Tirou do Baú: Capitão Planeta


Data de Publicação: 07/09/09
Atualizado em: 25/06/2010

Para quem acompanha o NA~ a pouco tempo não deve saber, mas a primeira edição da coluna Tirou do Baú era justamente sobre Capitão Planeta. Entretanto, na época a ideia da coluna não era ser um artigo, logo ela não teve a mesma “qualidade” das outras que surgiram depois.

A Ana pretendia refazer esta edição do Tirou do Baú, mas como ela teve que se ausentar do blog por tempo indeterminado, venho aqui apresentar para vocês a atualização da edição envolvendo o Herói Prateado. o/

 Abertura em Português



O Seriado

Capitão Planeta (Captain Planet and the Planeteers, no original) foi uma animação criada pelo empresário mega fodão, Ted Turner (também conhecido por pegar a Jane Fonda), no inicio dos anos 90.

O Seriado teve 4 temporadas de duração, contabilizando ao todo 48 episódios. Sua exibição nos EUA começou em 15 de Setembro de 1990 e foi finalizado em quatro anos depois, no dia 11 de Maio. Já por aqui, o show chegou em 1993 pela TV Colosso (apesar de achar que chegou um pouco antes).

Atualmente, o desenho passa no canal Futura (já que o Boomerang agora só exibe Rebeldes :P).


A História

Após acordar de um profundo sono com uma duração de 100 anos, Gaia observa que os humanos estavam, aos poucos, destruindo todos os recursos naturais de nosso Planetinha.

Temendo o pior, o espírito da Terra faz o que qualquer espírito de bom coração faria: escolhe 5 jovens de diferentes nacionalidades e os entregas anéis com poderes elementais(já notaram que sempre que a coisa fica feia, esse povo resolve apelar para cinco pessoas resolverem a bucha? Zordon que o diga :P).

Os jovens encarregados pela missão foram: Kwame (África) com o poder da Terra, Wheeler (América do Norte) com o poder do Fogo, Linka (União Soviética) com o poder do vento, Gi (Ásia) com o poder da água, e Ma-Ti (América do Sul) com o PODEROSO poder do coração.

Mas os anéis possuíam outro grande poder: quando os cinco jovens reuniam os poderes dos seus anéis, era invocado o herói, o mito,o ídolo de qualquer membro do Greenpeace, o CAMPEÃO DA TERRACapitão Planeta.

E com todos esses poderes e a responsabilidade de proteger o Planeta, os Protetores terão de enfrentar um seleto grupo de vilões porcalhões: Dr. Blight, Porco Greedly, Duke Nukem, Looten Plunder, Verminoso Escória, Matreiro e Zarm.


O que este Nerd acha disso?


Capitão Planeta foi um dos desenhos mais politicamente corretos que eu já assisti, com direito a momento lição de moral no final do episódio (de fazer o He-man bater palmas) e tudo mais. Obviamente tinha que ser dessa maneira, já que era uma produção voltada para o público infantil e com a missão de passar uma mensagem ecológica para a garotada … mas certas coisas eram um tanto exageradas.

Querem um exemplo?


No próprio grupo dos Protetores tínhamos um jovem Americano e uma jovem loira vinda da União Soviética (mesmo o desenho sendo feito depois da queda do regime soviético). E os dois, ao contrário do que era de se esperar, se davam tão bem que nem parecia que a Guerra Fria existiu … sem contar que o Wheller era doido para dar uns amassos na Linka. :x

E como era um desenho infantil, nunca saberemos se ele conseguiu.

Com o passar das temporadas, os produtores mudaram a chamada de Linka na abertura do programa, tirando a U.R.S.S e substituindo por Europa Oriental. Isso inclusive, pode ser visto na abertura colocada nesta postagem.


Em cada episódio do desenho, tínhamos sempre a seguinte situação: um dos vilões cria uma maneira de ferrar com o meio ambiente, os Protetores aparecem, tentam resolver a tetra com seus poderes até o momento que a coisa fica preta e eles fazem o momento que creio eu fez a animação ganhar o seu espaço dentro da memória de todos nós: a união de poderes para convocar o Capitão Planeta.

Qualquer pessoa (seja Nerd ou não) que tenha visto o desenho sabe dizer exatamente o seguinte trecho de cor e salteado:


Após ser convocado, o Capitão limava o planos dos vilões e assim salvava o dia. E com o dever cumprido, ele sempre repetia para todos o “Lembrem-se: o poder é de vocês!!”.

Isso sim que é uma intervenção ambiental. :DD

Creio que muitos membros do Greenpeace gostariam de ter um Capitão Planeta para ajudar a proteger a natureza e descer o sarrafo nesses  malditos polui…*cof cof* continuando, era no momento da união dos poderes que víamos que o poder de Ma-Ti tinha utilidade

Ou você vai me dizer que sempre gostou do poder do coração ?

Porra, o Kwame poderia fazer um terremoto capaz de destruir qualquer coisa, a Linka poderia criar poderosos furacões, a Gi poderia fazer tsunamis devastadores e o Wheller poderia carbonizar qualquer maluco de tal maneira que deixaria Roy Mustang e o Príncipe Zuko orgulhosos.
 
E o Ma-Ti ?

Com o poder de seu anel, ele pode...conversar com baratas ?!! :O

Tá, o poder do Ma-Ti tem todo um contexto por trás se fomos refletir….mas sejamos sinceros, que poderzinho de MERDA, ein ? O jovem curumim está para os Protetores da mesma forma que o Aquaman está da para a Liga da Justiça, ou seja, um bostão xD.

Deve existir alguma lei que obriga super grupos a possuírem membros inúteis no grupo, só pode :P

Quanto as vilões, todos possuíam características muito próprias: Looten Plunder é o magnata desonesto, Porco Greedly é um gordaça com rosto e hábitos de…um porco, Drª. Blight é a cientista femmale fatal que usa roupa colante (e que tem um supercomputador chamado M.A.L, pois ele é DO MAL), Matreiro é o cara que usa um uniforme de “homem da limpeza”, Duke Nukem é o Coisa do Quarteto Fantástico…com radiação e Verminoso Escória é irmão malvado do mestre Splintter xD.

Ainda na galeria de vilões temos Zarm, o principal inimigo de Gaia (esse eu não me lembro de ter visto na série) e claro, o fantástico Capitão Poluição :DDD.


Como o próprio sugere, ele é um Capitão Planeta DO MAL, convocado através da união dos poderes seguintes poderes: Ódio, Super-Radiação, Fumaça, Tóxicos e Desmatamento. E nem preciso dizer que todos esses poderes são mais poderosos que o poder do Ma-Ti. ;xx

Enfim, amado ou odiado, Capitão Planeta foi uma animação que fez parte da vida de muitos jovens (e eu me incluo nisso). Alias, não duvido que muitos Biólogos, Engenheiros Ambientais, Veterinários tiveram o desenho como grande influência em suas carreiras.

E quem diria, as pessoas que em sua infância assistiram a esse desenho hoje são grandes profissionais ou pessoas conscientes. Já aquelas que assistiram Teletubbies em sua infância, hoje idolatram o Justin Bibier.

Minha geração foi abençoada, realmente.

Ficou interessado em (re)ver ?

No youtube você pode encontrar alguns episódios dessa pérola dos anos 90…mas como sou um cara legal, aqui vai o primeiro episódio dubladão para vocês:






Algumas Curiosidades:
  • Na dublagem original, alguns personagens contaram com nomes de peso como Whoopi Goldberg (Gaia), Sting e Malcom McDowel (Zarm), Martin Sheen (Matreiro) e Jeff Goldblum (convenientemente, como Verminoso Escória xD).
  • A dublagem Brasileira contou com Ricardo Schnetzer (Capitão Planeta),Ettore Zuim (Kwame), Iara Riça (Gi), Oberdan Júnior (Ma-Ti) , Carlos Marques (Weeler), Marisa Leal (Linka) entre outros nomes.
  • Ma-Ti pertencia a tribo dos Caiapós, tanto que foi criado pelo pajé da aldeia.
  • Capitão Planeta não ficou restrito as telas da TV apenas. Ted Turner criou uma fundação chamada Captain Planet Foundation, que inclusive possui um website.
  • Em um dos episódios da série, os Protetores precisam voltar ao tempo para impedir que a Dra. Blight entregue uma arma de destruição em massa para…Hitler o.O


  • Na Mitologia Grega, Gaia era a Deusa da Terra.
  • A única fraqueza do Capitão Planeta é … poluição. É muito mais fácil acabar com ele do que eliminar o Superman.
  • Em alguns episódios, a série também retratou temas como Violência entre Gangues e… Aids. E sim, isso foi um tanto quanto estranho!! :P

-------------------------------------------------------------------------------- 
 
Bem galera, é isso!

Espero que tenham gostado desta edição do Tirou do Baú.
Comentem, divulgue para os amigos e também para os inimigos. ;)

Um Grande Abraço a todos.

--------------------------------------------------- 
Quer ter uma imagem associada a seu comentário ?
Clique aqui e veja como \o/   

Sugestões, críticas, elogios ?  
Envie para nerdologialternativa@gmail.com  

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

Postar um comentário

8 Comentários

  1. hum. estou com preguiçinha de ler. mas sei que adoooorava o capitao planeta *-* era cutie cutie

    ResponderExcluir
  2. boa matéria, eu tb curtia capitão planeta mas vendo os videos eu vejo que era muito TRASHzao (trocadilho rox euheuheuhe) como he-man, apesar de ser intendivel pela época feito

    mas concordo bem melhor que mto desenho q passa hj e me da asco hj ver crianças sendo fãs de crepusculo meu deus /o\

    ResponderExcluir
  3. É, capitão planeta é uma das minhas primeiras lembranças de desenho, juntamente com Dragon Ball, Cavaleiros, Saint Seiya... E Claro Looney Tunes. xD

    Sempre gosteei deles, e pra mim a melhor parte era sempre quando eles chamavam o Capitão Planeta * Vaaai planeta! *

    muito melhor que os lixos de desenho que tem hoje.

    ResponderExcluir
  4. Capitão planeta era massa. O mais doidera era o Duke Nukem. Aliás, todo Duke Nukem é maneiro. Quanto ao coração, ele tem o poder foder com as vidas de menininhas carentes de bambu.

    ResponderExcluir
  5. iuaheaiuheiuaheuiaheiu capitão planeta eh sempre lembrado na minha turma qndo vamos jogar C e S (brincadeira para deixar geral bêbado mto rápido), sobre o menino do coração ele é como o do super gêmeos que sempre se transforma num balde d`água... inútil ehauiehauiheuiae

    ResponderExcluir
  6. Poxa, mas ai tem uma grande diferença: o anel do Zan até que é poderoso, mas ele que é burrão por não saber usa-lo xD

    ResponderExcluir
  7. Não perdia um episódio XD
    Coitado do Ma-Ti, eu sentia dó dele >.<

    ResponderExcluir
  8. Cara, relmente não entederam o que era o Ma-ti!!! Todos os poderes representam a natureza de um modo geral meu amigo, o fogo, o vento, a terra, o ar....são os quatro elementos..... e o coração somos nós meu chapa, que fazemos parte na natureza e justamente somos quem mais fode a terra com tanta poluição......talvez seja o poder mais destrutivo, o coração ganancioso do ser humano!!! Não é atoa um espécie sozinha conseguiu alterar tanto as condições do planeta. O Ma-Ti representava um coração que não degradava a natureza...ou vc acha que o povo indígene com suas tradições ferram com o planeta. E o cara que escreveu isso aqui tá sem noção, quanto mensagem do desenho...hahah!!!

    ResponderExcluir