[Tirou do Baú] Esquadrão Especial Winspector

Data de Publicação: 13/03/2010.
Atualizado em: 15/11/2016.

Artigo no Nerdologia Alternativa é assim: tarda mas não falha. :D

Pois é caros leitores, o artigo de hoje é uma atualização do meu texto sobre Esquadrão Especial Winspector, o primeiro tokusatsu a ganhar uma postagem na seção Tirou do Baú. Se você já tinha lido este texto antes da atualização, recomendo que leia novamente. ;)

Ficha Técnica

Esquadrão Especial Winspector (Tokkei Winspector, 1990 - 1991)
Ação | Aventura | Policial

Produção: Toei Company.
Temporadas: 1.
Episódios: 49.
Exibição original: TV Asahi.
Exibição nacional: Rede Manchete.


Mesmo com o estrondoso sucesso obtido pela trilogia dos Policiais Espaciais - formada por Gaban, Sharivan e Shaider - o gênero dos Metal Heroes foi perdendo grande parte de sua popularidade conforme os anos passavam e as novas séries não emplacavam. Se no inicio dos anos 80 os tokusatsus estrelados pelos metaleiros heróis de metal surgiram com a promessa de se transformar em um gênero tão popular quanto os Super Sentai, ao final da mesma década o seguimento corria risco de ser descontinuado.

Com a intenção de tentar revitalizar o formato, a mega corporação do mal Toei Company iniciou no começo da década de 90 uma nova trilogia de séries conhecida como Rescue Heroes (Heróis de Resgate), onde os heróis com cuecão de metal deixariam de enfrentar monstros e ameaças alienígenas para combater o crime praticado por pessoas "normais" e executar perigosas missões de resgate.

O primeiro - e melhor - exemplar desta revitalização executada pela Toei foi o Esquadrão Especial Winspector (Tokkei Winspector, 1990 - 1991), exibido por aqui na saudosa Rede Manchete em 1994.

May Day, May Day...S.O.S!!!

Giga Stream, uma arma elegante para o combate ao crime.
"Defendendo a paz e a amizade, o Departamento Especial da Policia Metropolitana protege o povo enfrentando o crime"

O cenário da trama acontece no "longínquo" ano de 1999. Inspirado pelos ideais de um falecido amigo policial, o chefe Shunsuke Massaki (Hiroshi Miyauchi) coloca em pratica a criação de uma subdivisão especial da polícia, dotada com a mais alta tecnologia e profissionais qualificados para o combate ao crime. Nascia assim o Esquadrão Especial Winspector, uma força da lei capaz de enfrentar as atividades criminosas que tomaram a cidade de Tóquio.

Além de Massaki, o corpo principal do Winspector é composto pelos seguintes membros: o protagonista Ryuma Kagawa (Masaru Yamashita), policial e portador da super armadura de combate Fire; Junko Fugino (Mami Nakanishi), policial gatinha do time e campeã olímpica de tiro ao alvo; Shin'ichi Nonoyama (Masaru Oobayashi), o oficial de manutenção; e Hissae Koyama (Sachiko Oguri), filha do falecido amigo de Massaki.

Graças aos avanços tecnológicos, o grupo conta com o apoio e as habilidades de três autômatos criados pela engenharia robótica: Biker (Kaoru Shinoda), um androide com um pneu em seu peitoral que lhe serve como um meio de transporte (o_O); o seu "irmão" Highter (Seiichi Hirai), um androide com asas nas costas que o permitem voar pelos céus; e Demitaz (Issei Futamata), um cruzamento de pilha AAA com cartucho de espingarda mini-robô que oferece consertos de emergência para Biker e Highter.

Por fim, o Esquadrão Especial Winspector ainda conta com um super computador conhecido como Madox, uma poderosa inteligência artificial capaz de informar os crimes em ocorrência e analisá-los em tempo real.

Emergência, Emergência!!!

Ladrões de galinha, TREMEI!!!
Mesmo com os esforços em revitalizar o formato dos Metal Heroes, Winspector não conseguiu atingir o nível de sucesso esperado pelos executivos da Toei Company. Apesar do resultado morno por parte do público, a Toei continuou apostado no gênero até a sua descontinuação em 1996, com B-Fighter Kabuto sendo a última empreitada estrelada pelos heróis de metal.

Se os casos investigados por Ryuma e companhia não chamaram muita atenção em sua terra natal, o mesmo não se pode afirmar de sua exibição em solo brasileiro. Lançado pela Rede Manchete em 1994 - poucos meses antes da chegada de Cavaleiros do Zodíaco - Winspector pode não ter atingido o mesmo nível de popularidade de séries como Jaspion e Jiraya (os Metal Heroes de maior sucesso por aqui), mas certamente conquistou seu espaço na memória dos tokufãs brasileiros e dos órfãos da extinta Manchete.

Ao menos, vejo muito mais gente se lembrando de Winspector do que de Patrine. :P

A "mulherada" pira no charme do Highter.
Mesmo sendo uma série sobre um esquadrão de policia, como todo exemplar de Metal Hero que se preze, a Toei não economizou na criação de armamentos e gadgets para os comandados do chefe Massaki. Ryuma por exemplo se locomove nas ruas de Tóquio a bordo do Winsquad, uma versão modificada de um Chevrolet Camaro, totalmente blindada e a prova de explosões. Além de ser o local onde o protagonista se transforma em Fire, o carro também possui a sua própria transformação, se modificando em uma versão vermelha e cheia de armas conhecida como FireSquad.

Além de possuir um carro de fazer inveja ao David Hasselhoff, ao assumir a forma de Fire, Ryuma contava com um extenso arsenal de combate: a pistola Deitrick M-2, também utilizada por Biker e Highter; o MultiPack, um mochilão Ghostbusters Style - também utilizado pelos irmãos robôs - armado com dissipadores de incêndio e mascaras de oxigênio; a espada Max Calibre; a perfuradeira Unidade Rotor; a algema Hand Wapper e por fim a Giga Streamer, a arma mais poderosa do herói, capaz de executar a mesma função da Unidade Rotor e de se transformar em uma minigun.

Enquanto Fire tinha em mãos o seu próprio mini-arsenal, os outros personagens precisavam se virar com beeeeem menos. Highter, por exemplo, possuía apenas com o seu Super Voador, um jetpack que lhe permitia voar. Com um pouco mais de "sorte" que seu irmão, Biker contava com um par de "bastões guidões" que lhe permitiam a formação da Lança Laser - formada pela união dos bastões - e a condução da super moto WinChaser. Quanto a Junko, Hissae e Massaki, ambos contavam apenas com meras pistolas para se defender.

E eu acreditando que no Japão a distribuição de recursos era bem feita.

Enquanto uns ganham uma super armadura para combater o crime, outros recebem apenas um três oitão.
Se para um Metal Hero o seriado é muito bem servido de equipamentos e armamentos, o mesmo não se pode dizer em relação as ameaças enfrentadas pelos heróis. Ok, eu mesmo disse que intenção da Toei era colocar o Winspector para solucionar crimes realizados por pessoas e não combater monstros ou invasões alienígenas mesmo conferindo ao grupo um arsenal capaz de enfrentar essas ameaças, mas custava investir um pouco mais em inimigos que realmente pudessem fazer frente aos heróis?

Afinal de contas, para um herói que traja uma armadura ultra mega foda, possui uma renca de armamentos para seu uso e ainda tem como parceiros dois androides bons de briga, um grupo de bandidos armados com metralhadoras e escopetas não passa de um mero sparring. É claro que ao longo do seriado Fire e seus companheiros se deparam com alguns inimigos que os forçam dar tudo de si para vencer, só que no geral eles não oferecem nenhum desafio aos policiais.

Como os inimigos geralmente não oferecem muitos riscos os limites da equipe só são realmente testados em situações de resgate. Esse tipo de situação normalmente segue um padrão, onde um galpão onde os vilões e os reféns explode, Fire juntamente de Biker e Highter tentam controlar o fogo, ao acharem as vitimas eles oferecem mascaras de oxigênio e retiram as pessoas do local e, por fim, o protagonista ora precisa voltar para dentro do incêndio para resgatar alguém que ficou para trás ora é soterrado pelos escombros durante o resgate, exigindo que ele dê o máximo de si para sair dessa situação.

Alias, assim como os membros da família Ultra, Ryuma também possui um tempo limite enquanto está trajando a sua armadura. Quando esse limite é extrapolado, o led presente no peitoral da vestimenta começa a piscar avisando que o policial está correndo risco, uma vez que sua armadura começa a sofrer um processo de superaquecimento.

E sim, é por conta disso que ele está sempre suado pra caralho quando tira o capacete. ;)

"Estou te falando Biker, alguém precisa levar o Ryuma ao dentista. Saca só os dentes dele."
Com passar dos episódios, certas características já se mostram bem visíveis em relação aos personagens. Ryuma é o grande herói que se sacrifica em nome da justiça; Biker e Highter são o alívio cômico da equipe; Demitaz é irritante, o chefe Massaki, mesmo não agindo diretamente nos casos, é um cara fodão; Hissae só serve para ser refém dos criminosos que investiga e Junko é tão útil para equipe quanto a Meg do Family Guy. Considerando esses dois últimos, notasse que os vilões não são a única grande carência deste tokusatsu. :P

Como um representante dos heróis com cuecão armadura de metal, Ryuma Ogawa é um bom mesmo do time. Sendo o personagem melhor desenvolvido na trama, o herói consegue fazer com que o espectador torça por ele e, principalmente, se empolgue no momento em que ele entra em seu carro para o momento de sua transformação em Fire.

Mesmo sendo um bom protagonista, o melhor personagem do seriado – ao menos na minha opinião de bosta – é de Shunsuke Massaki. Dono de uma grande presença de cena – Hiroshi Miyauchi é o melhor ator do elenco disparado – sempre que é necessário, o chefão do Winspector não hesita em sair de seu posto para encarar o perigo de frente. Um momento que personifica bem o valor do personagem é quando ele decide testar o protótipo do novo Winsquad, já que Ryuma estava “em teoria” internado no hospital depois da explosão do antigo modelo. Na moral, Massaki poderia muito bem ter colocado outro em seu lugar e evitar de correr um risco de acidente, mas ao invés disso, mostrou que tem culhões. :D

O Metal Hero ao longo de seus episódios alterna entre grandes e péssimos momentos. Entre os grandes, cito os episódios onde o grupo enfrenta o Dr. Onikichi Kuroda e seu o androide T-800 made in Japan R-24, o arco envolvendo a organização secreta MOS, temos também o grande combate do seriado onde Fire, Biker e Highter levam uma surra digna do Seiya de Pégaso ao encarar o Super Robô Brian, o arco do Homem Cópia e o meu favorito, o Garoto Bomba.

Nesse último alias, um moleque invade as instalações do Winspector com uma bomba relógio presa a seu corpo. Para não explodir o artefato, ele exige que os heróis salvem o seu pai que estava nas mãos de criminosos. Esse episódio em questão me marcou muito na época que assisti justamente por conta de seu final, onde algo inesperado acaba acontecendo.

Entre os momentos constrangedores, cito o momento onde o grupo enfrenta uma ave gigante de isopor, o episódio onde os adultos ficam com mente de crianças e o fatídico confronto contra bruxa bate-bola.

"Alô, é da Telerj?"
Ao final da série, os integrantes de Winspector são convidados a integrar o Winspector Internacional, uma extensão do projeto original agora com base na França. Mesmo relutando inicialmente, Ryuma e seus companheiros aceitam o desafio partem para o velho continente. Sendo o único a permanecer no Japão, Shunsuke Massaki começa a pensar no modelo de sua próxima equipe, dando assim um gancho para a segunda parte da trilogia Rescue Heroes, a Super Equipe de Resgate Solbrain

Por fim, vale ressaltar que com o sucesso da série aqui no Brasil, a linha de brinquedos do seriado acabou sendo lançada aqui pela Glasslite. Naquele tempo, o sonho de qualquer moleque era ter um WinSquad - que vinha com o processo de transformação - e os bonecos articulados de Fire, Biker e Highter, onde você podia encaixar as armaduras em cada personagem.

E para minha "felicidade", eu só tive as versões baixa renda borrachudas de Fire e do Highter, já que as versões de luxo custavam os olhos da cara.

Algumas Curiosidades:
  • No áudio original, o termo que Ryuma pronuncia no momento de sua transformação é Jack Up. Na dublagem brasileira, o termo se transformou em Jakan (que convenhamos, ficou muito mais maneiro).
  • Sussumo Kurobe, que faz o vilão Dr. Kuroda, interpretou ninguém menos que o agente Hayata da Patrulha Científica, o primeiro hospedeiro assassinado pelo do Ultraman.
  • Takumi Tsutsui, mais conhecido como ninja Jiraya, fez uma participação no vigésimo episódio, conhecido como "O Soco Mortal".
  • Daigaku Sekine, que interpretou o androide R-24, fez também Zampa, um dos inimigos do "Maldito Jaspion!!!".
  • Touta Tarumi, conhecido por aqui por interpretar o Red Flash de Flashman, participou de dois episódios: "O Super-Robô" e "A Investida Contra a Delegacia"
  • Em 2000, o cantor Takayuki Miyauchi participou do Super Hero Spirits onde entre outras músicas, o tema da abertura de Winspector:

Uma palavra: FODA!!!
  • Na continuação Super Equipe de Resgate Solbrain, o único personagem de Winspector presente é Shunsuke Massaki, criador e comandante do super grupo. Na metade da série, Ryuma Ogawa passa a integrar o time vestindo a armadura Knight Fire.
  • No elenco de dublagem temos Marcelo Campos (Ryuma), Hermes Baroli (Biker), Afonso Amajones (Highter), Tereza Marino (Junko), Daoiz Cabezudo (Massaki) entre outros nomes.
  • Afonso Amajones foi responsável pela voz de Daki Nishio (Koichi Nakayama), o protagonista de Solbrain.
  • Winspector foi o único tokusatsu exibido na Alemanha.

Aberturas e Episódios

Abertura do Seriado.



Encerramento do Seriado.


Episódio 1: O Sequestro do Bebê (versão dublada em português aqui)


Episódio 2: Estranhas Explosões


Episódio 3: Viva a Amizade


------------------------------------

Enfim, este foi mais artigo da seção Tirou do Baú.

Gostaram do artigo? Desejam ajudar com alguma referência não citada, corrigir alguma informação equivocada ou simplesmente me xingar?

A resposta para essas perguntas é simples: deixem um comentário nesta postagem.

Acredite, sua participação é o que move o Nerdologia Alternativa continuar existindo. ;)

---------------------------------------------------
Quer ter uma imagem associada a seu comentário?
Clique aqui e veja como \o/

Sugestões, críticas, elogios?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Tah, mesmo eu que não lembro muito bem desse Tokusatsu depois dessa matéria ja sei tudo que preciso saber sobre Winspector. xDD

    Era muito novo, mas eu lembro de muitas coisas legais ! Principalmente do " HENSHIN " do winsquad que era super maneiro 8D

    Muito boa a matéria Mar, pra variar, a barra de rolagem fica pequeniniiiinhaa. xD

    Takayuki cantando a abertura de Winspector me fez arrepiar cara. O brasileiro que sabe o minimo de Tokusatsus com certeza sabe cantar o refrão da musica e sente inveja daqueles que foram nesse show. xD

    ResponderExcluir
  2. Cara, que nostalgia!
    Eu assistia o Winspector e inclusive dias atrás eu tinha lembrado dele, só não lembrava o detalhe principal que era o nome do dito cujo do Tokusatsu!

    E falando em Alemanha, ja perceberam que os caras usam extensivamente as cores da bandeira alemã? Mesmas 3 cores, mesma ordem das faixas, tudo!

    ResponderExcluir
  3. Bom, nem preciso comentar que esse tokusatsu assim como: Jiraya, Jaspion e mais um de 3 robos que eu não lembro o nome foram os tokusatsus da minha infância, não bem da minha infância mas tive multicanal por um bom tempo dela(e hoje nao tenho -.-') canais como o 42 (não lembro que canal que era) e o 46(Cartoon) eram os meus favoritos...pra se ter idéia de quão velho foi esse tempo..não existia nem cartoon cartoons passando no CN. Vários dias da semana ia com meu father e ele sempre me deixava locar filmes na du karmo e ia direto para seção do winspector (não tinha jiraya nem os outros que eu assistia na seção), bom confesso que estou reassistindo a série e estou quase na metade , nem me lembrava de tão bom que era ver os efeitos toscos com purpurinas e faiscas saindo chão...quando se é criança nem pensamos em 1 coisa dessas mas a medida que nossa cabela evolui...vamos parando de assistir faustão aos domingos aeuhaehaeuhaeuhaeuhae...
    apesar de o Tokusatsu Brasil ter o Winspector, estou baixando no http://www.kanzenanimes.net/home ... (muitas versões tem o som atrasado...e nesse site achei os epis com sons normais acho que é a conversão da remasterização do winspector) .
    Ah...e antes que eu me esqueça: MORRA SOLBRAIN (a produção do winspector queria participar do tokusatsu e resolveram convidar seus amigos [direção do winspector] para apresentar uma peça de teatro onde usaram bonecos de lego deixando os robos de verdade[fire,biker,highter] de lado, o diretor estava com diarréia após te-lo comido em uma lanchonete que tinha convenio com uma borracharia bateu a cabeça na privada ao ir defecar e acabou aceitando produzir Solbrain que nunca fez sucesso e nunca irá fazer).
    Agradeço pelo ótimo post sobre winspector ;) sem dúvidas merece um cantinho nesse blog

    ResponderExcluir
  4. P.s: eu gosto do demitaz apesar de ele parecer mesmo com uma cruza de pilha AAA e um cartucho de espingarda

    ResponderExcluir
  5. eu desde criança me perguntei
    pq fizeram os robôs andarem daquela forma bizonha? heiuaheiuaheiuhaiue

    ResponderExcluir
  6. Acho que isso é culpa do Robocop xD
    hauhauahuahuauahauhauahua

    E Luciano, eu não entendo seu ódio por Solbrain...você nunca assistiu a um único episódio da série xD

    ResponderExcluir
  7. Vlw gostei do post e do blog sempre que possivel estarei visitando e ja vou adicionar aos nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  8. winspector que dechou saudade no brazil eu gosto muito do winspector e solbrain que é continuação do winspector que tambem vai decha saudade no brazil

    ResponderExcluir
  9. Não tem palavras, com certeza marcou a infância de muitos aqui...

    ResponderExcluir
  10. Winspector marcou a Minha Infância, muito legal esse site, Eu Amei !!! Parabéns pelo site, a música de abertura me faz ter Ótimas Lembranças, e nesse site " Tokusatsu Brasil " tem TODOS os episódios pra Baixar, eu baixei TODOS, Muuuito Legal mesmo, estão de PARABÉNS !!! =D

    ResponderExcluir
  11. UM CONSELHO: Se você for baixar os episódios do Winspector pelo site " Tokusatsu Brasil " depois de cada Download já Feito desligue a sua DSL, espere alguns Segundos e ligue ela outra vez, isso vai ajudar você a poder baixar o próximo episódio, caso você não faça isso terá que esperar muito mais do que " 1 minuto "

    Espero ter ajudado aqueles que acharam dificuldade e aqueles impacientes =D

    ResponderExcluir
  12. Eu queria ver como estão os personagens hoje em dia.

    ResponderExcluir