[NerdFacts] O dia em que Vin Diesel teve cabelo


Publicado em: 06/08/2011
Atualizado em: 22/03/2015

Com o sexto filme da franquia Velozes e Furiosos faturando rios de dinheiro e o próximo Riddick já engatilhado, a carreira de Vin Diesel voltou a guinar depois de um período de vacas magras.

O que poucas pessoas sabem é que durante esse período onde esteve em baixa, o astro interpretou um personagem totalmente diferente dos tipinhos que estava acostumado: um sujeito que NÃO era fortão e MUITO MENOS careca.

O papel em questão não envolvia carros tunados ou uma super produção cheia de explosões capazes de fazer Michael Bay sorrir feito criancinha. O longa metragem em questão trata-se de um dramédia (misto de drama com comédia) onde o ator interpretou um membro da Cosa Nostra, conhecido como Jack DiNorscio.

E usando um velho clichê adorado por Hollywood, essa é uma história baseada em fatos reias.

Quem foi Jack DiNorscio?

A segunda foto mostra que DiNorscio poderia ter sido interpretado por John Goodman.
Giacomo "Jackie Dee" DiNorscio foi membro de duas grandes famílias mafiosas da Cosa Nostra dos Estados Unidos, os Brunos e os Luccheses. Devido o seu envolvimento com o tráfico de drogas, o gorducho passou a maior parte de sua vida usando roupas laranjas. O camarada gostava tanto da prisão que ao sair dela graças a um habeas corpus, foi preso logo em seguida durante uma transação de entorpecentes.

Definitivamente, o cara não era lá muito esperto! =P

Em sua segunda prisão, os federais ofereceram uma generosa redução na pena caso ele relatasse todos os seus comparsas mafiosos, algo que ele se recusou a fazer. Mesmo não sendo muito esperto, DiNorscio tinha um profundo respeito pela "família". Tamanho respeito o impedia de trair seus companheiros.

Em 1986, após quatro anos de investigação, os federais levaram ao tribunal 20 membros da família Lucchese, com Jack no meio dos figurões. Apoiada pelas normas da RICO (Racketeer Influenced and Corrupt Organizations Act), a justiça Norte Americana julgaria os todos os acusados em 76 tipos distintos de crime.

E foi aí que a figura de Jack DiNorscio fixou o seu lugar na história. Por culpar seu advogado pelos 30 anos de prisão em sua primeira condenação, o mafioso decide que ele representaria a sua própria defesa. O que parecia ser uma ideia idiota vinda de um sujeito estúpido acabou resultando em algo totalmente inusitado. Dotado de uma determinação implacável e de um grande senso de humor, DiNorscio surpreendeu o júri com um estilo de defesa nada convencional.

Devido a seu estilo peculiar de defesa, o julgamento dos 20 Luccheses durou nada menos que 21 meses, tornando-se o julgamento MAIS duradouro da história judicial americana. E mais, no fim do julgamento, o júri inocentou TODOS os acusados!!!

Apesar de safar a própria cabeça e a de seus companheiros, DiNorscio ainda ficou um bom tempo na prisão devido a sua primeira condenação. Ele permaneceu atrás das grades até 2002, quando foi solto após cumprir 17.5 anos.

Giacomo DiNorscio faleceu durante as gravações do filme, em 2004.


Sob Suspeita (Find Me Guilty)



Vencedor de um Oscar Honorário em 2005 e diretor de grandes obras como 12 Homens e uma Sentença (12 Angry Men, 1957), Serpico (Serpico, 1973), Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon, 1975) e Rede de Intrigas (Network, 1976), Sidney Lumet trouxe aos cinemas o longa metragem Sob Suspeita (Find Me Guilty, 2006), a seu penúltimo trabalho antes de falecer em 2011. A trama abordava o famoso Julgamento de 21 Meses e, principalmente, a folclórica figura de Jack DiNorscio.

Para o papel principal, era esperado um ator do calibre de Al Pacino para o papel. Tanto que a produção chegou a cogitar o nome de Joe Pesci. Entretanto, para a surpresa de todos, o escolhido para o papel foi justamente...Vin Diesel, um ator conhecido pelos seus papéis em filmes de ação. E mais, o seu personagem é um sujeito roliço, malandro e sem problemas de calvície....pode isso, Arnaldo?

Se Adrien Brody enfrentou Predadores, por que não ter Vin Diesel em um filme de drama?

Para o papel do mafioso, Diesel engordou cerca de 13 Kg. Além do peso extra, o ator teve que se submeter a processos diários de maquiagem no Jassa, que duravam em torno 2 horas. Logo, juntando esses fatores com a magia da sétima arte...

"Quando que o Paul Walker e a Michelle Rodriguez virão me resgatar?"
...tínhamos um conhecido astro de ação transformado em um sujeito bonachão e cabeludo!!! :D

Mas as surpresas não param por aí. O astro de XXX e da franquia Velozes e Furiosos mandou MUITO BEM em sua interpretação. Claro que não foi nada digno de premiação (longe disso), mas com um senso de humor afiado e com um jeitão bonachão, o seu Jack DiNorscio não só conquista os membros do tribunal como também conquista o próprio espectador.

Alias, a interpretação do ator e a direção sempre eficiente do lendário Lumet conseguiu algo muito curioso. Mesmo sabendo que todos aqueles homens que estão perante a corte são o que há de pior na sociedade, ao longo da história você passa a torcer pela inocência de todos eles. É uma subversão de valores que somente um obra bem trabalhada pode proporcionar.

Os responsáveis pelo filme tiveram acesso as transcrições oficiais do julgamento de Giacomo DiNorscio, permitindo que assim que vários dos diálogos proferidos naquela corte em 1987 fosse utilizada nas cenas do tribunal. Logo, se 60% do que foi ao filme realmente aconteceu, imagine a putaria que foi aquele julgamento.

Mas Vin Diesel não é o único destaque do filme...

"Meritíssimo, esse documento não prova nada, apenas que o Coringa é um filho da puta!"
...afinal de contas, temos um inspirado Peter Dinklage, muito antes de seu Tyrion Lannister de Game of Thrones, mandando muito bem na pele do advogado Ben Klandis. Se você caro leitor é fã da interpretação de Dinklage no seriado, eis uma chance de vê-lo em outro papel de relevância onde ele pode mostrar o seu talento.

Com 125 minutos de duração, Sob Suspeita não é o melhor filme sobre tribunais e muito menos o melhor filme da carreira de Sidney Lumet. Entretanto, a inusitada história tratada pelo longa metragem e, principalmente, um Vin Diesel gordo e COM CABELO em um papel totalmente fora de seu nicho, já vale o longa metragem.

Portanto caros leitores, recomendo que vocês assistam Sob Suspeita no torrent mais próximo de vocês. ;)

---------------------------------------------------
Quer ter uma imagem associada a seu comentário?
Clique aqui e veja como \o/

Sugestões, críticas, elogios?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Muito maneiro, não conhecia o filme nem a história do cara! =D
    Gostei, bom artigo além de muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso mostra que o Vin Diesel sabe interpretar de verdade. Deve ser o primeiro personagem dele que não é um sujeito com cara de malvadão. hauhahua

    E eu realmente me interessei pelo filme. Acho até que eu vou puxar. O único filme do Lumet que eu já assiti foi twelve angry men, que é fodástico por sinal.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme surpreende só pelo fato do Vin Diesel interpreta-lo. Isso mostra que , quando se tem esforço, é demonstrado bons trabalhos.
    Alguns atores nunca conseguem se livrar de estereótipos. O Careca bombadão, confiando na opinião de bosta do meu irmao (hahaha), conseguiu!
    Ainda mais com Peter Dinklage, ator no qual tiro o chapéu, esse filme deve, no minimo, prender a curiosidade.

    Muito bem escrito Mar. Ainda verei um dia xD

    ResponderExcluir
  4. que isso, cara... como é que deixam um cara que tá preso ser advogado? e ainda liberam todo mundo... HUAH tinha muito rolo nessa história, com certeza. e o vin diesel nem tá parecendo tão gordo assim, hein? é só roupa larga ;x

    ResponderExcluir