[NerdFacts] Celebridades Nerds


Publicado em: 10/04/2010
Atualizado em: 28/05/2014

Pois é caros leitores, nós do Nerdologia Alternativa podemos até demorar para publicar nossos artigos, mas pode ter certeza que cedo ou tarde eles vão sair. :D

E no texto de hoje, iremos conhecer algumas celebridades que longe dos holofotes, exercem os mesmos hobbies que eu e você exercemos em nossos tempos livres.


Jerry Seinfeld

Dono de um currículo invejável - que inclui um prêmio Emmy, um Globo de Ouro e dois SAG Awards - Jerry Seinfeld é um dos maiores nomes da comédia norte americana. Contudo, por trás deste grande ícone do stand-up moleque de várzea americano, há um um grande fã do Superman.

Para se ter uma ideia de quão Jerry é "putinha" do personagem, na época em que protagonizou Seinfeld (1989-1998) ele chegou a gravar vários episódios usando roupas de cores azul e vermelho, as mesmas presentes no uniforme do último filho de Krypton. Além do vestuário, o comediante inseriu várias referências ao super-herói na série através de diálogos e de "easter eggs".

Mas com toda a certeza, o que diferencia Jerry Seinfeld de TODOS os outros fãs do Homem de Aço além do dinheiro, do talento, da vida social... é o fato de já ter CONTRACENADO com o seu ídolo. Acontece que em 1998, Seinfeld gravou um comercial para a American Express onde seu parceiro de cena era ninguém menos que o próprio Kal-El. Em 2004, os dois voltariam a repetir a dobradinha gravando mais dois webcomerciais de cinco minutos de duração, novamente a pedido da American Express.



Isso com toda certeza é muito mais relevante do que ter a "cartinha" respondida pelo herói nas revistas em quadrinhos. :P


Kevin Smith

Kevin Smith era o típico nerd que passou grande parte de sua juventude lendo quadrinhos enquanto se empanturrava de batatas pingles e coca-cola. Além das histórias em quadrinhos e da comida, outra paixão do rapaz era a sétima arte, amor que o levou a mergulhar de cabeça na carreira de cineasta. Seguindo seu sonho, no inicio da década de 90 lançou de maneira totalmente independente O Balconista (Clerks, 1994), o seu primeiro longa metragem.

A trama mostra um dia na vida dos amigos Dante (Brian O'Halloran) - um balconista de uma quick shop - e Randal (Jeff Anderson) - que trabalha numa locadora de VHS ao lado. Paralelamente, acompanhávamos também o dia-a-dia dos maconheiros Jay (Jason Mewes) e Bob Silencioso Silent Bob (interpretado pelo próprio Smith), que ficavam do lado de fora da loja vendendo seus "produtos". O longa é recheado de diálogos contendo referências à cultura pop, indo desde HQs até Star Wars.

A produção acabou rendendo ao nerd dois prêmios, um pelo Festival de Sundance e outro pelo Festival de Deauville. Com o reconhecimento e a visibilidade conquistada em seu primeiro trabalho, Smith pode então engrenar sua carreira como diretor, lançando filmes bem MANEIROS como Barrados no Shopping (Mallrats, 1995), Dogma (1999) e O Balconista 2 (Clerks 2, 2006), e filmes bem MERDAS como Tiras em Apuros (Cop Out, 2010).

Além de produzir seus próprios filmes, Kevin Smith também teve a oportunidade de escrever alguns roteiros para a Marvel e da DC Comics. Na Marvel, ele escreveu dois arcos - com destaque para Guardian Devil - e um arco envolvendo o Homem Aranha e a Gata Negra, conhecido como The Evil That Men Do . Já para a DC, escreveu a premiada reformulação Arqueiro Verde e três histórias para o Batman, com "destaque" para o horroroso controverso The Widening Gyre.

Mesmo com trabalhos de qualidade oscilante, a história de vida de Kevin Smith, bem como a forma em que aborda as referências nerds em seus filmes, contribuiu para que o cara ganhasse a admiração e o respeito de muitos. A moral do cara entre os nerds americanos é tão alta que a sua presença em um evento é garantia de público.

Uma curiosidade: o cara é tão fã de quadrinhos que deu o nome a sua filha de Harleen Quinzel em homenagem a personagem vilã Harley Quinn, do Batman. E você achando que apenas o Nicolas Cage era louco suficiente para fazer isso? ;)

Ahh, e se algum de vocês gosta de ouvir podcasts, o Kevin Smith possui o seu próprio programa onde toda semana discute sobre alguma noticia ou tema referente a cultura pop.


Megan Fox

Se você é um daqueles que acredita naquela lenda de que uma bela garota não pode ser nerd, primeiro você deveria prestar mais atenção a sua volta, meu caro leitor. Segundo, já que estou apresentando celebridades nerds, eis aqui um exemplo de uma nerd que faz muito cara babar: Megan Fox.

Fã declarada de quadrinhos - sendo as histórias dos X-Men as suas favoritas - Megan certa vez declarou que os fãs de quadrinhos devem ser ótimos namorados pois são bem educados. Confiram só uma declaração da morena feita em 2010, sobre o assunto:

"Eu estive em convenções de quadrinhos algumas vezes e mesmo que haja um monte de cara, eles são todos sempre muito educados e gentis.

Falando em declarações, o ator Simon Pegg - conhecido como um dos grandes nerds do cinema na atualidade - chegou a fazer uma declaração sobre o lado nerd da gostosa Megan Fox, com quem contracenou na comédia romântica Um Louco Apaixonado (How to Lose Friends and Alienate People, 2008)

"Certo dia nós fomos a um bar e ficamos sentados no canto onde tivemos um bom papo. Ela é muito sincera e realmente um pouco nerd. Rainha dos nerds, a mais linda que já conheci."

Se chegou a pega-la eu não sei, mas segundo Pegg, eles ficaram horas e mais horas conversando sobre quadrinhos. Que coisa, não?< Depois de estrelar dois filmes da franquia Transformers - e de ficar fora do terceiro depois de chamar o Michael eu amo explosões Bay de Hitler - a musa retorna a protagonizar um filme de cunho nerd, só que dessa vez ela terá as Tartarugas Ninjas como aliados no lugar dos Autobots. E se depender da atriz, os quelônios mutantes não serão a última franquia nerd que ela deseja participar, já que recentemente declarou que adoraria estrelar duas adaptações de animes: Sailor Moon e Gundam Wing.

Já teve ter uma porrada de nerd punheteiro imaginando ela como Sailor Marte. :D


Nicolas Cage

Como esta é uma lista sobre grandes celebridades do mundo do entretenimento que são nerds, era óbvio que não poderia faltar o MAIOR representante da classe em Hollywood. Sim, estamos falando do ator, do mito, do pai de Kal-El que nasceu na Terra e não em Krypton, Nicolas Cage.

Vencedor de vários prêmios, incluindo um Oscar de Melhor Ator por Despedida em Las Vegas (Leaving Las Vegas, 1995), o seu lado nerd já se demonstra presente em seu próprio nome artístico, uma vez que o Cage vem do personagem da Marvel Comics, Luke Cage. Além de ser um grande fã de quadrinhos, o ator optou por esse nome já que não queria ser lembrado apenas como o sobrinho do lendário Francis Ford Coppola.

Sim caro leitor, caso não saiba, o nome verdadeiro do nosso querido Nicolau Gaiola é Nicholas Kim Coppola. E sinceramente, apesar do sobrenome Coppola ser um chamariz poderoso dentro de Hollywood, o sobrenome Cage ficou muito mais foda como um nome artístico. :D

Sendo um fanático por HQs, não é surpresa alguma um dos sonhos do ator envolver sua participação em uma adaptação de alguma história em quadrinho para o cinema. E de fato, houve uma época em que TODOS os boatos sobre adaptações de quadrinhos para as telonas sempre envolviam o nome de Nicolas Cage. Durante a década de 90, quando o maluco Tim Burton estava no projeto de um novo filme do Superman, o ator chegou até a fazer TESTE para o papel, mas o projeto acabou não indo para frente.

Nicolas Cage como Superman, muito melhor que o Brandon Routh.
Nick Cage só conseguiu enfim realizar o seu sonho quando assumiu o papel de protagonista em Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider, 2007). Só que infelizmente, mesmo contando com um ator empolgadíssimo com o projeto, o resultado final foi UMA MERDA. Sério galera, até hoje eu não consigo engolir o Sr. Johnny Blaze, um cara com o poder/maldição de se transformar no Espírito da Vingança, dedicar uma cena do filme para apresentar seu passatempo favorito: ver filmes de chimpanzés enquanto come jujubas. (u__u)

Três anos depois, Cage enfim conseguiu não somente fazer parte de uma adaptação de quadrinhos como também fez parte de uma boa adaptação. Em Kick-Ass, o ator interpretou o vigilante Big Daddy, no qual imprimiu os trejeitos de fala do Batman do Adam West a um personagem bem modáfoca. Um ano depois, mesmo com o grande desastre que foi o primeiro Motoqueiro Fantasma, como comercialmente a produção foi razoavelmente bem, o ator teve uma segunda chance de protagonizar Johnny Blaze em Motoqueiro Fantasma: Espírito da Vingança (Ghost Rider: Spirit of Vengeance, 2011). E bem, mesmo sendo anos luz melhor que o primeiro, ainda é um filme beeeeeem mais ou menos.

Vale ressaltar que o ator foi dono de uma respeitável coleção de quadrinhos. Para se ter idade das preciosidades, sua coleção contava com as primeiras edições do Superman e do Batman. Entretanto em 2002, ele acabou leiloando parte de sua coleção, incluindo as edições raras. E dizem as más línguas que tudo foi por culpa de uma de suas mulheres.


Samuel L. Jackson

Samuel L. Jackson é, sem sombra de dúvidas, um dos atores mais cools de Hollywood. O ator já fez parte de várias produções moram no coração de muitos nerds e cinéfilos, que vão desde Pulp Fiction - Tempos de Violência (Pulp Fiction, 1994) até Os Vingadores (The Avengers, 2012).

Jackson fez parte também da segunda trilogia de filmes de Star Wars, focada na história de Anakin Skywalker. E mesmo essa leva de filmes serem beeeeeeeeeeeeeemmm inferior a original, o seu Mace Windu foi um dos personagens mais legais criados para essa trilogia. Inclusive, reza a lenda que o fato de seu sabre de luz ser roxo foi uma das exigências do astro para interpretar o mestre jedi. :D

Em vários momentos de sua carreira, o ator já declarou em entrevistas o quanto é fã de quadrinhos e de animação japonesa. Em relação aos quadrinhos, Mark Millar e Bryan Hitch se influenciaram na persona motherfucker do ator para criar a versão Ultimate do grande chefão da SHIELD, o agente Nick Fury.

Nick Fury do universo Ultimate e Samuca L. Jackson, cara de um e focinho do outro.
E quando a Marvel decidiu expandir seu universo de heróis para os cinemas, quem eles decidiram convocar para fazer o grande chefão da SHIELD? Com toda certeza, o escolhido não foi o David Hasselhoff.

Em relação as animações japonesas animes, ele foi o co-produtor do projeto de um desenho animado japonês baseado em mangá bem popular no oriente, Afro Samurai.



Mesmo gostando de passatempos considerados "nerds", Jackson não se considera como um. Durante a San Diego Comic-Con de 2013, o ator declarou que "sempre leu histórias em quadrinhos e que ainda gasta parte de seu tempo em comics shop. Particularmente, ele não se considera como um nerd, mas sim como um aficionado pela cultura pop.".

Ou seja, mesmo não se considerando como um nerd, estamos todos no mesmo barco, Mr. Jackson. :D


Rosario Dawson

Se você achava que esta lista só teria apenas homens e que a presença de Megan Fox era apenas uma "anomalia na matrix", eis aqui outra beldade do mundo do cinema totalmente nerd, Rosario Dawson.

Mesmo não sendo tão conhecida quanto a amigona do Optimus Prime, Dawson tem um currículo admirável de filmes. Ela esteve presente em produções como À Prova de Morte (Death Proof, 2007), Sin City - A Cidade do Pecado (Sin City, 2005) e O Balconista 2 (Clerks 2, 2006), dirigidos por Quentin Tarantino, Robert Rodriguez e Kevin Smith respectivamente.

Em uma entrevista publicada em 2013, a atriz confessou que possui uma paixão por todos os hobbies nerds, especialmente as histórias em quadrinhos e as graphic novels. Essa paixão pelas HQs vem de família, uma vez que a moça é sobrinha do desenhista Gus Vasquez, que entre seus trabalhos mais notáveis estão histórias para a Liga da Justiça, Lanterna Verde para a DC Comics e Deadpool para a Marvel.

E a ligação com os quadrinhos para por aí. Atualmente, Rosario está produzindo uma HQ em que a personagem principal é a própria atriz. Alguns storyboards de Occult Crimes Taskforce podem ser conferidos logo abaixo.

Storyboard de Occult Crimes Taskforce
Além de uma história em quadrinhos, morena também cuida da produção de um seriado de Ficção Científica, True Beliver. A trama gira em torno de um nerd aficionado por histórias em quadrinhos que contrata um super-herói decadente com a intenção de se tornar seu ajudante. O seriado conta com o interesse do canal SyFy mas até o momento não há qualquer noticia sobre o andamento do projeto. E detalhe, a última noticia que se tem sobre isso é de 2008. o__O

De qualquer forma, eis aqui um exemplo de uma atriz nerd e empreendedora além de muito gostosa. :D


Vin Diesel

Por essa eu tenho certeza que NENHUM de vocês esperavam.

Mas sim, isto não é nenhuma pegadinha do Mallandro, Vin Diesel - o Dominic Toretto de Velozes e Furiosios - é mais um representante nerd dentro de Hollywood. E o seu hobbie é inclusive o que mais combina com a sua profissão, já que o cara é um jogador confesso de Dungeons & Dragons, o sistema de RPG (Role Playing Game) mais famoso do mundo.

Diesel é jogador de D&D desde a década de 70 (o ator é de 67), possuindo inclusive o nome de um de seus personagens em uma tatuagem. Seu amor pelo jogo é algo tão notável que lhe acabou rendendo um convite para escrever o prefácio do livro “30 Years of Adventure: A Celebration of Dungeons and Dragons". E sim, ele aceitou o convite. :D

Se você, caro leitor, ainda acha difícil encontrar Vin Diesel em uma mesa de RPG interpretando um Gnomo Guerreiro/Ladrão de níveis 6/5, eis aqui algumas entrevistas onde o próprio falou sobre seu passatempo favorito.


Vin Diesel no programa do Jimmy Kimmel.


Vin Diesel no programa Shootout.

Existem boatos inclusive que o personagem Riddick - personagem interpretado por Diesel em Eclipse Mortal (Pitch Black, 2000), A Batalha de Riddick (The Chronicles of Riddick, 2004) e Riddick 3 (Riddick, 2013) - teria surgido durante uma partida de D&D jogada pelo ator. Alias, durante as gravações do segundo filme da trilogia, entre uma pausa e outra, Vin Diesel fazia sessões de RPG com seus amigos.

-----------------------------------------

Enfim, este foi mais artigo atualizado da seção NerdFacts.

Gostaram do artigo? Desejam ajudar com alguma referência não citada, corrigir alguma informação equivocada ou simplesmente me xingar ?

A resposta para essas perguntas é simples: deixem um comentário nesta postagem.

Acredite, sua participação é o que move o Nerdologia Alternativa continuar existindo. ;)

---------------------------------------------------
Quer ter uma imagem associada a seu comentário ?
Clique aqui e veja como \o/

Sugestões, críticas, elogios ?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

Postar um comentário

15 Comentários

  1. pela do Vin Diesel eu não esperava, Nicolas Cage eu jah sabia hehehe até entrei na matéria jah esperando ver ele na lista
    agora eu acho q pessoal endeusa Megan d+ sempre achei q ela aparenta ser artificial d+ (tanto na aparência como na personalidade tb), mas enfim gosto eh gosto...

    ResponderExcluir
  2. e poxa... sanguinário esse afro samurai o.o

    ResponderExcluir
  3. Tirando o Kevin Smith e o Samuel L. Jackson, todo o resto me surpreendeu.
    Nicolas Cage tem cara, mas... Dar o nome do filho de Kal-el ? Ta parecendo minha namorada querendo ter uma filha chamada Zelda. * Será que vou ter uma filha chamada Zelda? *

    Vin Diesel cara?
    RAAAAAAAAAAAAAXO demais!
    Ele lembra um amigo do meu irmão, o Elvio. Com certeza ele fazia personagens combos pra dar 9999 de dano. xD

    ResponderExcluir
  4. Artificial ou não, isso não muda o fato dela ser gostosa x)

    hehehehehe...mas entre ela e a Rosario, eu prefiro a Rosario ^^

    ResponderExcluir
  5. E pessoal, não deixem de comentar o artigo.
    O comentário de vocês é a nossa recompensa pelo esforço pelo texto ;)

    ResponderExcluir
  6. Vin diese = Elvio = combista??!!?!
    aheiuahe então certeza q o Vin Diesel eh outro que não curte o D&D 4ª ed.

    ResponderExcluir
  7. AUhUHaUAHUAhUAhUHA
    VIN DIESEL?!!?!?!?!? #euri mto!! xD
    Eu esperava de mta gente, menos dele! UAhUAH

    ResponderExcluir
  8. pela do Vin Diesel eu não esperava, Nicolas Cage eu jah sabia hehehe até entrei na matéria jah esperando ver ele na lista
    agora eu acho q pessoal endeusa Megan d+ sempre achei q ela aparenta ser artificial d+ (tanto na aparência como na personalidade tb), mas enfim gosto eh gosto...

    ResponderExcluir
  9. e poxa... sanguinário esse afro samurai o.o

    ResponderExcluir
  10. Tirando o Kevin Smith e o Samuel L. Jackson, todo o resto me surpreendeu.
    Nicolas Cage tem cara, mas... Dar o nome do filho de Kal-el ? Ta parecendo minha namorada querendo ter uma filha chamada Zelda. * Será que vou ter uma filha chamada Zelda? *

    Vin Diesel cara?
    RAAAAAAAAAAAAAXO demais!
    Ele lembra um amigo do meu irmão, o Elvio. Com certeza ele fazia personagens combos pra dar 9999 de dano. xD

    ResponderExcluir
  11. Artificial ou não, isso não muda o fato dela ser gostosa x)

    hehehehehe...mas entre ela e a Rosario, eu prefiro a Rosario ^^

    ResponderExcluir
  12. E pessoal, não deixem de comentar o artigo.
    O comentário de vocês é a nossa recompensa pelo esforço pelo texto ;)

    ResponderExcluir
  13. Vin diese = Elvio = combista??!!?!
    aheiuahe então certeza q o Vin Diesel eh outro que não curte o D&D 4ª ed.

    ResponderExcluir
  14. AUhUHaUAHUAhUAhUHA
    VIN DIESEL?!!?!?!?!? #euri mto!! xD
    Eu esperava de mta gente, menos dele! UAhUAH

    ResponderExcluir
  15. Vin Diesel joga World of Warcraft no Warsong, fikdik! xD

    Além disso tem a Mila Kunis que tambem joga WoW!

    ResponderExcluir