[NerdFacts] A cultura pop e as homenagens a RoboCop


Data de Publicação: 10/09/2013
Atualizada em: 18/04/2018

Pois é, caros leitores...após um longo período me dedicando para terminar minha dissertação de mestrado, eis que surge uma oportunidade para retornar ao Nerdologia Alternativa com um artigo totalmente novo. :D

E o mais impressionante de tudo...estou publicando um artigo sobre RoboCop, dias depois do primeiro trailer do reboot dirigido pelo José Padilha ser divulgado na web. Se eu dissesse que já estava escrevendo um texto antes do trailer sair, ninguém aqui vai acreditar, né?

Enfim, vamos conhecer as homenagens que a cultura pop fez ao Policial do Futuro durante seus 26 anos de existência.

O que é RoboCop?

Nem um muro impedirá RoboCop de cumprir A LEI.
RoboCop é o personagem principal de uma franquia de mesmo nome, iniciada em um longa metragem do longínquo ano de 1987. Dirigido por Paul Verhoeven também conhecido como holandês maluco, a ficção científica apresenta a história do policial Alex J. Murphy (Peter Weller). Em seu primeiro dia como oficial da cidade de Detroit, Murphy é brutalmente assassinado pelo bando comandado por Clarence Boddicker (Kurtwood Smith). A morte do oficial era justamente o que a mega corporação DO MAL OCP (Omni Consumer Products) precisava começar o seu mais ambicioso projeto, onde o corpo de policiais falecidos seriam usados para a criação de poderosos cyborgs de combate ao crime. E assim, a morte de Alex J. Murphy marcou o nascimento de um novo ser, parte humano, parte máquina, e totalmente voltado para a lei.

RoboCop - O Policial do Futuro é um FILMAÇO que todos vocês, caros leitores, devem assistir. Além de ser uma experiência de ação extremamente violenta e agressiva, o filme conta com questões sociologias, filosóficas e corporativas extremamente profundas e pertinentes até hoje. E se já não fosse o suficiente, ainda temos a fantástica trilha sonora composta por Basil Poledouris, que casa perfeitamente com todas as cenas do longa.

Infelizmente, após o primeiro filme o personagem não teve uma única obra que utilizasse bem o personagem. RoboCop 2 (1990) é um filme de ação beeeeem mais ou menos enquanto RoboCop 3 (1993) é um filme beeeem merda. Na televisão, o personagem estrelou um seriado Robocop - The Serie (1994 - 1995) e a minissérie canadense RoboCop: Prime Directives (2000) que, segundo meu amigo Edu Aurrai, é uma bosta fumegante.

O personagem também estrelou vários jogos de videogame e várias histórias em quadrinhos (incluindo um crossover com o Exterminador do Futuro), mas nada com relevância para manter a franquia em alta. Espera-se que José Padilha consiga, ao menos, trazer algo de qualidade para um personagem tão maltratado pela indústria do entretenimento.

A cultura pop e as homenagens a RoboCop.

As referências em questão estarão separadas em tópicos e listadas dentro do contexto em questão. As listas estão cheias de links contendo imagens, vídeos e páginas com informação relevante (ou não) para o melhor entendimento do texto.

É importante ressaltar que este texto não está completo, uma vez que há referências que ainda não citei e outras a serem criadas. Logo, de tempos em tempos estarei atualizando este artigo com novas referências e novas informações. :)

Chega de papo, e vamos ao que interessa!


RoboCop na Internet:
  • Em 2011, com um grupo de pessoas enviou para o prefeito de Detroit um projeto para a construção de uma estátua do personagem símbolo da cidade, RoboCop. Com o prefeito cagando para a ideia, esse mesmo grupo abriu uma página no Kickstarter com objetivo de juntar fundos para a construção da estátua. Em pouco tempo, o projeto arrecadou os US$ 67.000 necessários para a criação do monumento.
  • A iniciativa inclusive ganhou um site, conhecido como Detroit Needs Robocop, onde as atualizações do projeto são divulgadas. A última novidade sobre o monumento foi a divulgação do modelo em argila criado por Frank Barton que servirá de base para esculpir a estátua de bronze.
  • O episódio 20 da websérie Nerdologia discute a real possibilidade de se montar um RoboCop.


RoboCop no Cinema:
  • Em A Cura (A Cure for Wellness, 2016), o boneco com a qual o garoto estava brincando no flashback era o Robocop.
  • Em Drácula 3000 (Dracula 3000, 2004), uma Auto-9 é vista em uma vitrine e depois utilizada por uma das personagens do filme.
  • Em Jogador Nº 1 (Ready Player One, 2018), RoboCop aparece em um dos vários avatares que aparecem nos terminais do portal da Oasis.
Bruce Willis metendo bala com as armas do Robocope do Dirty Harry.
  • Em The Wash (2001), comédia produzida e estrelada pelos rappers Dr. Dre e Snoop Dogg, o personagem de Eminem (em uma participação não creditada) compara o Rent-a-cop com o RoboCop.


RoboCop na Televisão:
  • Em American Chopper, Paul Teutal Junior costuma dizer a frase "I'd buy that for a dollar" sempre que faz ou observa algo de que realmente gosta.
  • No episódio "Lineage" (S05E07) de Angel, um cyborg assassino é capturado pelo grupo de Angel (David Boreanaz) e é levado a um laboratório para examina-lo. Durante o exame, Gunn (Alexis Denisof) diz a Wesley (J. August Richards) "Eles estão construindo um Robocop".
  • No episódio "Super Bowl" (S02E03) de Aqua Teen Hunger Force, Almôndega conta para Batatão que ganhou dois ingressos para assistir o Super Bowl. Surpreso, Batatão comenta que a partida será em Detroit e Almôndega complementa dizendo "...o lar do RoboCop".
  • No episódio "Terror Tales of the Park III" (S05E08) de Apenas um Show (Regular Show), Rigby usou uma fantasia de RoboCop na festa de Halloween que rolava durante o episódio.
  • Em um episódio de Baywatch, RoboCop faz uma aparição em um centro de convenções. Esse episódio foi ao ar na mesma época em que o personagem estrelava o seu próprio seriado de bosta com sérias restrições orçamentarias.
  • No episódio "The Suit on the Set" (S07E12) de Bones, o podólogo Douglas Filmore (Scott Lowell) utiliza um equipamento em seu corpo - a um exoesqueleto de metal - para imitar a altura, a estrutura óssea e a distribuição de peso da vítima do episódio (um chefão de Hollywood). Ao se deparar com Filmore e seu exoesqueleto, Angela Montenegro (Michaela Conlin) o compara ao RoboCop.
  • No episódio "Aerodynamics of Gender" (S02E07) de Community, Abed (Danny Pudi) compara sua capacidade de menosprezar as pessoas com a habilidade de combate ao crime do RoboCop.
  • No episódio "Running Mates" (S02E10) de Family Guy, uma das primeiras providências que Peter toma ao se tornar Presidente do Conselho Estudantil do colégio de Chris é adquirir um robô XL-K que, nada mais é do que um ED-209, para a proteção do colégio.
Até mesmo o Robocop pode passar uma manhã tranquila tomando Toddynho e lendo o Meia Hora.
  • No episódio " Catdog on a Stick" (S07E10) de Frango Robô (Robot Chicken) RoboCop é encarregado de participar de um programa social envolvendo jovens em sala de aula.
  • No episódio "The good, the bad, and the geeky" (S01E05) de Jake 2.0, dois meliantes estão interrogando Jake (Christopher Gorham). Um deles pergunta "Think you could out smart a bullit?" ao protagonista que responde "That's a line from RoboCop.".
  • O Metal Hero, extinto gênero de heróis japoneses que utilizavam armaduras metálicas, do ano de 1989 foi o Policial de Aço Jiban (Kidou Keiji Jiban), onde o herói principal é totalmente inspirado no Policial do Futuro.
  • No episódio "Legendary"(S01E16) de Legends of Tomorrow, em certo momento do combate contra Vandal Savage (Casper Crump) em 1958, Mick Roy/Onda Térmica (Dominic Purcell) pede uma ajuda Ray Palmer/Átomo (Brandon Routh) dizendo "Faça alguma coisa Robocop!" .
  • No episódio (S02E08) de Life on Mars, Gene Hunt (Philip Glenister) pergunta a Sam Tyler (John Simm) qual era a sua definição de "ser um policial". Simm responde "Servir à população, proteger os inocentes e cumprir a lei!". Gene então pergunta a Sam se ele aprendeu isso na Acadêmia de Polícia. Sam apenas responde "RoboCop".
  • Em uma esquete do show Rikki Fulton - The Time Of His Life, o comediante escocês Rikki Fulton interpreta um policial conhecido como Supercop. Em certo momento do quadro, ele chega a dizer "Meu nome é Supercop, não RoboCop.".
  • No nono episódio de Sailor Moon (Usagi's Misfortune! Watch Out for the Rushing Clocks), as 3 Prime Directives de RoboCop são listadas no Nintendo DS Mini-Supercomputador da Sailor Mercúrio.
As 3 Primes Directives no Mini Computador do Milhão da Sailor Mercúrio.
  • No episódio "Kill the Alligator and Run" (S11E19) de Os Simpsons, um cyborg conhecido como "The Cyborganizer" aparece em um programa de TV assistido por Homer. Obviamente que robô é muito semelhante ao Policial do Futuro.
  • No episódio "Future Drama" (S16E15) de Os Simpsons, Chefe Wiggum e seus inuteis comandados são transformados em RoboCops.
  • No episódio "Holidays of Future Passed" (S23E09) de Os Simpsons, a trama apresenta como seria as festas de final de ano dos Simpsons 30 anos no futuro. Em um certo momento do episódio, o bandido Snake - usando um corpo robótico "igual" ao do Robocop - assalta o Kwik-E-Mart de Apu.


RoboCop nos Jogos:
  • Em Age of Empires, um código pode ser usado para convocar um Zug 209, um autômato com aparência similar ao do robô ED-209.
  • Em Broforce, um dos personagens selecionáveis do jogo é o Brobocop, uma paródia do policial do futuro armado com uma Auto-9.
  • Em Fallout New Vegas, o desafio Ne Ne Ne Ne... do Gun Runner's Arsenal é uma referência ao som feito pelo vilão Clarence Boddicker, antes deste explodir o braço de Murphy com uma escopeta.
  • Em Far Cry 3: Blood Dragon, o jogo com o maior número de referências ao cinema de ação oitentista já feito, a arma utilizada Rex Power Colt (Michael Biehn) é claramente inspirada em Auto 9. Inclusive, a própria descrição da arma entrega a referência: "esta arma foi construída e nomeada em homenagem a um policial que faleceu durante sua luta pelo dever contra os arrepios das megafavelas e terrenos baldios industriais de Detroit."
  • Já não bastasse a descrição da arma, o nome da pistola é A.J.M. 9, onde as três letras são as iniciais de Alex J. Murphy.
"Part Man, Part Machine, All Action Movies References"
  • No primeiro Prototype, o nome do protagonista é Alex J. Mercer, uma clara referência a Alex J. Murphy.
  • Em Pokémon Black 2 e White 2, a série cinematográfica Full Metal Cop, presente na Pokéstar Studios, é uma clara referência ao personagem. A premissa dos filmes envolve o confronto entre o personagem título e um ninja DO MAL, o que é uma clara referência à RoboCop 3.
  • Em Simpsons: Tapped Out, é possível conseguir para Snake uma skin baseada em sua participação no episódio "Holidays of Future Past", onde ele aparece assaltando o mercadinho de Apu com um corpo robótico semelhante ao usado por Murphy.
  • No primeiro Starcraft, caso unidade Terran Goliath (que por si só lembra bastante o ED-209) seja selecionada várias vezes, em certo momento a unidade dirá "MilSpec ED-209".
  • Ainda em Starcraft, ao se selecionar várias vezes a unidade Protoss Dragoon, em certo momento a unidade dirá "Drop your weapon! You have fifteen seconds to comply!".
  • No multiplayer do jogo Timesplitters: Future Perfect, o personagem Cyborg Chimp é nada menos que um chimpanzé com a armadura do defensor de Detroit.
  • No MMORPG World of Warcraft, quando os Arcane Patrollers entram em combate, eles simplesmente dizem uma das 3 Prime Directives (Lembrando que a quarta é oculta :P).
  • Em Viewtiful Joe: Double Trouble, um dos chefes de fase é o Gadget Cop, uma clara paródia ao policial de aço Jiban.


RoboCop na Publicidade:
  • Em uma vinheta do bloco Adult Swim do Cartoon Network, o projeto para construção de uma estátua para o personagem em Detroit é citado e apoiado.


RoboCop na Música:
  • Em 1995, os Mamonas Assassinas lançaram o seu primeiro e único álbum onde uma das músicas era conhecida como RoboCop Gay.


RoboCop nos Quadrinhos:
  • Conhecida pelas paródias a filmes de Hollywood, a edição nº 10 da revistinha As Aventuras dos Trapalhões (editora Abril) trouxe a história "DidiCop", uma sátira ao filme original do personagem.
  • Lobo, um anti-herói badass motherfucker da DC Comics, estrelou uma minissérie em quatro edições conhecida como LoboCop.

*Dica enviada nos comentários pelo leitor DI ZAZZO.

-------------------------------------

Este foi o nosso artigo sobre as referências à RoboCop na cultura pop.

Gostaram do artigo? Desejam ajudar com alguma referência não citada, corrigir alguma informação equivocada ou simplesmente me xingar?

Pois então não deixe de contribuir com o nosso trabalho deixando o seu comentário no final desta postagem. Acredite, sua participação é o que move o Nerdologia Alternativa a continuar existindo. ;)

PS: Caso você deseje ler uma postagem no mesmo estilo desta, no fim do ano passado eu publiquei um artigo nos mesmos moldes para Doctor Who. ;)

---------------------------------------------------
Quer ter uma imagem associada a seu comentário?
Clique aqui e veja como \o/

Sugestões, críticas, elogios?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Pow, maneiro! Desconhecia várias dessas!

    ResponderExcluir
  2. Nas propagandas, faltou a propaganda brasileira da calça jeans Santista...kkkk

    https://www.youtube.com/watch?v=I8UVt3icnwg

    ResponderExcluir
  3. Caraca, sensacional! :D
    Eu realmente não conhecia essa propaganda. Irei adicionar ao texto na próxima atualização.

    Valeu pela dica. :D

    ResponderExcluir