NerdTop: os 5 programas mais legais da MTV Brasil nos últimos 10 anos


Sejamos francos: todos aqui já dedicaram algum tempinho de vossas vidas assistindo a programação da MTV Brasil. Muitos de vós podem até nutrir atualmente um ódio mortal do canal, mas certamente guardam com carinho as lembranças de um ou outro programa que a emissora exibiu.

Pensando nisso que o NerdTop desta semana irá apresentar os 5 programas mais legais da MTV Brasil nos últimos 10 anos. Após este artigo, quem sabe vocês não passem a olhar o canal com mais carinho (NOT!!)


Antes de mais nada, você deve estar se perguntando: "mas porque fazer um NerdTop sobre APENAS os últimos 10 anos do canal ?"

Bem caro leitor cujo o nome eu não sei, acontece que durante os anos 90 eu estava mais interessado em acompanhar o "Maldito Jaspion" na Manchete do que ir ver o "Garganta e Torcicolo". Até porque, eu só fui viver minha adolescencia depois desta década, logo meu conhecimento sobre o canal começa apartir de 2000 em diante.

Mas enfim...vamos ao que interessa =D:


5. 15 Minutos

Apesar de todo o discurso no inicio desta postagem, eu não tenho como negar o fato que a programação do canal nos últimos anos estava péssima (para não dizer "uma bosta" ;x). No ano de 2008, a programação do canal atingiu o ápice da chatice, onde não havia um programa interessante para se assistir (a não ser que você fosse fã no Nx Zero, Fresno e cia =3).

Mas quando parecia que o canal não nos apresentaria nada de interessante ... eis que surge o 15 Minutos, um programete (com duração de ... 15 min =P) apresentado por Marcelo Adnet e o seu fiel escudeiro Kiabbo. Na atração, Adnet lia e-mail de fãs, contava piadas, fazia um som com seu amigo Kiabbo e até mesmo fazia imitações tão boas que deixaria o Tom Cavalcante orgulhoso.

Alias, duas de suas imitações se transformaram em momentos antológicos na história do programa: Silvio Santos cantando "Sweet Child O' Mine" e o Zé Wilker cantando "Créu".




Alias, sabe o que é impressionante ?

Um programa de apenas 15 min (menos se contarmos os comerciais) conseguir ser melhor do que outros que possuíam muito mais tempo dentro da programação. Adnet e Kiabbo mandaram tão bem que os dois comandaram a festa do VMB(que contou com a premiação mais whatever de todos os tempos: "melhor twitter" -_-) no ano seguinte.

Hoje o programa pode não ter a mesma graça de dois anos atrás, mas por tudo que fez em seu ano de estréia, o 15 Minutos merece um lugar em nosso NerdTop.


4. Rock Gol de Domingo

Para aqueles que não aguentavam as discussões das mesas redondas dominicais (mesmo sendo um amante do futebol), o RockGol era uma excelente alternativa para aqueles que queriam saber os resultados dos jogos do fim de semana e ainda se divertir.

Paulo Bonfá e Marcelo Bianchi (que anualmente comandavam um quebra canela entre os músicos) conseguiram fazer algo muito difícil dentro da área: falar de futebol de uma forma divertida o suficiente para agradar até mesmo aqueles que nem gostam do esporte.

Sem sombra de dúvidas, um dos melhores quadros do programa é o "Bola na Fogueira", onde os convidados tinham que responder a perguntas recheadas de duplo sentindo. Até o Biro-Biro (que o antigo presidente do Corinthians, Vicente Matheus, chegou a chama-lo de "Lero-Lero") já participou do quadro:



Alias, até mesmo a  banderinha gostosa  Ana Paula de Oliveira já participou do quadro.

Eu não sei como anda o programa atualmente, mas não foi uma boa jogada retirar o programa do Domingo para coloca-lo na Segunda. =/


3. Gordo a Go ~ Go


Na minha humilde opinião (o que não é algo muito relevante xD), Gordo a Go~Go foi um dos melhores talk shows que eu já assisti. E tudo isso graças ao a seu apresentador, João Gordo.

Com seu estilo debochado, Gordo conseguia deixar seu convidados tão a vontade que as entrevistas deixavam as formalidades de lado para se transformar em divertidos bate-papos. Lembro-me de certa vez ter assistido uma entrevista com o cantor Sergio Reis, que alem de inusitada (afinal estamos falando de um Rockeiro conversando com um cantor Sertanejo), foi uma das melhores conversas que eu já vi.

Alem de bate papo animados, o programa contou com vários momentos engraçados (para não dizer épicos) como por exemplo: o dia em que João entrevistou Sergio Mallandro e o Palhaço Bozo:



Mas certamente, um dos melhores momentos da história do programa foi o caso envolvendo o "cantor" e "ator" Dado Dolabela. A confusão foi tão grande que o programa nem foi ao ar, sendo disponibilizado na internet anos depois.

Enfim, o programa teve tantos momentos curiosos que no futuro eu poderia até fazer um NerdTop envolvendo os melhores momentos do Gordo a go ~ go.

Vocês apoiariam a idéia ? =x


2. Top Top MTV

Uma reclamação frequente de quem acompanha (ou acompanhava) o canal é que a MTV cada vez mais deixa de ser um canal exclusivamente musical. Fato: ultimamente o "Music" do nome do canal tem feito tanto sentido quanto o nome "Karate" da nova versão do filme com o Jackie Chan e o Jaden Smith.

Logo, é surpreendente (e gratificante) ver a emissora ressuscitando um dos programas mais legais produzidas por ela nos últimos 10 anos. Afinal de contas, quem aqui não curte um Top List ? O NerdTop

Alias, é válido dizer que o Top Top já matou uma futura palta do NerdTop, afinal olha só o tema que eles já fizeram:


Malditos sejam Marina Person e Léo Madeira (e seu Black Power ò.ó)...só irei deixar essa passar pois sou muita fã do programa ;x (como se eu fosse ameaça para alguém u.u).

A volta do Top Top foi sem sombra de dúvidas uma das melhores jogadas do canal nos últimos anos. =)


1. Hermes e Renato

Definitivamente, Hermes e Renato foram uma das grandes razões por ter ligado a tv na MTV. Muita gente pode considerar as piadas de extremo mal gosto, mas na minha humilde opinião de merda, a trupe faz parte de um dos melhor programas de humor dos últimos tempos.

Por que?
Simples, eles são politicamente incorretos!

Se existe algo irritante no mundo em que vivemos é toda essa hipocrisia chamada "politicamente correto". Por causa dessa MERDA, programas de sucesso no passado como "Os Trapalhões" jamais teriam espaço na mídia por ser considerado ofensivo. 

E ai está a graça de "Hermes e Renato".
Eles não estão nem ai para isso, fazendo seu humor tosco ... mas puramente divertido.
E de certa forma, ai está um dos pontos da MTV, uma vez que deu toda essa liberdade para o grupo fazer o que bem entender.

Graças a isso fomos brincados com diversos personagens marcantes ( Joselito, Boça, a banda Massacration, e os próprios Hermes e Renato), quadros divertidos e até mesmo spin-offs do programa ( Sinha Boça e o Tela Class).

Aqui vai alguns exemplos de quadros bacanas do programa:

a) Hermes e Renato no Bingo da Amizade


b) Portão da Esperança (uma paródia do "Porta da Esperança" do Silvio Santos)


c) Escola de Recuperação para Baitolas


E tinha até um quadro em homenagem ao grande Mestre Alborguetti , o programa policial Chapa Quente.

Depois de 10 anos de MTV, a trupe deixou o canal para ir participar do programa Legendários da Rede Record. É bem provável que no canal dos bispos eles não teram a mesma liberdade, mas de qualquer forma: Marco Antônio Alves, Fausto Fanti, Adriano Pereira, Bruno Sutter, Felipe Torres e Gil Brother, MUITO OBRIGADO POR TUDO!!

Sucesso a todos vocês !! =D


E o Hour Concur vai para ...



... Piores Clipes do Mundo

Sem sombra de dúvida, um dos programas mais fodas criados pela MTV Brasileira. Exibido de 1999 até 2002, o programa teve quatro fases: a primeira apresentada por Marina Person, a segunda por Marcos Mion (essa com duração de 30 min), a terceira e mais famosa também apresentada por Mion (já com uma hora de duração) e a quarta e a última apresentada por João Gordo e Ferrugem (o Chucky Brasileiro xD).

O programa é considerado como uma das maiores audiências do canal, tanto que devido ao sucesso da atração, Marcos Mion e Cidão (seu fiel ajudante) foram contratados pela Band. Alias, uma de minhas grandes frustrações com o canal é por justamente não ter revivido o programa quando o Mion retornou para o canal.

Entre as atrações do programa tinhamos a Pérola Videoclíptica, Micón, TSBSAVPTDC ("Tradução simultânea buscando sempre a verdade por trás dos clipes"), exibição de Clipes Caseiros e de clipes sortidos que tinham alguma ligação com o tema do programa. Alias, sempre no último bloco do programa, o clipe Green Hair do Supla ( o papito o/) era exibido. Afinal de contas, porque você acha que o Supla fez parte da "Casa dos Artistas", ein ? ;D

Mas o melhor momento do programa realmente era a pérola videoclíptica, tanto que seus vídeos hoje são grandes hits de acessos no youtube, como por exemplo:

a) Beat it (com participação do Kyle Reese de Exterminador do Futuro e Toninho Cerezo)


b) Brincadeira de Criança do Grupo Molejo (o melhor grupo de pagode ever ;x)


c) E o próprio Green Hair =DDD



Eeee bons tempos que não voltam mais =/


E a posição "Pé de Chinelo" vai para ...



... As Quebradreiras

Na boa, essa foi a posição mais difícil de escolher, tanto que passei boa parte da tarde de hoje pensando quem seria o felizardo a representar esta posição. Mas depois de muita reflexão (com direito a uma dose de "K9 - Um policial bom para cachorro" xD) eu cheguei a conclusão que este Reality Show deveria ocupar esta posição.

Por que ?

Quando em 2007 a emissora decidiu parar de investir em clipes, ela resolveu se aventurar com outros tipos de produção. As Quebradeiras foi uma dessas "aventuras" do canal de Zico Góes.

O resumo do programa era simples: "apresentar as baladas, as brigas, os romances e as TPMs" (de seis patricinhas de 18 a 21 anos numa casa de praia em Juqueí". 

Deixar de mostrar clipes para apresentar um reality show com uma proposta tão FÚTIL como essa ?

Nada contra as garotas que participaram do programa, mas como diria o sábio filósofo Roberto Bolaños: "era melhor ir ver o Pelé"

Em vez de terminar esta postagem com um vídeo do programa, irei finaliza-la com um videoclipe que você não verá na MTV:


Esse clipe é uma cortesia dos MdMs (malditos u.u).
Tente se livrar dessa música com refrão chiclete ... se puder xD


Até a próxima pessoal o/

---------------------------------------------------
Quer ter uma imagem associada a seu comentário ?
Clique aqui e veja como \o/

Sugestões, críticas, elogios ?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Bom, vamos lá :P
    1 - Eu sinceramente não entendo a raiva tão grande que gentes nutrem pela MTV. É como se a criança crescesce e tivesse uma vergonha tão grande de ter assistido que começa a falar q é uma bosta. Não é. É até que tem abrangido cada gosto (claro, depende do horário. Não vou ao Top 10 achar que vou assistir um clipe do Grizzly Bear, por exemplo).
    2 - o Furo MTV tb podia aparecer aí né.... ;P
    3 - outro programa que era muito bom era o Balela MTV com a didi e a marina. ficou um ano só (não lembro qual).
    4 - não entendi muito bem a "volta" do top top... na verdade desde 2004, q eu me lembro, ele ficou só um ano sem ser exibido. E justamente 2007, o ano maldito da MTV.
    5 - sim, 2007 foi o ano maldito porque o tal zico "aboliu" os clipes e apostou no terrível MTV Overdrive. Não suficiente, tentou preencher a programação com programas ruins sem clipe.
    6 - "voltando" ao top top ( XD) pra mim é o melhor, marina e léo estão cada vez mais sincronizados, debochados e divertidos. Gosto demais, se é q vc me entende.
    7 - pra finalizar, quando a mtv resolve fazer reality (principalmente sem famosos) a coisa entorna. Vide (ou não) o desse verão "Tem uma banda na minha casa". O programa era terrível! Mostrando porque uma menina perdeu num jogo de baralho por exemplo. Seguido de um depoimento! Que isso? Visão moderninha das coisas? Ou visão paulistana do cotidiano? Não sei.

    Chega né :)

    ResponderExcluir
  2. haha. adoro tops tops.listas são um maximmo!

    ResponderExcluir
  3. Pô Daltron, você mesmo explicou o porquê da volta do programa em seu comentário xD.
    huehuehueheuheuheue

    Acontece que quando ele ficou esse tempinho fora da grade, eu achei que nem iriam voltar a exibi-lo (vide o Piores Clipes do Mundo).

    Mas ainda bem que a MTV voltou atrás e voltou a exibir o programa em sua grade ^^

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Daltron e discordo em alguns pontos desse Nerdtop...
    E se for ver pela sua linha de raciocíniode "melhores" posso acrescentar o Mega Liga de VJ Paladinos e Fudêncio (foi feito pela MTV, e é programa, então poderia ter entrado no nerdtop) e o Descarga, que era loooco demais.
    Se formos por um outro ponto de vista de "melhores" eu indicaria o MTVDebate...

    É isso.

    ResponderExcluir
  5. Aaah bom marcel. Mas isso faz tanto tempo que achei que num era essa volta... XD hehehe
    E a mega liga que a ana citou era bacana mesmo! E fudêncio tb! Mas esqueci de falar de um (que acabou, infelizmente): o Coluna MTV. Era mais intelectual, mas era muito bom!

    Agora sim, chega! huehuehue

    ResponderExcluir
  6. veeeelho, massei 1h lendo esse posto.
    li todas as virgulas e vi todos os videos, normalmente não tenho saco pra isso o.o
    mas hoje tava mto boom o nerdtop e tal...

    eu nunca tive mto tempo pra ver mtv; nunca pegava direito na minha casa ¬¬ e qnd começou a pegar eu deixei a tv de lado e usava so o pc, e de uns anos pra ca a tv-utube ¬¬
    eu sempre ficava meio por fora das conversas sobre a mtv ._. principalmente naquela epoca dos meus 12 anos +- que era top ver tbm ¬¬ UIASHDUASD.

    mas eu ja ouvi falar de todos os premiados, e sei algo sobre. e ja tinha visto todos os videos ¬¬ ou quase todos, sei la. mas foi mtooo bom reve-los, me divertii. /o/

    marcelito, como sempre fazendo ootimos posts (L)

    *to ate com medo de perder esse comentario, nunca fiz um grande assim ¬¬

    :*

    ResponderExcluir
  7. Caraca velho, esses que tu citou, a maioria eu vi mais no Vc Tubo do que no canal. Mas fodão o nerdtop. Sérgio Malandro foi crássico. E na boa, não é achaque de velho dizer que Mtevê era beeeeem melhor antes, uma pq perdeu o sentido o barato, com a internerd tomando conta e tal. Eu sou do tempo do bom e velho Teleguiado com o Cazé, de lendários Beavis and Butt-Head, além de outros programas cabeça, tipo o Barraco MTV. Sei lá cara, de repente o barato "massaveisticou" de vez. Reiterando, fodão o top Marcel. Faz um das antigas também cara, hehehehe. Abç.

    ResponderExcluir
  8. merecido o lugar do "piores clipes" aheiuaheuiae
    eh uma das primeiras listas q concordo totalmente com marcel....

    ResponderExcluir
  9. Se eu tivesse feito um top 10, boa parte dos programas citados logo a cima estariam fazendo parte da lista, mas como fiz apenas top 5... ai não tinha como coloca-los ^^

    E não sei se vocês perceberam, mas eu só coloquei atrações nacionais no top xD

    ResponderExcluir
  10. Megaliga e Fudencio são legaiszinhos, minha singela opinião? Não curto.

    Concordo com o meu irmão, só acho que Mtvdebate tambem poderia entrar.
    A Mtv de vez em quando acerta nas programações, o problema mesmo é quando ela tenta enxer linguiça.

    e Claro, os clipes. Mas isso tambem não é de toda culpa deles, e sim dos fãs toscos que pedem sempre os mesmos clipes toscos de grupos toscos...


    Algo mais? Ah é.
    Sobre o Descarga, era um "Piores Clipes" que o Mion protagonizava. Por isso ele era bom, mas, ao invés de coloca-lo, Piores representa bem a posição!

    Mar! Não concordo com voce, o clipe final que voce colocou apareceria sim na MTV! Era só eles terem de volta o piores clipes. xD

    ResponderExcluir
  11. Caara...rachei muito com alguns videos
    kkkkkkk

    sinceramente nunca tinha assistido esses programas
    alias...de todos esses, eu assistia só Top Top [que é ótimo, relamente] e Rock gol de vez em quando [que é otimo tambem, principalmente por causa dos apresentadores =p]
    entao...
    huhauahuahauhauhauh
    mas...ah...pena que nao passam mais esses programas [ou alguns deles] =\
    enfim... =p
    um comentario meio a parte aqui...
    eu já havia visto uns videozinhos do Hermes e Renato, mas confesso que nunca fiquei muito entusiasmada pra assistir
    mas...o videozinho ali do Portão da Esperança...
    noooossa...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Otimo post 
    Hermes e renato realmente foi sera sempre o melhor programa da mtv.

    ResponderExcluir