Por onde anda Chaves e a sua turma - Parte I


E depois de 9 artigos escritos para a coluna "Por onde anda", para comemorar o décimo texto escrito para esta seção, hoje eu vos trago o paradeiro de um grupo de atores que há mais de 25 anos vem nos divertindo, seja no SBT, seja no Cartoon Netwook.

Com vocês, a primeira parte do nosso por onde anda Chaves e sua turma. o/


Angelines Fernandez Abad (Bruxa do 71)

A interprete da dona Clotilde Bruxa do 71, diferente de seus companheiros de série, não é natural do México. Na verdade, Angelines Fernandez Abad nasceu em Madri, Espanha, no longinquo ano de 1922.

Com o objetivo de fugir da ditadura Espanhola, Angelines tentou se refugiar no México, em 1947. Sem conseguir refugio, acabou se estabelecendo em Cuba até 1950, quando enfim conseguiu se mudar para os Cucaratchos.

"Tá, e como a bruxa chegou ao programa ?"
Foi graças a uma indicação de Ramón Valdez, grande amigo de Fernández , a bruxa passou a integrar o grupo de comediantes de Chespirito.

Ou seja, a Bruxa do 71 só existiu graças a intervenção do Deus Madruga.

Agradeçam a Don Ramón! :P

Que fim levou ?

Em 25 de Março de 1994, Angelines faleceu devido a complicações adivindas do cigarro. No inicio dos anos 90, a atriz passou a sofrer de uma depressão que fazia com que esta fumasse 2 maços POR DIA !!!

Até a data de seu falecimento, Fernádez ainda trabalhava com Chesperito, interpretando personagens diversos em esquetes do programa do humorista, alem claro de interpretar a Bruxa do 71, papel que exerceu durante 23 anos.

Durante o perído em participava de Chaves, a atriz ainda se dedicou a participar de alguns longa metragens que você provavelmente nunca irá assistir como Traiganlos vivos o muertos (1974), El agente viajero (1975), Oye Salomé! (1978), El Chanfle (em 1978), El Chanfle 2 (em 1981), Charrito (1983), Bella entre las flores (1990), Sor Batalla (1990).

Antes de passarmos para o próximo ator, guardei para o final do texto duas revelações extremamente chocantes.

Revelações que fará você mudar de conceito em relação a atriz.

...

Preparados ?

...

Apesar de ser reconhecida por uma personagem extremamente HORROROSA, em sua juventude, Angelines era considerada como uma das atrizes MAIS BELAS do México !!!!!!!!!!!!!


Mas isso é fichinha perto da segunda revelação!

Vocês sabem quantos anos a atriz Angelines Fernandez Abad tinha quando faleceu ?

...
...
...
SETENTA E UM!



Carlos Villagrán Eslava (Quico)

Nascido em 1944, na colônia Nativistas (Cidade do México), Carlos  Villagrán sempre sonhou em ser ou comediante ou jogador de futebol.

Obviamente que um cara com essas bochechas-de-buldogue-velho só poderia acabar entrando na comédia. =P

Villangrán se juntou a trupe graças a Rubén Aguirre (Professor Linguiça Jirafales), que o apresentou  a Roberto Bolaños (aka Chesperito). Depois de conferir o trabalho do comediante como Pirolo - personagem interpretado pelo próprio Villangrán - Bolaños o integrou para o elenco de Chapolin e claro, de Chaves.


Que fim levou ?

E agora começaremos o momento RAAAAATINHOOOO--OO do artigo.

No verão de 1978, após gravar os três episódios especiais que se passaram em Acapulco (onde a dublagem se referia como Guarujá xD), Villagrán anunciou que estaria deixando o programa.

O Motivo?

Na época do programa, Quico era tão popular entre os Chicanos que acabou por ofuscar os outros personagens do seriado. Em certas coletivas de imprensas, realizadas durantes as turnes do elenco, 70% das perguntas eram destinas apenas a Carlos Villagrán. Toda essa super popularidade teria causando inveja, egoísmo e ciúme profissional por parte dos outros companheiros.

Mas o grande problema mesmo era Roberto Bolaños. Com Quico ofuscando os outros personagens (inclusive o próprio Chaves), Bolaños, juntamente da equipe do programa, pretendia diminuir as participações de Quico nas filmagens, algo que Villagrán não aceitou.

Fora do programa, Carlos ainda teve que confronto Bolanõs nos tribunais. Alem de lutar pelos pagamentos de seus direitos de exibição sobre o personagem, o eterno Quico também enfrentou um processo que envolvia o direito sobre o nome "Quico" (com C), pelo qual Chesperito já havia registrado. Isso fez com que Villagrán adotasse a grafia Kiko para seu personagem.

Em 2000, depois de quase 20 anos sem se falarem, Carlos Villagrán se encontrou com Roberto Bolaños durante um especial da Televisa em homenagem ao comediante. Chaves e Quico finalmente teriam feito as pazes ?

Quase...pois em 2008, Villagrán resolveu jogar merda no ventilador.

Durante uma entrevista, o comediante fez duras críticas aos ex-companheiros de Chaves. Em relação a Roberto Bolaños e sua mulher Florinda Meza, ele lamentou ver o cara submisso à esposa.

Afirmou, ainda, que terminou o namoro que tinha com Florinda na época (WHAAAAAAAAAT ?!!!), porque Bolaños pediu, com a justificativa de que a Televisa iria demitir a atriz por não concordar com o relacionamento entre os atores do programa. “Em seguida, soube que ele estava interessado nela”, completou.

Ele ainda teria acusado Bolaños de receber dinheiro do narcotráfico para se apresentar em festas promovidas por criminosos.

Entretanto, no mesmo ano, Villangrán acabou se arrependendo de tais declarações, chegando a pedir perdão a Chesperito, que prontamente aceitou. Desde então, ambos estiveram em paz.
"Okay, bela história, mas o que o Carlos Villagrán fez ao sair do programa ?"
Ao deixou os estúdios da Televisa, Carlos foi tentar a sorte na Venezuela (que hoje por ironia do destinado, é governado por um "ditador chamado Chaves"). Durante sua estádia no país, protagonizou os programas El Niño de papel (1981), Kiko Botones (1981), Federrrico (1982) e Las nuevas aventuras de Fredericco (1983).

Em Federrrico, o comediante contou com um reforço muito importante: a participação do grande Ramón Valdez. Na ocasião, Valdez havia viajado para Venezuela especialmente para dar uma força ao seu grande amigo, Carlos Villagrán.

Villagrán ainda protagonizaria mais duas séries: a fracassada El circo de monsieur Cachetón (1985) e, novamente ao lado de Valdez, o programa Ah, que Kiko! (1988), sendo este último exibido no Brasil em 1992 pela Bandeirantes.

Após suas experiências na Televisão, Villagrán investiu na criação de seu próprio circo. Batizado como "El Circo del Kiko", o espetaculo realizou apresentações nos mais diversos países da América Latina, incluindo o Brasil, claro.


Em 1996, ano pelo qual o circo aportou em terras Brazucas, Kiko concedeu uma entrevista à Jô Soares no extinto Jô Soares Onze Meia (que nunca começava as Onze e Meia :P). E foi nessa ocasião que o ator teve a oportunidade de conhecer o seu dublador, o fodaço Nelson Machado.


Em 2008, foi entrevistado por Repórter Vesgo e pelo Silvio Santos do Pânico na TV. Durante a visita, os dois aproveitaram para realizar o maior sonho de Quico: lhe entregaram uma bola quadrada.


E 2010, Carlos voltou ao Brasil para participar do da 2ª edição do Festival da Boa Vizinhança. Na ocasião, ainda fez participações no Programa do Ratinho, no programa da Eliana e no Domingo Legal.

E nesse mesmo ano, Carlos Villagrán Eslava anunciou que estaria se aposentando em definitivo do personagem que imortalizou. Segundo o comediante, alem de possuir outros projetos para tocar, queria dedicar mais tempo a sua família.

Caraca, este foi o maior texto que já fiz para uma personalidade da seção "Por onde anda". =O


Florinda Meza Garcia (Dona Florinda/Popis)

Nascida em 1948, na cidade de Juchipila Jurupira (México), Florinda Meza García de Gómez foi a persona por trás de Dona Florinda e Popis, as personagens mais chatas do seriado.

Desejando se tornar uma atriz, Florinda estou artes dramáticas na ANDA (Asociación Nacional de Actores). Para bancar os estudos, chegou até a trabalhar como secretária.

Ao terminar a faculdade, trabalhou como modelo de comerciais para televisão. A sua capacidade histriônica acabou chamando atenção Roberto Bolaños, que a convidou para fazer parte de sua trupe.

Dai para a dona Florinda foi apenas um pulo. ;)

Que fim levou ?

Durante os anos em que esteve trabalhando em Chaves, Florinda se envolveu com dois atores do elenco.

O primeiro foi Carlos Villagrán, que no seriado fazia o seu filho (será que isso conta como pedofilia e incesto ? ;x).

O segundo foi o próprio Roberto Bolaños que, após passar uma rasteira em Villagrán, acabou faturando o coração da jovem. Fato é, os dois estão juntos até hoje, tendo oficializado a união em 2004.

Com o fim de Chaves e dos outros programas produzidos por seu marido, Florinda se dedicou a produzir e atuar em novelas mexicanas. Entre os trabalhos que ajudou a produzir, estão: María de nadie (1985), Milagro y Magia (1991), La Dueña (1995) e Alguna Vez tendremos alas (1997).
 
Das novelas listadas, a atriz atuou em Milagro y Magia e Alguna Vez tendremos alas.

Abertura da novela com imagens da atriz

Observaram o nome Edgar Vívar ? Pois bem, Seu Barriga está na novela xD

No teatro, ao lado do marido, atuou por mais de oito anos consecutivos no sucesso teatral "11 y 12".

Curiosidade: mesmo estando juntos a mais de 32 anos, Florinda não teve filho com Roberto. Acontece que antes de começarem a namorar, o comediante foi submetido a uma vasectomia.

Não sei se isso teria alguma relação, mas a verdade é que mesmo com 60 e poucos anos, a Senhorita Florinda continua inteiraça.

Sim, eu peguei essa foto do MDM :P

Poxa, eu ia nela, e vocês ?



Horacio Gómez Bolaños (Godinez)

SIM caros leitores, o Godinez é irmão do Chaves...ao menos na vida real xD.

Nascido em 1930, na Cidade do México, Horacio Gómez Bolaños não tinha ambições no mundo da atuação, tanto que inicialmente era apenas um supervisor  dos programas de Chesperito.

Com a necessidade de personagens secundários nos seriados de seu irmão, Horacio começou a fazer pequenas pontas. E nesse esquema de uma pontinha ali, outra aqui que ele acabou assumindo o "manto" do Godinez.


Que fim levou ?

Quando os programas ligados a seu irmão chegaram ao fim, Horacio dedicou-se, juntamente de seu sobrinho Roberto Gómez Fernández (filho do primeiro casamento de Bolaños), a realizar diversos trabalhos como produção e diretor.

Entre os trabalhos que colaborou com seu sobrinho, estão as novelas La dueña (1995), Azul (1996) e Alguna vez tendremos alas (1997).

Em 21 de Novembro de 1999, aos 69 anos, Horacio faleceria devido a um ataque cadiarco.

Como último desejo, seu corpo foi cremado. Atualmente, suas cinzas descansam na igreja Chestojobak, em Lomas de Chapultepec.


Roberto Gómez Bolaños (Chaves)

E para fechar esta primeira parte de nosso artigo, é óbvio que tinhamos que terminar com o famoso Chaves =D.

Nascido em 1929 na Cidade do México, o jovem Roberto conviveu com a vida artistica desde pequeno, uma vez que seu pai foi pintor e ilustrador de diversos jornais de sua época.

Formado em Engenharia Elétrica (O____O), Bolaños não chegou a exercer a profissão, tanto que seu primeiro emprego foi de redator publicitário, para a agência D'Arcy.

Com o passar dos anos, começou a se destacou como roteirista de programa de rádios, televisão e cinema. O sucesso de seus textos acabou chamando a atenção do diretor de cinema Augustín Delgado, que lhe conferiu o seu famoso apelido: Chespirito (uma forma "castelhanizada" do vocábulo inglês Shakespeare).

Com a carreira de roterista consolidada, Chespirito acabaria se ingressando em outra área em que seria extremamente bem sucedido: a atuação.

E com o sucesso e a visibilidade na comédia, logo Bolaños teria aval para produzir dois de seus seriados mais famosos: Chapolin e Chaves.


Que fim levou ?

Com o fim de seu último programa, exibido no inicio dos anos 90, Chesperito se dedicou a outros projetos, como por exemplo a obra teatral 11 y 12, onde divide os palcos com Florinda Meza, a sua amada esposa.

Alias, antes de começar o seu duradouro relacionamento com Florinda, Bolaños já vinha de um primeiro casamento que lhe conferiu nada menos do que SEIS filhos.

SEIS FILHOS!!!

Se pensarmos bem, dá até para entender o porque dele ter se submetido a uma vasectomia =x.

...

Como produtor, esteve por trás dos longas Última llamada (1996), Un baúl lleno de miedo (1997), La primera noche (1998), En un claroscuro de la luna (1999), La paloma de Marsella (1999).

Como produtor e escritor, esteve a frente do filme ¡Que vivan los muertos! (1998) e atualmente está a frente do desenho animado do Chaves:


E vocês acham que a carreira de Chesperito se resume a roteirista, ator, comediante e produtor...saiba que o camarada é também conhecido como um respeitavel compositor musical.

Durante a época em que esteve com Chaves e Chapolin, compos canções como Churin Churin Fun Flays, Buenas Noches Vencidad, La ciruela pasa, La Vencidad del Chavo (nome original de "Que bonita sua roupa"). Para as novelas mexicanas, escreveu a letra de Tengo todo contigo da novela La dueña e a música tema de Alguna vez tendremos alas.

Churin Chrin Fun Flays faz parte inclusive da discografia do filme americano Feel the Noise, de 2007. A produção (que pela nota do IMDb deve ser uma merda) é produzida pela gostosa da Jennifer Lopez.

Bolaños também foi autor de três livros: El Diario de El Chavo del Ocho (O Diário do Chaves), ...Y También Poemas (...E Também Poemas) e Sin Querer Queriendo: Memorias (Sem Querer Querendo: Memórias).

Entrevistas e Homenagens:

Em 2000, a emissora Televisa, dedicou um dia INTEIRO, para homenagear Roberto Gómez Bolaños. Foi nesse especial em que Carlos Villagrán e Bolaños se encontraram depois de quase 20 anos brigados. Segundo relatos, este foi o momento mais emocionante do programa.

Em 2005, foi lançado no México o documentario Chespirito: 35 años en el corazón de México, do diretor Martín Pérez.

Em 2008, quando a animação de Chaves estava para ser lançada, Bolaños foi entrevistado pela equipe do SBT Brasil.



Recentemente, o apresentador Ratinho entrevistou Roberto Bolaños e Florinda Meza, na casa do comediante no México.



Realizado no final do mês de maio, a conversa ainda não foi ao ar no youtube. Portanto, quando estiver disponível eu estarei publicando nesta postagem ;)

E neste mesmo mês, Bolaños fez sua estréia nas redes sociais criando o seu próprio perfil no Twitter. Em pouquissímo tempo, o nome Chesperito começou a fazer parte dos Trending Topics do México, Chile, Colômbia e de outros países da América Latina.

Como as reportagens mesmo salientam, a entrada de Bolaños na rede social causou um "enorme impacto":


Caso você queira "seguir os bons", a conta é @ChespiritoRGB



Bem galera, essa foi a nossa primeira parte do "Por onde anda Chaves e a sua turma".

Na segunda parte deste artigo (que não tem data para sair :P), irei mostrar o destino do resto do elenco, ou seja, Professor Jirafales, Chiquinha/Dona Neves, Jaiminho, Senhor Barriga/Nhonho e claro, Seu Madruga.

Inclusive, durante a pesquisa que fiz para escrever este artigo, acabei lendo certas histórias que acabaram me dando uma idéia de um futuro spin-off deste artigo. ;)

Bem galera, eu vou ficando por aqui.

Um bom domingo a todos o/

PS: Boa parte dessas informações só foram possiveis graças a sites como Chesperito Brasil, Turma do Chaves e Vila do Chaves. Portanto, se vocês são fãs, prestigiem os caras também ;)

---------------------------------------------------

Quer ter uma imagem associada a seu comentário ?
Clique aqui e veja como \o/

Sugestões, críticas, elogios ?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

Postar um comentário

13 Comentários

  1. http://www.schwalbe.com.br/wp-content/uploads/2011/05/ogaaaf5hey5aaha3fpqaskq.jpgPO SE EU NÃO IA AhauAHuahUAHUAHu

    ResponderExcluir
  2. Durante a pesquisa, eu encontrei uma outra foto dela de biquini.

    Sr. Bolaños de bobo só tem a cara xD

    ResponderExcluir
  3. Eu já ia gritar aqui? E CADE O SEU MADRUGAAAA????
    XDD
    Muito bom o artigo Mar :DD

    ResponderExcluir
  4. Eu também ia (Y)

    ResponderExcluir
  5. Meus poderes mediunicos me dizem que esse tópico vai bombar !!! Mais uma vez vc está de parabéns Marcel, belissímo artigo.

    ResponderExcluir
  6. os melhores personagens realmente eram o quico e o seu madruga haha

    ResponderExcluir
  7. Nossa, nao sabia que rolou tantos problemas entre o Chespirito e o Quico. xDD
    Professor Jirafales! Abree o olho, tem gente comendo do seu pão. xDDDDDD

    Aiai, muito legall, com certeza esse topico bomba Mar. xD

    ResponderExcluir
  8. Devid_play-boyzinho25 de maio de 2012 às 12:27

    E Una Pena Que Uma Historia Liinda  Desses Personajens Acabo Era Tão Legal,
    Maiis Em Suas Vidas Fora Da Tv Teve Varios Conflitos, Num Sou Muito
    Das Antigas Mais Lendo Viie Um Poco Dessa Historia Maluca.
     
     Meus Personajens Favoritos Eo
    Chaves Eo Kiko Eo Lerdo Madruga
     kkkkkkkkkkk E Muiiito Massa.
     
     Eii Quem Tem Os Ebisodios Das Antigas?
     

    Sr Bolanos Ne Muito Besta Não, Tomo A Mulher Do Cara kkkkkk...
     

     Quriia Ver Tudiinho Juntos Maiis Uma Vez Seriia Uma Honra Muito Grande Pode 
    Riir Sabendo Quem São As Pessoas Que Nois Faiiz Da Muitas Gaiitadas...
     
     Deus A Bençoa Essas Pessoas Que Miin Fiiserão Riir Muiito Da Cara Deles 
     Ate Queles Que Ja Morerão Que Descanse Em Paz.
     
     
    Akii Miinha Saldades Dos Reiis Das Darde Akii No BRASIL 
     
     
     BY:Deviid Barbosa  
      
     Maceio Alagoas Brasil

    ResponderExcluir
  9. chaves ele faz muitas pessoas felizes...... chaves vc e minha vida.........

    ResponderExcluir
  10. sei q isso e imposivel mas eu gostaria mt de conhecer o chaves kiko e o senhor barriga

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a matéria, vc está de parabéns e continue com esse tom de humor em seus textos que vc ainda vai longe.

    ResponderExcluir
  12. Ah, já ia esquecendo... EU TBM IA

    ResponderExcluir
  13. QUERIA DIZER QUE AMO MUITO O CHAVES E TAMBEM AMO TODA A SUA TURMA ELES SÃO ÓTIMOS APRESEMTADORES DE TELEVISÃO FAZEM UM PROGRAMA EXCELENTE POR ESTE MOTIVO QUERIA DEIXAR UM BEIJO E UM ABRAÇO PARA TODOS ELES E DIZER QUE TODOS ELES MORAM NO MEU CORAÇÃO AMO MUITO TODOS VOCES BEIJOOOOOOOOOOOO.

    ResponderExcluir