[NerdFacts] Street Fighter e seus Golpes Abrasileirados


Publicado em: 22/10/2011
Atualizado em: 21/03/2015

Para quem é gamer desde da geração 16 bits, já deve ter passado pela experiência de tentar compreender o que os personagens de Street Fighter II gritavam cada vez que usavam os seus golpes especiais. Isso acontecia devido a uma limitação técnica dos consoles da época, o que não permitia termos, por exemplo, diálogos em som (o que só viria a existir na próxima geração).

Logo, o artigo da seção NerdFacts de hoje abordará o que nós entendíamos e como chamávamos os ataques especiais do saudoso Street Fighter II.

Eis aqui um artigo para o público old gamer. :D

Hadouken


Também conhecido como Fireball (segundo os nossos amigos yankees ¬¬), o Hadouken Kame-Hame-Ha consiste na concentração da força de vontade do portador, canalizando-a em suas mãos.

O Hadouken é o ataque especial mais popular dos games de luta, sendo referenciado/copiado por outros títulos do gênero. Inclusive, foi o principal responsável pela popularização do comando "meia lua para frente + soco".

E mesmo possuindo um dos melhores áudios das primeiras versões de Street Fighter II, isso não impediu o ataque de receber versões tupiniquins

Minha versão: Raduquem.

Outras e esquisitas versões: A Nuvem, Hamburguer, Radouten, Radugui, Rabuguem, Ráduguem, Raruguen, Adugui, Aduken, Assuguem, Abiuki, Adúlguêm, Baduquem, ou simplesmente "a magia azul".

Mas o que ele dizia?




Shoryuken

Ken fazendo um churrasquinho com seu adversário.
Também conhecido como Dragon Punch (versão yankee :P) ou Shen Long (nome que deu origem a uma das lendas mais famosas dos games), o Shoryuken (Punho do Dragão Ascendente) consistia em um poderoso gancho onde Ken/Ryu/Akuma/Gouken canalizavam a força de um dragão em seu ataque.

Nos primeiros Street Fighters, o áudio do ataque era péssimo, sendo a última sílaba ("ken") o único som compreensível.

Minha versão: Róóliuquem.

Outras e esquisitas versões: Roliúke, Shariuquem, Roriugui, Roliúke, Hollywood, Rola no Ken (sério que alguém já entendeu isso?! O__O).

Mas o que ele dizia?




Tatsumaki Senpuukyaku

"Beeeem...golpe pirocóptero?"
Também conhecido como Hurricane Kick (versão yankee, claro! :P), o golpe consiste em um salto onde o lutador gira a perna rapidamente, podendo desferir vários chutes enquanto está no ar.

Quanto a parte sonora...bem, é praticamente IMPOSSÍVEL entender o que diabos Ken e Ryu gritavam ao executar o ataque. E para piorar, até nas versões atuais da franquia o problema persiste.

Não é a toa que este é o golpe com o maior número de versões abrasileiradas.

Minha versão: Protec Toruguem.

Outras e esquisitas versões: Atrec Trec Truguem, Ataque Tartaruga, Ataque das Corujas, Papai quer Fruta, Batata Nariguda, Ataque da suruba, O pai tá comendo Hamburguer, Da um teco do seu hamburguer, Ascais-fais-fruuuuguen, Tatatarugue, A tak tak fugen, Batatafruguem, Rodectecfuugen, a Tsa Tsa Tsuge, Trac Trac Trugues, Tchep Tchep Tuguen, Abortaptuguên, Abroptaptuguên, Catracas Estudam, Retetuguen, Batráquio das corujas, totaitugetatuken, Atuketetuken, Smashreistuken, Itaquacetuba, Tsê Tsê Tsurugen, Rataquitequitudurê, Trep Trep Trep Turuguein, To Ték Ték Tuuguem.

Mas o que ele dizia?




Sonic Boom

Guile, assim como os Cavaleiros de Bronze, consegue quebrar a barreira do som!
Sendo o ataque especial principal de Guile, o Sonic Boom é um projétil de energia criado através da quebra da barreira do som. No caso do Johnny Bravo do Street Fighter, ele realiza este estrondo sônico usando um rápido movimento com os seus braços.

Em relação a parte sonora, o áudio do golpe era até decentes...mas na moral, o que o jogador escuta está muito longe de ser algo parecido com o Sonic Boom! =P

Minha versão: Alec Fuu

Outras e esquisitas versões: Alex Full, Aléquifu, Halek Full, Manék Fú, Ralequifú, Hanequefun.

Mas o que ele dizia?




Flash Kick

Bison levando uma bicuda no queixo.
Sendo um chute vertical em velocidade supersônica, o Flash Kick projeta um arco de energia atingindo os oponentes no ar.

Como não havia áudio algum durante a execução do ataque, eu mesmo só fui aprender o nome do ataque graças ao desenho animado americano do Street Fighter, que passou no SBT durante a década de 90. Alias, foi graças a essa animação de merda que o nome de vários ataques especiais foram desvendados.

Uma vez que não havia som com o nome do golpe, em minhas jogatinas, eu costumava chamar esta técnica de Gilete (uma vez que o chute parecia fazer um corte no ar). Já alguns amigos o chamavam de Facão.

E vocês, caro leitores? Como se referiam ao Flash Kick? :)


Dosukoi

"E. Honda, ataque investida!!!"
Também conhecido como Sumo Headbutt (tradução americana, claro!) ou Sumo Torpedo, o ataque especial do Honda é semelhante ao ataque investida/cabeça-dura dos Pokemons. Em uma escala menor, o Dosukoi seria equivalente ao Psyco Crusher (ou golpe do parafuso) do Bison...mas sem a energia psicoterapêutica, claro.

O áudio do golpe era até bom, mas mesmo assim gerou diversas versões em nosso universo video-gamistico.

Minha versão: Uuuh Uiii.

Outras e esquisitas versões: Cuscuz, O Boi, Húp Húi e Pu-Pui.


Yoga Fire

Dhalsim e o seu cuspe flamejante.
Sendo um dos ataques especiais do indiano macumbeiro Dhalsim, o Yoga Fire é pequena bola de fogo assoprada pelo lutador, capaz de fazer churrasquinho do inimigo. A origem da técnica é um show a parte. Segundo a Capcom Americana,  a capacidade de Dhalsim de realizar o ataque veio através de...sua dieta de curry?!!

Vendo o quão idiota foi a declaração de sua filial yankee, a Capcom Japonesa anos depois afirmou que o dom do indiano era na verdade uma bênção do deus do fogo hindu, Agni.

Em relação a parte sonora, o áudio do ataque especial era tão bom quanto o do próprio Hadouken, mas se estamos citando este golpe no artigo, é óbvio que ele também ganhou suas versões alternativas.

Minha versão: Iogas Faier.

Outras e esquisitas versões: Guga Faier, Buga Vai, Macumba Vai, Ioga Faio, Jonas Vai.

Mas o que ele dizia?




Yoga Flame

Dhalsim mostrando a Blanka como ele acende a sua churrasqueira.
Sendo a variação corpo-a-corpo do Yoga Fire, no Yoga Flame, Dhalsim sopra uma grande massa de fogo que carboniza qualquer oponente que se aproxima do indiano macumbeiro.

Surpreendentemente, a qualidade do áudio do golpe é tão boa quanto do Yoga Fire. Será que havia Indianos na equipe de desenvolvimento do jogo?

Minha versão: Ioga Fãmi.

Outras e esquisitas versões: Iuga Fei, Ioga Flei, Rodar Play, Buga Vem, Yoba Mei, Macumba Vem, Jonas Vem.

Mas o que ele dizia?




Tiger Shoot

Zangief sendo atingindo por um Croissant Flamejante!
Simplesmente, um dos ataques mais detestáveis de quem já teve o prazer de encarar o gigante Sagat em Street Fighter II. Pois é caros leitores, atire a primeira pedra nunca se enfureceu com a Inteligência Artificial do jogo que era SIMPLESMENTE PROGRAMADA PARA DISPARAR ESSES MALDITOS CROISSANTS FLAMEJANTES SEM PARAR!!!!!

E para piorar a situação, o Tailandês era capaz de disparar seus golpes de energia em duas distintas posições. Se aproximar de Sagat era uma tarefa Herculânea.

Quanto a parte sonora, era possível compreender o gigante exclamar um TIGER ao disparar os seus ataques. Mas no meu caso, eu sempre ouvi a palavra "Pfeiffer"

Seria isso uma homenagem a Michelle Pfeiffer? Ou seria para a Silvia Pfeifer?

Mas o que ele dizia?




Tiger Uppercut

TIGER ROBOCOP!!!!!
Semelhante ao Shoryuken, o Tiger Uppercut de Sagat consistia em um poderoso gancho crescente, acompanhado de um gigantesco salto. Para quem jogava as primeiras versões de Street Fighter II, o único momento em que Sagat parava de disparar seus Tiger Shots era quando resolvia nocautear o jogador com seu Tiger Uppercut.

Como a palavra "Tiger" era até facilmente reconhecida, o grande incógnita era o termo "Uppercut"que era totalmente incompreensível no áudio. Isso acabou por gerar as seguintes pérolas:

Minha versão: Pfeiffer Opercó.

Outras e esquisitas versões: Kaiser no Meu Copo, Tiger Tô-apertado, Aiguêr Ümercort, Tiger Vou Pegar, Tiger Vai Pra Casa, Tiger Supermercado (WTF?!), Senha… Abacate (WTF?!), e claro, o inesquecível Tiger Robocop.

Mas o que ele dizia?




Spinning Bird Kick

Sim, a primeira coisa que você viu foi a calcinha da Chun-Li. ADMITA!
Também conhecido como Kaiten-teki Kaku Kyakushuu, o Spinning Bird Kick era o Tatsumaki Senpuukyaku da Chun-Li. Para executar o movimento, a lutadora realiza um salto onde, de cabeça para baixo, abre as pernas (ui) e gira o corpo de forma a transformar suas lindas pernocas em "hélices de helicóptero".

E da mesma maneira que Tatsumaki Senpuukyaku, o áudio do ataque especial era simplesmente impossível de se entender. Logo, nasceram o golpe recebeu as seguintes alcunhas:

Minha versão: Golpe do Helicóptero.

Outras e esquisitas versões: Pini-Ha-Ih, Sinin Gudóruki, Mini Taxi, Crazy Taxi, Pintadinho, Sim Dhalsin, Mini-taiken, Sinim Taxim, Binkachim.

Mas o que ela dizia?




Kikoken

Chun-Li dando aquela empinadinha básica. :D
Sendo incorporado na versão Turbo: Hyper Fighting (1992), o Kikoken de Chun-Li era uma bola de energia disparado através das palmas das mãos da lutadora. Se atualmente o Kikoken é uma técnica corpo-a-corpo, nas primeiras versões o ataque especial era uma técnica de longo alcance.

O áudio do golpe, assim como o Shoryuken, era possível apenas entender a sílaba "ken". Logo, no meu entendimento, a Chun-Li gritava sempre a palavra Duken quando realizava o seu ataque.

E vocês? O que entendiam?

Mas o que ela dizia?



--------------------------------------

Bem caros leitores, este foi mais um artigo atualizado de nosso NA~.

Grande parte das informações utilizadas para elaboração deste artigo vieram de uma postagem do blog Central das Labueiras e de um tópico do fórum Hangar Network. =)

Gostaram do artigo ou não? Querem ajudar com alguma informação que esqueci ou corrigir algum equivoco da minha parte? Ou simplesmente quer falar besteira?

Deixem então um comentário nesta postagem. Acredite, sua opinião é o que move este blog a continuar existindo. ;)

---------------------------------------------------
Quer ter uma imagem associada a seu comentário?
Clique aqui e veja como \o/

Sugestões, críticas, elogios ?
Envie para nerdologialternativa@gmail.com

Acompanhe nossas postagens via twitter: @NerdAlt
Ou através de nossa página no Facebook

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Maldito Sagat.
    Pra mim o Psycho Crusher é um dos melhores golpes dos personagens de Street Fighter. Adoro jogar com o Vega ( Ou Bison, depende de como voce quer chamá-lo ) xD

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o Spinning Bird Kick era King Corn Kick. Aliás, ainda ouço isso até hoje. xD

    ResponderExcluir
  3. HUAHUAUHAUH, 
    legal.

    ResponderExcluir
  4. Sempre chamei o "Flash Kick" de pente! hahaha E no Dosukoi, do E-honda, sempre ouvi "Iu pui!".

    ResponderExcluir
  5. Shoryuken = Hollywood
    Tatsumaki Senpuukyaku = Ataque das Corujas

    ResponderExcluir