. Próxima de você há uma caixa. O que há na caixa?") para Simmons (Elizabeth Henstridge), ela prontamente responde "a TARDIS".
  • Em Ben 10: Força Alienígena (Ben 10: Alien Force, 2008) e Ben 10: Supremacia Alienígena (Ben 10: Ultimate Alien, 2011), o criador das animações já confirmou que o Professor Paradóxo é inspirado no Doutor.
  • No episódio "Arrivederci Roma" (T1E01) do sitcom Chelmsford 123, a TARDIS surge ao fundo durante uma sequência. O Doutor chega a sair de sua máquina do tempo, mas logo retorna para o interior da TARDIS, que desaparece em seguida.
  • No episódio "Critical Film Studies" (T2E19) de Community, Abed (Danny Pudi) faz a seguinte auto-descrição: "sou mais do tipo estoico, isolado, que pisca rápido e incomodamente autoconsciente. Assim como o Data (Star Trek: A Nova Geração), ou Johnny-5 (Um Robô em Curto Circuito), ou Mork (Mindy Mork), ou Hal (2001: Uma Odisseia no Espaço), K.I.T.T. (Super Máquina), K-9 (Doctor Who, hey...eis a nossa referência :D) ou Woodstock e/ou Snoopy (Peanuts). Nem preciso falar do Spock (Star Trek)...".
  • No episódio "Biology 101" (T3E01) de Community, Abed está triste pois sua série favorita corre o risco de ser cancelada. Procurando por uma série nova para preencher o vazio do nerd, os amigos de Abed apresentam ele a Inspector Spacetime, uma série britânica de 1962, onde um importante herói viaja pelo espaço-tempo com seu companheiro numa cabine telefônica, a DARSIT.
Gravata borboleta verde limão?! This isn't cool!!
  • No episódio "Brothers Hotchner" (T8E23) de Criminal Minds, a analista técnica Penelope Garcia conta para sua equipe que encontrou algo mais estranho do que uma máquina do tempo no formato de uma cabine policial.
  • No episódio "Welcome Back, Carter" de Family Guy, Peter menciona que a sua coruja se chama Doctor Hoo. (ahn, entendeu? :D).
  • No episódio "All the Presidents' Heads" (T6E20) de Futurama, a cabeça de Amelia Pond aparece dentro de um jarro.
Amy encontrou George Washington sem precisar da TARDIS! :D
  • No episódio "What Is It About Men" (T8E04) de Grey's Anatomy, acontece um tumulto em uma convenção nerd por conta de 15 réplicas da TARDIS para as 15 primeiras pessoas que chegassem ao lugar. As embalagens dos produtos contavam ainda com a assinatura de Russell T. Davies, o showrunner de Doctor Who nas quatro primeiras temporadas. No decorrer do episódio, um fã ferido está vestido como 11º Doutor, há um discussão sobre as propriedades da TARDIS e uma garota vestida como Dalek aparece ao fundo de uma cena.
  • No episódio "Insecurity" (T1E23) de Justiça Jovem (Young Justice, 2012), uma cabine policial azul (adivinha com que ela se parece? :P) é utilizada pelo personagem Artemis como meio de teletransporte que conduz os jovens heróis até a sua base principal.
  • No episódio "The Bank Shot Job" (T1E05) de Leverage, Alec Hardison (Aldis Hodge) expressa a sua frustração com a demora para "importar" baixar ilegalmente o último episódio da temporada de Doctor Who.
  • No episódio "The 12-Step Job" (T1E10) de Leverage, Nate volta a usar o codinome Tom Baker. Já Parker usa o codinome Rose, referente a Rose Tyler (Billie Piper), a primeira companheira do Doutor em seu retorno à TV em 2005.
  • No episódio "The Three-Card Monte Job" (T3E09) de Leverage, Eliot Spencer (Christian Kane) e Alec utilizam os codinomes Moffat e Davies. Esses pseudônimos são referentes a Steven Moffat e Russell T. Davies, dois dos produtores executivos do seriado.
  • No episódio "The Ten Li'l Grifters Job" (T4E02) de Leverage, o advogado que contrata Nate se descreve como um ex-funcionário do escritório de advocacia McGann (Paul McGann, o 8° Doutor), McCoy (Sylvester McCoy) e Baker (Tom Baker).
11° Doutor curtiu o seu comentário.
  • No episódio "The Frame-Up Job" (T0510) de Leverage, Sophie Devereaux e Jim Sterling (Mark Sheppard) assumem a identidade dos agentes Smith e Tennant. As identidades são os sobrenomes do atores que interpretaram o 11° Doutor e o 10° Doutor.
  • No episódio "The White Rabbit Job" (T0512) de Leverage, Sophie Devereaux usa o pseudônimo Sally Sparrow, nome da personagem de Carey Mulligan no episódio Blink (T03E10).
  • No episódio "The Long Goodbye Job" (T05E15), agora é a vez de Parker assumir a identidade do (nesse caso, "da") agente Tennant.
  • No episódio "Power Down" (T7E08) de NCIS: Naval Criminal Investigative Service a série da gótica gostosa, McGee (Sean Murray) compara o interior de um container com o da TARDIS.
  • No episódio "Bart the Fink" (T7E15) de Os Simpsons, após comprar uma quantidade enorme de comida, o Comic Book Guy afirma que está pronto para assistir uma maratona do seriado britânico.
  • No segmento "Desperately Xeeking Xena" do Especial de Halloween "Treehouse of Horror X" (T11E04) de Os Simpsons, o vilão Colecionador (Comic Book Guy) mantêm personagens como Xena, Caroline Holden (Baywatch) e o 4° Doutor selados em sacos plásticos.
  • No episódio "Holidays of Future Passed" (T23E09) de Os Simpsons, em um possível futuro abordado pelo episódio, Maggie trabalha em uma Londres onde Daleks são guardas de rua.
  • No episódio "Love Is a Many-Splintered Thing" (T24E12) de Os Simpsons, os personagens assistem a um filme onde a TARDIS - pilotada por Alfred Hitchcock - surge bem no centro do parlamento inglês.
  • No episódio "Nightshifter" (T2E12) de Supernatural, um personagem segura uma revista onde um Cyberman aparece na capa.
"You will be assimilated...oh wait!"
  • No episódio "The Girl Next Door" (T7E03) de Supernatural, a coadjuvante principal do episódio se chama Amy Pond.
  • No episódio "I Thought My Dad Was Dead, But It Turns Out He's Not" (T2E20) de The Sarah Silverman Program, Christopher Eccleston (o 9° Doutor) faz uma pequena participação especial. No episódio em questão, um personagem do seriado adquiri um box de DVDs de uma série de sci-fi conhecida como Dr. Lazer Rage. Sendo o protagonista do fictício seriado, Eccleston aparece na ilustração do box.
Eccleston esbanjando sua feiúra no box de Dr. Lazer Rage


Doctor Who nos Jogos
  • No RPG Adventure Quest, existe duas grandes ameaças que podem acabar com o jogador: o monstro ZARDIS (um cruzamento entre a TARDIS e um T-Rex o.O) e Salek Sprayer (um cospobre de um Dalek).
  • Ainda em Adventure Quest, o jogador pode se deparar com os seguintes termos: Cyberhens, Time Cord e Gallie and Frey.
  • Em certo momento do jogo Apollo Justice: Ace Attorney, Trucy Wright afirma que seu chapéu é "como um pequeno universo, maior por dentro do que por fora". Apollo reflete que isso lhe lembra um seriado de sci-fi que ele costumava assistir.
  • Em Borderlands, na DLC (Downloadable Content) "Claptrap's New Robot Revolution", os partidários de Claptrap aquele robô irritante ocasionalmente gritam "Exterminate" como um grito de guerra.
  • Em Borderlands 2, logo no inicio do jogo Claptrap manda um "Allons-y", a frase de efeito favorita do 10° Doutor.
  • Em Borderlands 2, um cidadão aleatório do jogo às vezes dirá "I'm missing the new episode of Constable What!". Constable What é uma clara brincadeira a Doctor Who.
  • Em Borderlands 2, a siren Maya possui uma skin com o nome Rose Tailor, uma clara brincadeira com o nome Rose Tyler.
  • Em Borderlands 2, após a explosão de uma barragem em uma missão, Handsome Jack irá listar o nome de quatro trabalhadores mortos na enchente. O nome citados por Jack são William Hartnell, Patrick Troughton, Jon Pertwee e Tom Baker.
  • Em Fallout 2, um dos NPCs que o jogador pode recrutar é um cão-robô falante chamado K-9.
  • Em Fallout New Vegas, em uma construção da Z-43 Innovative Toxins Plant, um inimigo usando um traje com um esqueleto usualmente diz "Hey, who turned out the lights?", fazendo referência ao episódio "Silence in Library" (T4E08) da série atual.
  • No jogo Gardens of Time (disponível para Facebook) é possível encontrar a TARDIS na entrada da Carnabis Street.
Where is Wally TARDIS?
  • Ainda em Gardens of Time, Lulu é um dos principais centros de referência do jogo ao seriado. Jargões clássicos como "Timey Whimey" e "Hello Sweetie" são ditas pela personagem no decorrer do jogo.
  • Em Rock Band, um dos personagens a ser adquirido na loja do jogo é o Doctor What. As vestes do personagem são uma referência ao 4° Doutor.
Doctor What, a Rock Star Time Lord! :D
  • Em RuneScape, os NPCs Amelia e Rory - uma clara referência à Amelia Pond e Rory Williams, os primeiros companheiros do 11° Doutor - lembrarão o jogador de eventos passados de uma série de quests envolvendo o seu personagem.
  • Ainda em RuneScape, caso seu personagem afirme ser o herói da história, Rory dirá que isto é impossível uma vez que o jogador não é forte ou alto o suficiente...além claro de não usar uma gravata borboleta.
  • Em Team Fortress 2, o Spy e o Medic possuem um comestic item exclusivo conhecido como Doctor Whoa. O item em questão é nada mais do que uma gravata borboleta, referência clara ao 11° Doutor (Matt Smith). Na Europa, o item foi lançado como parte da comemoração dos 48 anos da série.
  • Ainda em Team Fortress 2, o Medic possui um comestic item exclusivo conhecido como Chronoscarf. O item em questão é baseado no enorme cachecol utilizado pelo 4º Doutor de Tom Baker.
  • Em World of Warcraft: Wrath of the Lich King, os jogadores da Aliança podem ter acesso a um item conhecido como Ultrasonic Screwdriver, uma clara referência à Sonic Screwdriver do Doutor. Ele pode ser encontrado em qualquer um dos corpos mecânicos que estão nas redondezas da Estação Fizzcrank Pumping.


Doctor Who nos Quadrinhos
  • No arco "No Future for You" de e Buffy, the Vampire Slayer, o 10º Doutor e Rose Tyler podem ser vistos em um dos quadros da primeira parte da história.
"Onde está o capacete do Dalek? Não seja burro Robin, claro que ela está no..."
  • Ainda na mesma revista e na mesma página, há uma referência ao herói Karkus em um cartaz de uma banca de revistas. No universo do seriado, Karkus era um super-herói que protagonizava sua própria história em quadrinhos.

Caso vocês queiram mais artigos do gênero, recomendo que leiam os escritos pelo parça Edu Aurrai, sobre Godzilla e Megaman X.

Gostaram do texto ou não? Querem ajudar com alguma referência que esqueci ou corrigir alguma informação equivocada? Ou simplesmente falar besteira? Deixem seus comentários ao final desta postagem.

Acreditem, suas opiniões é o que move o Nerdologia Alternativa a continuar existindo.

---------------------------------------------------
Quer ter uma imagem associada a seu comentário?
Clique aqui e veja como \o/

Sugestões, críticas, elogios?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Muito bom, meu velho! Deu até vontade de me aprofundar mais! =D

    ResponderExcluir
  2. Só lembrando que está postagem será atualizada de tempos em tempos.

    Quando as atualizações ocorrerem, irei avisar no twitter e na página do NA~ do Facebook. :D

    ResponderExcluir
  3. O Disqus comeu...e ainda não devolveu! xD

    ResponderExcluir
  4. Uma das melhores, se não a melhor série de Sci-fi atualmente, ótimo artigo, é engraçado como quando você assiste novamente a esses episódios depois de ter assistido Doctor Who, dá pra pegar todas as referências kk, uma das séries com mais referências a Doctor Who é Comunnity, quando for atualizar o post já aproveita e dá uma conferida, vale a pena ^^

    ResponderExcluir
  5. No league of legends uma das falas do personagem Blitzcrank é "Exterminate, exterminate" e o Blitzcrank é um robô xD espero que ajude.

    ResponderExcluir
  6. Cara isso e muito legal sou um super fá de doctor who!!!

    ResponderExcluir
  7. カトイア ダビド14 de junho de 2014 às 17:05

    Várias incarnações do Doutor aparecem em My Little Pony:http://i0.kym-cdn.com/photos/images/newsfeed/000/214/048/1.jpg

    ResponderExcluir
  8. Ta faltando A Teoria de Tudo, filme da vida do Stephen Hawking. Eles fizeram referência a Doctor Who duas vezes!

    ResponderExcluir
  9. Caraca, preciso colocar isso na postagem.
    Valeu pela dica. :D

    ResponderExcluir
  10. Então...como eu ainda não tive oportunidade de ver o filme, só fiquei sabendo disso por meio de ti. kkk

    Mas pode deixar, na próxima leva de atualizações, farei questão de adicionar essas referências. ;)

    ResponderExcluir