16.7.10

[Por Onde Anda] O Esquadrão Relâmpago Changeman


Data de Publicação: 16/07/2010
Atualizado em: 24/12/2019

Em 2 de fevereiro 1985, entrava no ar na TV Arashi o primeiro episódio de um dos tokusatsus que viria a se transformar em um grande fenômeno por aqui, o super sentai Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman, 1985-1986), a 9º série do gênero produzida pela Toei Company.

Na edição de hoje da coluna Por Onde Anda, descobriremos o que aconteceu com os cinco atores que interpretaram o quinteto de heróis. Preparem se para muita nostalgia e informação, pois o texto está recheado com ambos. ;)


ATENÇÃO!!!

Nós do Nerdologia Alternativa não nos importamos de ver nossos artigos sendo utilizados em outros blogs, DESDE QUE haja uma referência ao trabalho original e ao autor. Copiar um texto e utilizá-lo sem dar as devidas referências se configura em PLÁGIO.

E isto é CRIME, caso não saibam.

Portanto, caso deseje utilizar os nossos textos, use o bom senso e reconheça os méritos de quem perdeu horas (e não foram poucas) de pesquisa para a elaboração do artigo. É extremamente decepcionante e desestimulante ver outros sites copiando seu trabalho na cara dura sem ao menos dar os devidos créditos.

Peço perdão pelo desabafo, meus caros leitores, mas esse aviso é algo necessário.


---------------------------------------------------------------------------------------------


Haruki Hamada (Hiryuu Tsurugi/Change Dragon)

Para o papel de Hiryuu Tsurugi, o líder do Esquadrão Relâmpago, a responsabilidade caiu nas mãos de Haruki Hamada.

Mesmo formado pela Universidade de Educação Física do Japão, ele decidiu se dedicar ao teatro, o que o levou a ingressar na 23ª turma do laboratório de teatro da Bungakuza. Pela companhia, o seu maior papel de destaque foi a participação na peça Life of a Woman (On'na no Isshō, 1984). O ator ainda participaria de um segundo grupo de teatro, a Komatsuza, antes de ser escolhido como o intérprete do Change Dragon.

Um fato bastante curioso é que tanto o ator quanto o seu personagem compartilham de uma paixão, a devoção em lutar pela justiça usando um collant vermelho o Beisebol. Enquanto Tsurigi era um ex-jogador de beisebol com direito a uma super técnica de lançamento de bola – algo abordado no episódio "A Bola Dragão Salva a Humanidade" (Kagayake! Hissatsu no Makyū, Ep. 9, 1985) – Haruki se dedicou ao esporte durante a escola secundária e parte da faculdade.

A paixão pelo esporte era tão grande que durante os intervalos nas filmagens do seriado, ele batia uma "bolinha" com o ator Kazuo Niibori, o responsável por fazer as cenas do personagem com o traje do Dragão.

Isso que eu chamo de entrosamento em favor do personagem.:D


Que fim levou?

Haruki Hamada prosseguiu com a carreira de ator, marcando presença em produções para a televisão, cinema e teatro.

Na TV, participou de obras dramáticas como Peppermint Age (Pepa Pig〜 min to Eiji, 1987) no Monday Drama Land (Getsuyō Dorama Rando, 1983-1987) da Fuji TV; Rainbow Color Murder (Nijiiro no Satsujin, 1988) no Tuesday Suspense Theater (Kayō Sasupensu Gekijō, 1981-2005) da NTV; Hot Eyes (Atsuki Manazashi, 1990) no Drama 10 (Dorama 10, 1989-2020) da NHK; Demon Island (Akuryō Shima, 1991) no Showa Mystery Masterpiece Selection (Shōwa Suiri Kessaku-sem, 1990-1998) da Fuji TV e Flower Rebellion (Hana no Ran, 1994) da NHK.

Ainda nos canais de televisão, o ator fez participações pontuais como no episódio “The Most Aboriginal Triangle Relationship” (Mottomo Abunagena Sankaku Kankei, Ep. 6, 1990) do drama I'm Always in Love with Someone (Itsumo dareka ni koishi teru ~tsu, 1990) da Fuji TV; no episódio “Strange Family” (Mishiranu Kazoku, Ep. 3, 1991) na minissérie Travel Suspense (Ryojō Sasupensu, 1991) da Kansai TV; no episódio "Minami Boso Love Song Spelling, Yasuura First Matchmaker of Criminal" (Minamibōsō Koiutatsudzuri, Yasuura Keiji no Hatsu Nakoudo, T03E25, 1990) da série Rogue Detective Junjo Faction (Hagure Keiji Junjō Wa, 1988-2005) da TV Arashi e no episódio "Sudden Hammer!" (Ikinari Hanmā!, Ep. 38, 1991) de Jetman (Choujin Sentai Jetman, 1991-1992). Aliás, a participação no super sentai seria o seu último trabalho como ator em um tokusatsu.

Fora do mundo dos doramas e séries, o número de trabalhos são bem mais modestos. Nos cinemas, participou de uma única produção, o longa-metragem Imagine Day Dream (Imajin Dei Dorīmu, 1997). Nos palcos do teatro, participou das peças Labyrinth Damascus Technique (Meiro Damashi no Tekunikku, 1987) e Bad Boys Bad Girls (1987). E na dublagem, ele integrou o elenco do OVA Locke the Superman: Mirror Ring (Choujin Locke: Mirror Ring, 2000).

Por conta das dificuldades em encontrar informações – acreditem, não é fácil encontrá-las nos sites japoneses – não faço ideia se esse último trabalho acabou sendo uma influência, mas atualmente Haruki Hamada ganha a vida como narrador. Neste ofício, Hamada já emprestou a sua voz para locuções de programas de auditório, séries documentais, eventos esportivos, propagandas e até trailers de filmes.

Entre os trabalhos realizados em sua carreira, podemos destacar o programa News Plus 1 (Nyūsupurasu, 1988-) da Nippon TV; Bramayo Shock File World's Kiwai Girls (Buramayo Shōgeki Fairu Sekai no Kowa 〜 I On'na-tachi, 2011-2012) da TBS; Super J Channel (Sūpā J Chan'neru, 1997-) pela Tv Asahi; Intense Recording! Police Close at 24:00!! (Geki-roku Keisatsu Mitchaku 24-ji!!, 2005-) para a Tv Tokyo; campeonatos de judô pela TV Fuji; o trailer do decepcionante de Millennium: A Garota na Teia de Aranha (The Girl in the Spider's Web, 2018); propagandas do Golf para a Volkswagen entre outros trabalhos.

Rapaz, o cara é praticamente uma amálgama do Lombardi, Galvão Bueno e Jorgeh Ramos. :D

Caso vocês tenham interesse em conhecer mais sobre a carreira de narrador do eterno Change Dragon, vocês podem conferir neste link. E sim, está em japonês, mas nada que a função de tradução do Chrome não ajude. ;)


Hiroko Nishimoto (Sayaka Nagisa/Change Mermaid)

Para o papel de Sayaka Nagisa, a musa da equipe e vítima da câmera boba do seriado, coube a Hiroko Nishimoto a missão de interpretar a Change Mermaid.

Nascida na cidade de Imbari – localizada na província de Ehime - Hiroko se mudou para Tóquio com a pretensão de seguir a carreira de locutora. Mas ao chegar na capital, seus planos acabaram mudando e a moça passou a se interessar pela atuação.

O desejo em se tornar uma atriz acabou a conduzindo a fazer parte da Theatre Academy, uma conceituada escola de artes cênicas japonesa. Sua estreia como atriz aconteceu no dorama The Stewardess Story (Suchuwādesu Monogatari, 1983-1984) da TBS. Um ano depois, ela estaria integrando o Esquadrão Relâmpago.

Um fato bastante interessante sobre Hiroko é que, assim como seu colega Haruki Hamada, ela também conta com um diploma de ensino superior, o de Ciências Políticas e Econômicas pela Universidade de Meiji. E após descobrir sobre isso, confesso que fiquei imaginando a Sayaka discutindo com o Comandante Ibuki sobre as razões políticas e econômicas que levaram o Sr. Bazoo a invadir a Terra...


Que fim levou?

A carreira de Hiroko Nishimoto como atriz foi bem curta.

Com o fim do Changeman, ela só voltaria atuar dois anos depois em duas oportunidades: uma ponta no episódio “Boneco Assassino” (Emono wa Desumasuku, Ep. 29, 1988) de Kamen Rider Black (Kamen Raidā Burakku, 1987-1988) e no episódio "Hate Criminal" (Keiji ga nikui, Ep. 3, 1988) do dorama NEW Jungle (Nyū Janguru, 1988) da Nippon Tv. Essas inclusive foram os seus últimos trabalhos na profissão.

Pode-se dizer que esse período foi um momento de transição profissional e pessoal na vida de Hiroko. Ao mesmo tempo que começava a se desligar da vida como atriz, ela iniciava uma nova jornada como repórter do Morning Hotline (Asa no Hottorain, 1981-1990) da TBS, onde inclusive adotou o nome Keiko Nishio. Aliás, “momento ok ok” foi através do programa que ela conheceu o seu marido, Yasunori Okada, que na época atuava como porta voz e locutor da emissora.

Ainda sob seu nome artístico, Nishimoto trabalhou na NHK Educational TV como um dos apresentadores do programa Step & Jump (Suteppu & Janpu, 1990-1997), um programa voltado a crianças e adolescentes em fase escolar. Ela apresentou dois segmentos dedicados a Geografia, o Jump Japan Geography (Janpu Nihon Chiri , 1990-1991) e Jump World Geography (Janpu Sekai Chiri, 1992-1993).

Esse programa na NHK seria seu último trabalho frente as câmeras. Ela acabou se aposentando do showbiz após o término da atração.


Hiroko Ouchi (Mai Tsubasa/Change Fênix)

Para o papel de Mai Tsubasa, a motoqueira Felipe Melo pavio curto da equipe, Hiroko Ouchi foi a pessoa selecionada para a personagem.

Estudou artes cênicas e técnicas para dublê na lendária Japan Action Club (JAC) - lugar de onde saíram personalidades como Junichi Haruta (Macgaren) e Kenji Ohba (Gaban) - onde se graduou na 13º turma. Seu primeiro trabalho foi uma ponta no longa-metragem A Lenda dos Oito Samurais (Satomi hakken-den, 1983). Hiroko também teve experiência com tokusatsus, participando dos Metal Heroes Sharivan (Uchuu Keiji Sharivan, 1984-1985) e Shaider (Uchuu Keiji Shaider, 1984-1985).

Ao ser escolhida para viver a Change Ikki de Fênix, a atriz passou a adotar o nome artístico Mai Ooishi. Durante a série, ela usou muito de seu conhecimento como dublê nas sequências de ação do seriado. Em uma dessas sequências, chegou até mesmo a fraturar o braço durante uma acrobacia

Interpretar super-heroína não é fácil.


Que fim levou?

Hiroko se aposentou do mundo artístico - e consequentemente do nome Mai Ooishi - pouco tempo após o fim do seriado. Contudo, em 1990 ela esteve envolvida com uma produção artísticas sob o pseudônimo Motomiya Naho. Infelizmente não encontrei nenhuma informação sobre qual era o nome da produção em questão.

Atualmente, ela tem atuado em eventos organizados pela empresa Red Entertaiment Deliver, criada pelo o ator e dublê Niibori Kazuo. Ela também é membro do Tokusatsu Binetsu Jobu, um grupo de atrizes que protagonizaram os Super Sentais da "Geração Original". Além de Hiroko, fazem parte as atrizes Tanaka Sumiko (Yabuki Jun/Yellow Four), Makino Michiko (Katsuragi Hikaru/Pink Five) de Bioman (Choudenshi Bioman, 1984-1985) e Nagata Yuki (Haruka/Yellow Mask) de Maskman (Hikari Sentai Maskman. 1987-1988).

Hiroko e suas amigas chegaram a fazer uma participação especial no episódio "I'm Sure I'll See You Again" ("Kitto, Mataaeru", Ep. 51, 2019) de Lupiranger vs Patranger (Kaitou Sentai Lupinranger VS Keisatsu Sentai Patranger, 2018-2019, onde elas aparecem como clientes de um bar/restaurante.

Não assisti Lupirager vs Patranger, mas essas quatro cuidariam facilmente dos vilões da série.
O TBJ costuma a organizar encontros onde os fãs dos seriados podem se encontrar e trocar ideias com as atrizes e até mesmo com alguns atores. Se alguns de vocês estiverem com o japonês afiado (ou contarem com um bom programa tradutor), neste link contém um texto sobre um fã que participou de um desses encontros organizados pelo grupo.

E para quem quiser acompanhar Hiroko pela internet, ela tem uma conta no Twitter. Os tweets obviamente estão em japonês.


Ichiro Tokiwa (Youma Ozora/Change Pegasus)

Para o papel de Youma Ozora, o alívio cômico da equipe, o escolhido foi o ator Ichiro Tokiwa.

Sob o pseudônimo Shiro Izumi, começou a despontar em 1984 quando participou do dorama Life is a Rattling Train (Jinsei wa Gatagoto Ressha, 1984) no Love Theather e do tosquíssimo tokusatsu Machine Man (Seiun Kamen Mashinman, 1984) onde participou do episódio "Agressões ao Mundo do Esporte" (Aidoru o tsubuse, Ep. 3, 1984).

Curiosamente, quando participou das audições para Changeman, Shiro fez testes para o papel de Change Dragon, onde acabou sendo recusado. Entretanto, graças a sua veia cômica, a equipe do seriado acabou o chamando para o papel do Change Meteoro de Pegasus.

Aliás, acredito que foi graças a essa aptidão ao humor que tivemos o clássico episódio "Canção Fatal" (Utae! Ōkina Koe De, Ep. 25, 1985), onde Ozora apresenta a pior versão de "Atirei o Pau no Gato" que já presenciei na minha vida.


Que fim levou?

A participação no Super Sentai deu uma grande guinada na carreira do ator, abrindo-lhe as portas para participar de doramas, filmes, peças de teatro e claro, tokusatsus.

Entre os dramas para TV, podemos destacar a participação no episódio "Saki, Enroll in Boys' School!?" (Saki, Danshikō Nyūgaku!? Tsuppari Haisukūru!!, Ep.18, 1986) Sukeban Detective II: Legend of Iron Mask (Sukebandeka II: Shōjo Tetsukamen Densetsu, 1985-1986), o dorama Cold Summer: Female College Student Job Hunting Diary (Tsumetai Natsu: Joshidai-sei Shūshoku Katsudō Nikki, 1986) no Friday Woman's Drama Special (Kin'yō On'na no Dorama Supesharu, 1984-1987) da Fuji TV e o drama Spring Sisters (Haru no Shimai, 1987) no Thursday Golden Drama (Mokuyō Gōrudendorama, 1980-1992) da Nippon TV.

Na década de 90, podemos destacar as produções Naughty High School Story (Itazura Kōkō Monogatari, 1990) da Nippon Tv, House on the Sand (Suna no ue no ie, 1993) da Fuji TV, o episódio "Bullying within the Company! Revenge of Dispatch OL" (Kigyō-nai Ijime! Haken OL no Fukushū, T09E08, 1996) de Rogue Detective Junjo Faction, o episódio "Curry Rice for Bride Father" (Hanayome no Chichi no Karēraisu, Ep. 5, 1997) de Flow Board Seven (Nagare Shichinin, 1997) da Tv Arashi e o drama Song Dedicated to the Mother (Ofukuro Ni Sasageru Uta, 1998).

Com relação a cinema, o ator esteve em Stardust Story: Hoshisuna Story (Sutādasuto Sutōrī: Hoshizuna Monogatari, 1987), Love Story to You (Rabu Sutōrī o Kimi Ni, 1988), The Shortest Letter to "Mother" in Japan (Nihon'ichi Mijikai `Haha' e no Tegami, 1995), Debt King "Shacking" 3 (Ka-ō "Shakkingu" 3, 1998) e Wakkanai Departure School (Wakkanai-Hatsu Manabi-za, 1999). Izumi também trabalhou em produções para o mercado de home-video onde participou, vejam só vocês, de duas produções eróticas: Captive: The Body (Toriko: Za Bodi, 1995) e Another XX Black Tracker (Anazā XX Kuroi Tsuiseki-sha, 1997).

E não, nenhum dos links desses últimos filmes vai para aquele site que vocês estão pensando até porque eu já procurei lá e não achei. :P

Apesar da quantidade expressiva de trabalhos, o papel mais memorável de Shiro em seu período pós-Changeman aconteceu justamente em um outro super sentai, Zyuranger (Kyōryū Sentai Zyuranger, 1992-1993). E se vocês, meus caros leitores, ainda não ligaram o nome a obra, este foi o tokusatsu que deu origem a série "original" dos Power Rangers (Mighty Morphin Power Rangers, 1993-1999).

E vocês sabem qual era o papel do ator na série?



Burai, o Ranger Verde.

Sim, o Change Pegasus foi o precursor do lendário Tommy Oliver.

Embora para nós o ator seja o eterno membro do Esquadrão Relâmpago, seu papel mais popular no Japão foi justamente o Burai de Zyuranger. Para se ter uma ideia, durante a série o personagem acaba morrendo e isso despertou a fúria da audiência. A comoção foi tanta que os responsáveis pelo seriado tiveram que se virar para trazer o personagem de volta para a trama.

Além de Zyuranger, o ator participou do episódio "Hidden Camera Live" (Dokkiri Namachūkei, Ep. 9, 1994) de Kakuranger (Ninja Sentai Kakuranger, 1994-1995), do episódio "Fierce Love!! The Burning Brothers" (Geki Ai!! Honō no Kyōdai, Ep. 5, 1995) de Ohranger (Chouriki Sentai Ohranger, 1995-1996) e dos curtas-metragens Super Sentai World (Sūpā Sentai Wārudo, 1994) e Kamen Rider World (Kamen Raidā Wārudo, 1994).

Como grande parte de seus companheiros, Ichiro Tokiwa se aposentou do showbiz em 2000.


Kazuoki Takahashi (Shou Hayate/Change Griphon)

Para o papel de Shou Hayate, o galã mulherengo safado do time, Kazuoki Takahashi foi o nome escolhido pela direção de elenco.

Modelo fotográfico durante a juventude, Takahashi abandonou as passarelas quando recebeu a oportunidade de participar do drama I am the Omamori-kun (Ore wa o Mawari-kun, 1981). A partir daí, ele não somente se dedicaria a carreira de ator como também passaria a adotar um nome artístico, Hiroshi Kawai.

Entre os membros do elenco principal, ele era o que contava com mais trabalhos no currículo. Enquanto Hamada e companhia acumulavam no máximo três antes de integrar o tokusatsu, Hiroshi teve a oportunidade atuar em TREZE produções entre dramas para TV e filmes para o cinema.

Ok, a grande maioria (se não a maioria) provavelmente se resumia a pequenas pontas com uma ou duas falas... mas ainda assim é número bastante impressionante.

Na televisão, participou dos doramas Two People Alone (Futari de Hitori, 1981) e Woman Dies in Summer (Natsu Ni Iku On'na, 1982) Galaxy TV Novel (Ginga Terebi Shōsetsu, 1972-1989) da NHK; A Little Nice Sister (Chotto ī Shimai, 1981-1982) da TBS; Smile Face / Crying Face / Pouty Face (Egao Naki Gao Fukure Gao, 1982) da Fuji TV; The Ripening Era (Jukusei Jidai, 1983) da CBC; Late Afternoon Wife (Hirusagari no Tsuma, 1984) da CBC; e Tenten Daughter (Tenten Musume, 1984) no Monday Drama Land da Fuji TV.

Ainda nas produções televisivas, fez pontas no episódio "Bogie Criminal Appears!" (Bogī Keiji Tōjō!, Ep. 521, 1982) no Welcome to the Sun! (Taiyōnihoero!, 1972-1987) da NTV e nos dramas episódicos The Virgin Saw (Shojo ga Mita, 1984) e Wives Going to the Miei Lecture (Mie Kōza ni Kayou Tsuma-Tachi, 1984) no The Suspense (Za Sasupensu, 1982-1984) da TBS. No cinema, Kawai participou de apenas duas produções: Loving (Eru ō vu~i-ai N G, 1983) e Pants Hole (Pantsunoana, 1984).

Embora contasse com pequenas participações em tantas produções, Kazuoki pensava em desistir da carreira e voltar para o interior do país caso não fosse aprovado nos testes para Changeman. Para sua felicidade, o diretor de ação gostou de sua performance em cena e solicitou a sua aprovação.

E assim, o ex-modelo enfim conseguiu o seu primeiro grande papel de destaque.


Que fim levou?

O papel no Super Sentai era o estímulo que Hiroshi Kawai tanto precisava. Prova disso é que desde o fim do seriado, ele não parou de trabalhar como ator, seja em produções televisivas, cinematográficas ou teatrais.

Com relação a doramas e seriados, a segunda metade da década de 80 concentrou a maior parte de seus trabalhos no gênero. Ele participou do episódio "Baby Blues" (Beibī Burūsu, Ep. 700, 1986) de Welcome to the Sun!; do episódio "Criminal Serizawa, Desperate!" (Serizawa Keiji Zettaizetsumei!, Ep. 27, 1986) de Reward of Pride (Hokorinohōshū, 1985-1986) da NTV; os doramas I Want to Call my Mother (Kāsan to Yobitai, 1987) e Spring of Koharu (Koharunoharu, 1989) no Love Theater (Ai no Gekijō, 1969-2009) da TBS; do episódio "Kohei Cries" (Kōhei ga Naita, Ep. 2, 1988) de NEW Jungle; o dorama I Want to be Fooled and Loved (Damasa Retatte Aisaretai, 1988) no Series Town (Shirīzu-gai, 1988-1990) da Tv Arashi.

A partir dos anos 90 em diante, embora continuasse a participar dos dramalhões televisivos, a quantidade de trabalhos é bem mais modesta. O ator este no episódio "Dangerous Love, Woman Who Stabbed her Father!?" (Kiken'na Aijō Chichioya o Sashita On'na!?, T05E05, 1992) Rogue Detective Junjo Faction; no episódio "A Divorce Reward for Death!" (Shi o Yobu Rikon Isha-ryō!, Ep. 1, 2001) de The Reasoning of Reiko Kamijo (Kamijō Reikonojikensuiri, 2001-2012) e no dorama Detective TOMOE (Go Kinjo Tantei TOMOE, 2003) da WOWOW.

Uma coisa que é preciso ressaltar sobre a carreira televisiva de Kawai é que entre os membros do elenco principal de Changeman, ele foi o que esteve mais envolvido em tokusatsus. Para vocês terem uma ideia, meus caros leitores, ele esteve no episódio "Triste Guerreira" (Kanashimi no Sara, Ep. 26, 1986) de Flashman (Choushinsei Flashman, 1986-1987), integrou o elenco principal de Metalder (Chou Jinki Metalder, 1987-1988), esteve no episódio "O Ninja Solitário" (Ninpō Hana chō-chin!, Ep. 30, 1988) de Jiraya (Sekai Ninja Sen Jiraiya, 1988-1989), no episódio "O Apito Misterioso" (Fushigina Yobi Fue, Ep. 14, 1990) de Patrine (Bishojo Kamen Powatrin, 1990), no episódio "O Triste Final de um Homem" (Kanashī Hittoman, Ep.37, 1991) de Super Equipe de Resgate Solbrain (Tokkyu Shirei Solbrain, 1991-1992), esteve no elenco principal de Janperson (Tokusou Robo Janperson, 1993-1994) e participou dos episódios "New World: Another Kiva" (Shinsekai: Mō Hitori no Kiba, Ep. 32, 2008) e "Supersonic: Saga's Fight" (Sūpāsonikku: Tatakai no Saga, Ep. 33, 2008) de Kamen Rider Kiva (Kamen Raidā Kiba, 2008-2009).

É válido destacar que o ator voltou a interpretar Shou Hayate em uma pontinha no episódio "O Maior Tesouro do Universo" (Uchū Saidai no Takara, Ep. 42, 2012) de Gokaiger (Kaizoku Sentai Gokaiger, 2011-2012).




No área cinematográfica, é preciso destacar a sua participações no filme de Janperson (Tokusou Robo Janperson, 1993) e a sua ponta em Wasabi (2001), produção estrelada pelo o ator francês mais conhecido do mundo depois do Gerard Depardieu Jean Reno. Além dessas, ele atuou em produções como Atami Murder Case (Atami Satsujin Jiken, 1986); Prisoner Maria: The Movie (Joshū Shokei Hito Maria, 1995); Financially Corrupted Islands (Kin'yū Fushoku Shima, 1999) Senri-o (Senrigan, 2000); Drowning Fish (Oborerusakana, 2001); True story, Hokkaido Yakuza war (Jitsuroku Hokkaidō Yakuza Sensō Gyakuen, 2001); Rush! Asama Sanso Incident (Totsunyū Seyo! Asamasansōjiken, 2002) e Road to the Leader (Shuryō e No Michi, 2003).

Hiroshi também trabalhou em muitas obras dedicadas ao mercado de home-video. Entre obras como Corporate Warrior Yamazaki (Kigyō Senshi YAMAZAKI, 1995), o episódio "The Day the Fruit Ripens" (Kajitsu Ga Jukusu Hi, Ep. 3, 1999) de Ultraseven Final Chapter (Urutorasebun 1999 Sai Shūshō, 1999) e Black Jack III (Burakku Jakku III, 2000), longa live-action baseado na obra do Ozamu Tezuka, há também produções de cunho erótico como o segundo episódio da série Indecent Teacher (Injūkyōshi, 1995), os filmes Meilan: The Revenger (Miran za Ribenjā, 1990), Secret of Married Woman M (Hitodzuma M no Himitsu Nozoka Reta Yokubō, 1998) e Red Zone Reiko (Reddozōn Reiko, 1998).

Novamente, nenhum dos links dos últimos longas vai para aquele site que vocês estão pensando não encontrei nenhum dos citados nessas plataformas. :P

Por fim, temos os seus trabalhos em peça teatrais, atividade a qual o ator se dedica atualmente. Gekitotsu -Issue of Bakumatsu- Hanzo Hattori vs Ryoma Sakamoto (Gekitotsu - bakumatsu ibun - Hattori Hanzō VS Sakamoto Ryōma, 1997), Suigetsu Island: Heard from that Wind (Suiryū Tsuki no Shima: Ano Kazeninotte Kikoete Kita, 2007), Blue Heart (2009), Remnant (Remunanto, 2010), Donzoko (2012), Oversmile (Ōbāsumairu, 2013) e a adaptação para os palcos do mangá Blue Exorcist (Ao no Exorcist, 2014) são alguns dos trabalhos que ele apresentou nos palcos.

Se vocês querem saber mais sobre Kazouki Takahashi, é possível acompanhá-lo pelas suas redes sociais. Usando seu nome de batismo - em algum momento da sua carreira ele decidiu abandonar o nome artístico - vocês podem encontrá-lo no Facebook e no Twitter.

-------------------------------------------------------------------

E vejam só o que temos aqui: um vídeo que apresenta as atrizes Hiroko Nishimoto e Mai Ooishi um ano após o final do seriado.




Essas entrevistas com elenco após o término das séries parece ser algo comum no Japão. Eu inclusive já vi um vídeo com uma entrevista similar com Junichi Haruta, Hikaru Kurosaki e Kiyomi Tsukada após o fim de Jaspion.

--------------------------------------------------------

Muito bem meus caros leitores, este foi mais um artigo da seção Por Onde Anda a ser atualizado.

Gostaram do artigo? Desejam ajudar com alguma referência não citada, corrigir alguma informação ou simplesmente me xingar?

A área de comentários é o lugar onde vocês podem participar da discussão apresentada no texto. E acreditem, a participação de vocês é o que move o Nerdologia Alternativa continuar existindo. ;)

Aliás, gostaria de fazer dois breves agradecimentos. O primeiro é para a minha querida amiga Yasmine que me ajudou na tradução de boa parte do conteúdo que está aqui. Se não fosse por ela, esta atualização do texto não seria possível. Em segundo lugar, gostaria de agradecer a vocês, meus caros leitores, por transformar este artigo na postagem mais visitada do blog. Esta atualização no texto é meu presente a todos vocês que contribuíram para isso se tornar realidade.

Um grande abraço a todos e até o próximo texto.

---------------------------------------------------
Quer ter uma imagem associada a seu comentário?
Clique aqui e veja como \o/

Sugestões, críticas, elogios?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

49 comentários:

  1. Salve Marcel! Porra, fodão o artigo cara! Parabéns. Daqui a pouco tão plagiando de novo, hehehe

    Abç, brother.

    ResponderExcluir
  2. changeman eu era bem novo quando passava lembro pouco sei que tem um episodio que os changemans viram do mau e o changeman acho vermelho tem q salvar a patria

    ResponderExcluir
  3. hahah q foda, eu e um primo meu viviamos brigando quando pequenos pra decidir quem era o changeman vermelho até pq era o vermelho que ficava com a rosa que era uma coleguinha nossa na escolinha ehauiheauiheuiaheuiaheiuae

    ResponderExcluir
  4. Cara, nunca vi, nunca pensei em ver, mas sempre ouvi falar pelo meu irmão.
    Pra variar quando o assunto é artigo meu irmao faz o dever de casa.
    Agora, comparando com o pessoal de Power Rangers, esses daii não fizeram muita fama né? =\
    Digoo, depois de changeman, eles não conseguiram tanto quanto o pessoal que fez o Mighty morphing.

    ResponderExcluir
  5. Putz, não fala isso não hauahuahuahuahuahau !!

    ResponderExcluir
  6. O episódio que eu guardo de recordação é quando o Change Pegasus estava tentando cantar "Atirei o pau no gato".

    O problema era que ele era extremamente desafinado xD

    ResponderExcluir
  7. hum. interessante interessante. apesar de nem saber que isso ai existiu :x
    mas assim marcel arrasou no artigo. muito bem feito mesmo !

    ResponderExcluir
  8. Cara gostei muito,procurei para valer e ñ tinha encontrado nada sobre eles esse sentai pra min foi e sera sempre o melhor parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  9. sou fã dos power rangers numero ummmmmmmmmmmmm!!!

    ResponderExcluir
  10. alguem sabe por onde anda jiban?

    ResponderExcluir
  11. Nossa adorei,,me deixou feliz saber q essas pessoas q fizeram minha infancia tão feliz estãobem..

    ResponderExcluir
  12. Muito bom trabalho!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom trabalho!

    ResponderExcluir
  14. muito boa postagem e comentarios adorei saber da vidas meus antigos herois que bom trabalho d voçes boa sorte na sua caminhada tony de boa viagem reçife pernambuco ...para o mundo

    ResponderExcluir
  15. amei vc é 10 pena que nao coloquem na tv de novo!!!elisangela

    ResponderExcluir
  16. oi.. blz ..kra!!
    nosssa esse site e otimo teria como vc saber tbem como foi apos sobre os componentes do jiraiya qro saber
    valeu essa sera markda pela nossa infancia , vc sao 10000

    ResponderExcluir
  17. Opa Renato, valeu pelo elogio ;)

    Quanto ao do Jiraya, está ai uma excelente sugestão.
    2011 está quase chegando, quem sabe a gente não faça um sobre o Ninja Jiraya ainda no primeiro Trimestre hehehe

    Flws e continue nos acompanhando o/

    ResponderExcluir
  18. "Gosteii velhoo "Muntoo legaul "O Esquadão Relampago Chengerman,pra mim foi um dos melhores "Tokusatsus...em boraa gosto de "Flashman,Mashniman etc....
    Eu assistiii e confesso que perto de fazer 30 anos de idade ainda assistoo aos "Tokus!..
    Na época que eu assistia foii na "Rede manchetee eu tinha uns 12 anos de idadee "Cara eu era tão louco pelos erois japonese que em ves de gasiar a ultima aula pra ir vadiar com os amigos eu preferiria escutar da minha irmã abobrinhas e gasiar em casa na frete da telinhaa!"KK......
    O programa da "Angelica era td de bom!...eu quando estava na frentee da tv esquecia do mundoo la foraa! "Inclusivee as amolações da minhaa irmã que me criou "kk....
    Que pena que você não coseguiu achar fotos recentes da changemen saikaa eu era apaixonado por elá "Hum ainda sou Rs...
    O epsodio Que me marcou muinto e ficou na lenbrança foi a do geodai quando ele engoliu uma bonbaa!..aiii ficou do lado do beem por alguns instatee!....
    Mas aii se tiver "Msn me adiciona aii valeu!...

    Cesar-tokusatsu@hotmail.com

    Abraço "tokusatsu....

    ResponderExcluir
  19. PORRA MUITO SHOW KRA! VC MANDA MUITO BEM!
    VE SE VC Ñ CONSEGUE VER O Q ACONTECEU COM OS CYBERCOPS!
    MUITO MANEIRO VC KRA

    ResponderExcluir
  20. Foi bom relembrar os velhos tempos de Changeman!

    ResponderExcluir
  21. Muito bom.Assistia sempre que passava na antiga tv manchete. Hoje consegui todos os epsódios em dvd. RARIDADE

    ResponderExcluir
  22. Sei...vc tem muito cara de q nao viveu nessa época...cai na real mulher!!!

    ResponderExcluir
  23. Cara, tem um canal extremamente pequeno chamado UlbraTV que passa um monte desses Tokusatsus antigões!

    ResponderExcluir
  24. Cara adorei essa materia,foi fantastico saber sobre esses atores,que fizeram as nossas infancias descomunnal.Adoro jaspion,changeman e todos os herois daquela época,tanto que concegui comprar todos dvds daquela época,parabéns pelo otimo trabalho.

    ResponderExcluir
  25. Gostava de assistir o esquadrão relâmpago changeman quando passava na televisão

    ResponderExcluir
  26. muito show de bola,amava muito os changeman,teu site é maravilhoso.
    sera que vc consegue acabar com a minha curiosidade?
    sempre quis saber qual a idade dos personagens,ou seja quand se tormaram changeman.
    sera que vc teria a resposta?
    nunca consegui descobrir.
    se consegui ficarei muito acradecida.
    valeu

    ResponderExcluir
  27. Que saudade desse tempo, amava o seriado.

    ResponderExcluir
  28. Sessão nostalgia, literalmente!

    ResponderExcluir
  29. tenho  muitas saldade gostaria de revelos de novo  na telinha boas lembrança eternamente changeman.

    ResponderExcluir
  30. caramba muita saudade ...obg a vc que faz esse trabalho maravilhos,que é justamente resgatar um poco da infancia que fica para traz e nos traz a real uma doce lembraça de que ja fomos crianças um dia,... geralmente as crianças crecem e esquecem as coisas boas passando a adotar algumas atividades rums como se ver no mundo hoje em dia! e com esse seu trabalho que eu chamos doce resgate,não me diexa ficar triste pelo o  dia de hoje e sim saber que minha infancia foi de inocencia,magia e muitas alegrias,obg primeiramente a Deus e avc,muito sucesso na sua vida e muitas prosperidades! abração do amigo Emerson Pedro...com muito carinho! fiquem com Deus....

    ResponderExcluir
  31. muito interessante essa materia gotei muito

    ResponderExcluir
  32. eu nao perdia um episodio  oooooo saudade boa 

    ResponderExcluir
  33. Artigo foda. Podia fazer um também sobre os mais bizarros vilões de tokusatsus. Changeman tinha vários.

    ResponderExcluir
  34. Á muito legal o post,tava doido mesmo para saber sobre eles,parabéns foi um ótimo trabalho. 

    ResponderExcluir
  35. eu gosto dos changeman faço coleçao deles.Mas eu gostei mais da sayaka nagisa porque ela esta muito bonita sou fã dos changeman esquadrão relampago changem . Gosto muito de você tsurugi gosto de todos vocês e tambem dos flachema,giraya o incrivel ninja cayber coops ,jaspion gosto de todos vocês sou sua fâ gosto de todos voces.A e eu quero falar que
    goooooooooooooosssssssssstttttooooo
    mmmmmmmmuuuuuiiiiittttttttttttoooooooo
    ddddddddddddddddddddddddeeeeeeeee
    vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvooooooooooooooooooooces!

    ResponderExcluir
  36. ggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssstttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo ddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooccccccccccccccccccccccccccccccccccccccceeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss OBRIGADO POR CRIAR ESSE SATE GOSTO DE TODOS VVVVVVVVVVVVVVVVVVVOOOOOOOOOOOOOOCCCCCCCCCCCCCÊS

    ResponderExcluir
  37. josineide ferreira da silva19 de setembro de 2012 20:27

    EU ADORO CAFE COM LLLEEEIIITTTEEE

    ResponderExcluir
  38. adorei! muito obg por mim fazer lembrar de minha infância maravilhosa !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  39. E sem legenda não da para entender o vídeo.

    ResponderExcluir
  40. pow esse e que era um bom seriado que pena que acabou foi bom enquanto durou.

    ResponderExcluir
  41. parabéns pelo esforço, ficou muito bom !

    ResponderExcluir
  42. o cha pa pode cre valeu ai muito massa

    ResponderExcluir
  43. nossa que tempo muito bom amei nessa época eu fazia tudu jogava bola brincava e etc hj estou com cancer não posso fazer nada mas é isso bjs a todos....

    ResponderExcluir
  44. gostava muito to changeman negro. tinha uma cena onde ele lutava com soldados gosmentos(aqueles azuis) e tinha uma faca na bota do cara cuacuuacua. passei anos imaginando como fazer aquilo em uma bota de verdade. rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  45. Quando tiver oportunidade, assista é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  46. Queria saber da shima, buba...

    ResponderExcluir
  47. A Sayaka Nagisa (Hiroko Nishimoto) devo minhas primeiras ereções - e só tinha 6 anos! rsrs

    ResponderExcluir
  48. Estranho que essas series tiveram somente 1 ano de exibição no japão, Todas, Jaspion, Changeman Flashman se tivessem sido produzidas somente para o mercado brasileiro teriam durado alguns anos mais.

    ResponderExcluir