[NerdFacts] A cultura pop e as homenagens a Exterminador do Futuro


Publicado em: 19/02/2015
Atualizado em: 13/04/2016

O ano de 2015 para os amantes de filmes está repleto de grandes franquias cinematográficas retornando aos cinemas. Nós próximos meses, teremos Star Wars, Mad Max, Os Vingadores, Jurassic Park, Velozes e Furiosos e claro, o Exterminador do Futuro, marcando a volta do nosso querido Schwaza no papel do androide T-800.

Aproveitando o retorno dos androides exterminadores as telonas, a coluna NerdFacts apresenta mais um artigo do gênero "a cultura pop e as homenagens..." dessa vez inteiramente dedicado a Exterminador do Futuro (Terminator).

E por incrível que pareça, este é o terceiro artigo do gênero no NA~ e o terceiro sobre uma ficção científica. :D


O que é Exterminador do Futuro?

Andar de harley davidson nunca mais foi a mesma coisa depois dele.
O Exterminador do Futuro é uma franquia de ficção científica e ação, iniciada em um longa metragem de 1984. Dirigido por James Cameron que atualmente só quer saber de smurfs gigantes, o filme apresenta o futuro distópico de 2029, onde o planeta é palco de uma grande guerra travada pela raça humana e as máquinas. Liderados por John Connor, a resistência enfim muda os rumos da guerra, deixando os humanos a poucos passos da vitória.

Com pouquíssimas chances de reverter o quadro, a Skynet - um supercomputador responsável pelas maquinas - faz uma jogada ousada: envia para o passado um androide exterminador modelo T-800(Arnold Schwarzenegger) com problemas na língua inglesa a fim de matar Sarah Connor (Linda Hamilton), mãe do líder humano e assim impedir que ele exista no futuro. Entretanto, os humanos acabam descobrindo o plano das maquinas e enviam para o passado o soldado Kyle Reese (Michael Biehn) a fim de proteger Sarah do terrível assassino mecânico.

Não é a toa que O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984) é um dos grandes clássicos do cinema. É um puta filme de ação com doses de suspense e até mesmo terror, já que tal como Jason Vohees, o Exterminador é praticamente invencível e incansável. Além disso, este é o primeiro grande trabalho de James Cameron Piranhas II não conta e o segundo personagem icônico vivido pelo Schwarza. E digo mais, apesar de estar datado, as cenas de stop motion do endosqueleto andando em direção de Sarah e Kyle é ainda muito bacana de se ver.

Sete anos depois, James Cameron consegue superar a sua obra original com o lançamento de um dos maiores filmes de ação já feitos, O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (Terminator 2: Judgment Day, 1991). Após falhar na tentativa de assassinar Sarah Connor, a Skynet decide fazer uma nova tentativa em mudar a história, só que dessa vez envia um androide modelo T-1000 (Robert Patrick) para a época em que John Connor (Edward Furlong) era apenas um adolescente. Descobrindo mais uma vez os planos das maquinas, a resistência envia para o passado um modelo T-800 (o mesmo do primeiro filme), que foi capturado e reprogramado para proteger John. Mais do que enfrentar uma versão mais poderosa de exterminador, o trio (Sarah, John e T-800) terá pela frente em sua jornada uma oportunidade de impedir o acontecimento do dia do julgamento, momento na história onde a Skynet se rebela contra a raça humana.

Mesmo com uma leve repetição no mote - as maquinas enviando um androide assassino para o passado - T2 conseguiu ser maior e melhor em tudo no que seu antecessor foi. Efeitos especiais impressionantes, cenas e frases marcantes, uma inversão de papéis por parte do personagem do Schwarza (de vilão a grande herói), um vilão ainda mais ameaçador, trilha sonora excelente, direção impecável...enfim, caros leitores. Se vocês não virão nenhum desses dois filmes, vocês tem a obrigação moral de assisti-los o quanto antes.

T-X após assistir Exterminador do Futuro - A Salvação.
Com a saída de James Cameron do comando dos filmes, a franquia ainda contou com mais dois episódios. Entretanto, Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas (Terminator 3 - Rise of the Machines, 2003) e O Exterminador do Futuro - A Salvação (Terminator Salvation, 2009) são duas merdas fedorentas beeeem aquém aos longas de Cameron. E com o lançamento de O Exterminador do Futuro: Gênesis (Terminator Genisys, 2015) marcado para o verão norte americano deste ano, será que finalmente teremos um bom filme?

Além dos cinemas, a franquia também esteve presente em outras mídias. Nos quadrinhos, estrelou séries Dark Horse, Dynamite Entertainment, IDW e Marvel Comics. Nos videogames possui títulos para as mais variáveis plataformas, com destaque a famosa versão de arcade de T2 e o crossover RoboCop Vs The Terminator (que inclusive gerou uma série em quadrinhos). Nos canais de TV estrelou uma série de TV, Exterminador do Futuro: Crônicas de Sarah Connor (Terminator: The Sarah Connor Chronicles, 2008-2009) pelo canal Fox.


A cultura pop e as homenagens a Exterminador do Futuro.

As referências em questão estarão separadas em tópicos e listadas dentro do contexto em questão. As listas estão cheias de links contendo imagens, vídeos e páginas com informação relevante (ou não) para o melhor entendimento do texto.

É importante ressaltar que este texto não está completo, uma vez que há referências que ainda não citei e outras a serem criadas. Logo, de tempos em tempos estarei atualizando este artigo com novas referências e novas informações. :)

Chega de papo, e vamos ao que interessa!


Exterminador do Futuro na Internet:


Exterminador do Futuro nos Cinemas:
  • Em Busca Explosiva (The Marine, 2006), Robert Patrick faz um vilão que acaba sequestrando a mulher de John Triton (John Cena), um ex-marine. Em certo momento do filme,  ao perceberem que Triton não desiste de persegui-los, um dos companheiros do vilão chega a comentar que o ex-marine "parecia um exterminador" ("This guy's like the terminator."). Nesse momento, o personagem de Patrick dá uma olhada bem canastra para câmera como se tivesse captado a referência.
Stallone como T-800, eu gostaria de ver ESTE FILME!! :D


Exterminador do Futuro na TV:

  • Na cena de abertura do episódio "When She was Bad" (S02E01) de Buffy - A Caça Vampiros (Buffy The Vampire Slayer), Xander (Nicholas Brendon) e Willow (Alyson Hannigan) estão fazendo um jogo de adivinhações onde eles precisam descobrir o nome de umfilme através de uma frase famosa da produção. Na vez de Willow, ela diz a frase "In the few hours that we had together, we loved a lifetime's worth.". Xander acerta a charada ao responder Exterminador do Futuro.
  • Durante a Saga Red Ribbon de Dragon Ball (tanto anime quanto manga), um dos inimigos enfrentados por Goku é o Major Metálico, um androide cuja a aparência é claramente inspirada no T-800 do primeiro filme. Além do visual, Metálico herdou também a persistência do personagem de James Cameron, uma vez que mesmo sendo bem avariado - chegando a perder até a sua cabeça - durante a luta contra o pequeno Sayajin, o androide continua lutando.
Major Metálico, uma prova da parceria entre a Red Ribbon e a Cyberdyne.
  • O episódio S02E07 de Everybody Loves Raymond se chama "The Cameranator", uma referência ao título da franquia.
  • No episódio em questão de Everybody Loves Raymond, Frank (Peter Boyle) apresenta a seu filho Raymond (Ray Romano) a sua coleção de filmes do Arnold Schwarzenegger. Frank então comenta que irá assistir Exterminador do Futuro 2 naquela noite. Sem demonstrar interesse pelo filme, Raymond sai do cômodo. Ao presenciar isso, Frank apenas manda um "You'll be back".
  • No episódio "The Story on Page One" (S02E19) de Family Guy, quando Meg Griffin se aproxima do prefeito Adam West o Bátema dos anos 60, ele pergunta para a garota se ela é Sarah Connor.
  • No episódio "Untitled Griffin Family History" (S04E27) de Family Guy, Peter conta a sua família a história de seus antepassados. Durante o flashback focado em Peter Hitler, uma das saudações ditas pelo irmão de Adolf Hitler é "Yeah Germinater. I'll be back."
  • No episódio "Road to Germany " (S07E03) de Family Guy, quando Brian e Stewie usam a máquina do tempo, o processo de viagem começa com uma esfera de energia cobrindo ambos, tal qual acontece nas viagens de Exterminador do Futuro.
  • Na esquete "Go Go Gadget Killing Machine" do episódio "Adoptions an Option" (S02E16) de Frango Robô (Robot Chicken), o Inspetor Bugiganga fica sob controle do Dr. Garra após fazer uma auto-atualização com peças da Cyberdyne. O Inspetor passa a perseguir sua sobrinha Penny, com direito a uma sequência totalmente inspirada no ato final do filme original.
  • Na esquete "Illegal Alien Problems" episódio "Werewolf Vs. Unicorn" (S03E01) de Frango Robô (Robot Chicken), o governator ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger faz um discurso sobre emigrantes mexicanos ilegais, onde comenta que possui experiência em lidar com aliens. Ao seu lado, há retratos do Predador e do T-1000.
  • Na esquete "Terminator" do episódio "Cannot Be Erased, So Sorry" (S04E18) de Frango Robô (Robot Chicken), um John Connor adolescente ganha de sua mãe uma Exterminadora para a sua proteção. E claro o futuro líder da resistência contra as máquinas faz bom uso de seu presente.
  • No episódio "Secret of the Booze" (S07E03) de Frango Robô (Robot Chicken), a esquete "Terminator Dad" apresenta um final alternativo para o segundo filme, onde o Exterminador não se mata e vira o padrasto de John Connor.
Nem o Exterminador é páreo para o poder da televisão.
  • Na esquete "Terminator: Genisis" do episódio "Western Hay Batch" (S08E12) de de Frango Robô (Robot Chicken), T-800 viaja até o inicio da história do mundo afim de impedir que Eva coma a maçã proibida.
  • No episódio "Principal Charming" (S02E14) de Os Simpsons, quando Marge pede Homer ajudar a encontrar um marido para sua irmã Selma, ele avalia todos os homens solteiros que conhece. Quando ele se encontra com um de seus candidatos, fatos sobre a pessoa aparecem na tela, semelhante as informações presentes no display do Exterminador.
  • No episódio "I Love Lisa" (S04E15) de Os Simpsons, durante o dia dos presidentes na Escola de Springfield, Bart faz o papel de John Wilkes Booth, o assassino de Abraham Lincoln matador de vampiros. O John Wilkes de Simpson é uma versão do T-800 de Schwarzenegger, com direito a "Hasta la vista, Abey" como frase de efeito.
  • No episódio "Boy-Scoutz 'N the Hood" (S05E08) de Os Simpsons, um arcade de Exterminador do Futuro é visto em Noiseland Video Arcade.
  • No episódio "Treehouse of Horror VI" (S07E06) de Os Simpsons, no seguimento "Nightmare on Evergreen Terrace", o zelador Willie se transforma em vários objetos em uma rápida sucessão enquanto afunda na areia, em uma cena semelhante à da morte do T-1000.
  • No episódio "The Simpsons's 138th Show Spectacular" (S07E10) de Os Simpsons, Smithers dispara um tiro de escopeta na cabeça do robô aeróbico do Sr. Burns, deixando um grande arrombo. Entretanto, da mesma forma que aconteceu com Sarah Connor, o buraco desaparece da cabeça do autômato, voltando da forma que era antes.
  • No episódio ""When You Dish Upon" (S10E05) de Os Simpsons, Homer tenta sem sucesso lançar o roteiro de filme escrito por ele. Intitulado The Terminizor: An Erotic Thriller, o roteiro conta a história de um robô instrutor de direção assassino que resolve voltar no tempo...por alguma razão.
  • No episódio "Thirty Minutes over Tokyo" (S10E23) de Os Simpsons, após derrotar um lutador de sumo, Homer diz a seguinte frase: "Como dizemos em meu país...Hasta la vista, Baby!" ("Like we say in my country... Hasta la vista, baby.").
  • No episódio "Scare" (S04E10) de Smallville, Lex Luthor (Michael Rosenbaum) tem uma alucinação onde ele, como presidente dos EUA, presencia vários misseis nucleares atingindo vários pontos do planeta, exterminando toda a vida da Terra e fazendo dele o dono do mundo. A sequência dos misseis é uma stockfootage utilizada em Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Maquinas.
  • No episódio "Fallout" (S01E14) de The Flash, o primeiro Exterminador de Futuro é usado como exemplo de um predestination paradox, uma consequência causada por uma viagem no tempo.


Exterminador do Futuro nos Jogos:
  • Em Broforce, um dos personagens selecionáveis do jogo é o Brominator, uma paródia do T-800 de Exterminador do Futuro 2 armado com uma minigun.
Ok, não consigo pensar em legenda melhor do que a presente na imagem. :P
  • No DLC (Downloadable Content) "Captain Scarlett" de Borderlands 2, o desafio Hovernator é uma referência clara ao título da franquia criada por James Cameron.
  • Na arena vulcânica de "The Forge" em Borderlands 2, segundo um dos anúncios realizados na arena, se um dos competidores dar um joinha enquanto afunda em um poço de metal derretido, seu oponente terá direito a pontos bônus.
  • No capítulo "Barn Boys" de Conker's Bad Fur Day, o grande chefão da fase (Haybot) é uma grande sátira ao exterminador do primeiro longa. Haybot é um grande robô disfarçado de palheiro e dotado de um sotaque austríaco. Ao sofrer os primeiros danos severos graças as chamas causadas pelo jogador, parte do feno é destruída sua face mecânica, com direito a olho vermelho. E assim como T-800, ele possui a visão com modo scan avermelhado e a funcionalidade de escolha de resposta para uma determinada situação. Quando sua face metálica é revelada, ele diz "Buff you, Asshole!" para Conker. Isso é uma referência ao "Fuck you, Asshole!" dito por Schwarzenegger no filme original.
  • Ainda em relação a Haybot de Conker's Bad Fur Day, quando sua verdadeira aparência é finalmente revelada, a trilha sonora tem acordes muito semelhantes ao tema clássico da franquia .
  • Em Castle Crashers, o chefe Cyclops não o bundão dos X-men cai dentro de um poço de lava escaldante ao ser derrotado pelos jogadores. Como último gesto antes de perecer, ele faz um sinal de positivo, tal qual T-800 em sua última cena no segundo filme.
  • Na dublagem do jogo Far Cry 3 - Blood Dragon, a voz do protagonista Sgt. Rex Power Colt é feita por Michael Biehn, o Kyle Reese do longa original.
  • Em Far Cry 3 - Blood Dragon, a escopeta Galleria 1991 é uma clara alusão a Exterminador do Futuro 2. Além de ser idêntica com a usada por T-800 no inicio do filme, o nome da arma também faz parte da referencia. Enquanto "Galleria" é o shopping onde o Exterminador mostra a arma pela primeira vez, "1991" é data de lançamento do filme.
  • Em Far Cry 3 - Blood Dragon, através de seu olho cibernético, Rex tem a capacidade de ativar o scan mode, onde a visão fica semelhante a visão dos Exterminadores.
  • Em GTA III, o nome da missão "Toyminator" é uma referência clara ao nome da franquia.
  • Na missão "Just Business" de GTA: San Andreas, C.J. é conduzido por Big Smoke em uma perseguição de motos pela cidade de Los Santos. Em certo momento, a dupla acaba entrando no canal de esgoto da cidade e são perseguidos por um caminhão, tal qual a perseguição mais famosa do segundo filme.
  • Em Hitman: Contracts, é possível encontrar na fase Traditions of the Trade uma caixa embrulhada como presente  cujo o conteúdo são botões de rosas e uma escopeta. Isso é uma referência a cena de T2 onde T-800 enfrenta T-1000 pela primeira vez. Essa caixa por sua vez foi uma referência ao Guns 'n Roses (rosas e uma escopeta, sacaram? :D).
  • Ainda em Hitman: Contracts, ao retirar a escopeta dessa caixa com rosas, o jogador ganha o Trophy/Achievment intitulado Termination.
  • Na capa do jogo Metal Gear, o sr. fodão Solid Snake possuía a mesma aparência do Kyle Reese de Michael Biehn.
Kyle Reese? Mas ele não tinha que ser o Snake Plissken (Kurt Russel), dona Konami?
  • Na fase "Lucha Libre Get Away" de Rayman Legends, um westler gigante enlouquecido (sim, é isso mesmo =P) despenca em um poço de lava quando o jogador atinge o final da fase. Tal como T-800, enquanto afunda na lava escaldante o inimigo faz um sinal de joinha com a mão.
  • Em Team Fortress 2, existe um achievement conhecida como "Terminated, Too" onde o jogador precisa matar outro jogando em um caldeirão flamejante para conquista-lo.
  • Ainda em Team Fortress 2, há também o achievement "T-1000000" que faz referência ao T-1000. Para obtê-lo é necessário conseguir 1.000.000 créditos no jogo.
  • Em World of Warcraft, o último talento de um Hunter na árvore de Beast Mastery é chamada de Bestial Wrath, cuja a descrição é "a besta não sente piedade ou remorso ou medo". Essa descrição é semelhante a descrição de um Exterminador feita por Kyle Reese no primeiro filme.
  • Em World of Warcraft, na Marvon Rivetseeker's workshop em Ratchet, existe um braço mecânico na posição vertical dentro de um invólucro de vidro em cima de uma mesa. Esta é uma clara referência ao segundo filme, onde um microchip e um braço mecânico foram recuperados pela Cyberdyne Systems Corporation a partir dos restos do Exterminador do primeiro filme.


Exterminador do Futuro na Propaganda:
  • No comercial da batata frita Lays, uma família assiste um filme de ação enquanto saboreia as batatas. Ao terminar o seu pacote, o patriarca levanta da poltrona de uma maneira totalmente chupinhada do Robocop robótica e diz "I''ll be back!" para sua esposa e filhos.

-------------------------------------
Este foi o nosso artigo sobre as referências à Exterminador do Futuro na cultura pop.

Gostaram do artigo? Desejam ajudar com alguma referência não citada, corrigir alguma informação equivocada ou simplesmente me xingar?

Pois então não deixe de contribuir com o nosso trabalho deixando o seu comentário no final deste artigo. Acredite, sua participação é o que move o Nerdologia Alternativa a continuar existindo! :D

PS: Caso você deseje ler uma postagem no mesmo estilo desta, no fim do ano passado eu publiquei um artigo nos mesmos moldes para Doctor Who e para Robocop. ;)

---------------------------------------------------
Quer ter uma imagem associada a seu comentário?
Clique aqui e veja como \o/

Sugestões, críticas, elogios?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

Postar um comentário

0 Comentários